TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise crítica: Piratas do Vale do Silício e “A Sociedade em Rede”

Por:   •  9/4/2017  •  Resenha  •  476 Palavras (2 Páginas)  •  1.574 Visualizações

Página 1 de 2

Análise crítica: Piratas do Vale do Silício e “A Sociedade em Rede”

Como analisado no primeiro capítulo do livro “A Sociedade em Rede”, do autor Manuel Castells, as revoluções possuem alguns pontos específicos que as diferenciam. Apesar do alcance social que ambas tiveram, a diferença principal reside no fato de que esta última, além de catalisar informações que possibilitam o seu contínuo crescimento, gera informações para os seus usuários. Esta troca é um dos principais pilares que sugerem o alcance cada vez maior das tecnologias da informação. Afinal, os receptores dessas inovações – ou usuários – são capazes de criar tecnologias ainda mais poderosas, de modo a criar uma rede infinita de inovações.

Nesse sentido, o filme “Piratas do Vale do Silício” também retrata como os dois jovens principal – Steve Jobs e Bill Gates – consideram o poder da informação e acreditam neste como sendo um fator determinante para o futuro. Apesar da revolução tecnológica não ter iniciado com os donos das biografias retratadas no filme, como abordado no livro de Castells, Steve Jobs e Bill Gates foram os principais responsáveis pela criação e difusão dos computadores pessoais que afetaram a vida dos indivíduos – não apenas das grandes empresas – e revolucionou a forma como a informação é divulgada e criada.

Esta revolução tecnológica, no entanto, pode ser analisada por diferentes óticas. O filme mencionado anteriormente retrata  algumas características individuais que permitiram o surgimento das novas tecnologias: persuasão, iniciativa e persistência. Sendo tais fatores admiráveis e dignos de toda a atenção, porém Castells mencionou a existência de outros fatores, além da individualidade, que contribuíram para a concentração das descobertas tecnológicas nos Estados Unidos.        

Uma característica importante da revolução tecnológica e informacional reside no fato de que existiram financiamentos e proteção do governo norte-americano durante todo o processo de criação de novas tecnologias no Vale do Silício. Este fato somado aos aspectos individuais e a dinâmica natural que existe quando algo em potencial é criado podem elucidar questões econômicas e sociais relevantes.

Estas reflexões, por sua vez, são necessárias devido ao impacto das novas tecnologias nas diversas esferas da vida do individuo contemporâneo.Afinal,os acontecimentos do passado nos mostram que as atividades governamentais podem auxiliar e maximizar as capacidades individuais existentes na sociedade. Esta dualidade, porém, não é uma tarefa fácil de ser administrada visto que a tecnologia é uma arma poderosa capaz de munir aqueles que a possuem com informações essenciais com o poder de afetar toda a sociedade.

Dessa forma, o uso das tecnologias deve ser mais crítico e visar ações que garantam uma expansão consciente dessa incessante revolução. Para tal, é coerente entender as características deste momento atual e lembrar que a rivalidade não é o caminho.

De fato a rivalidade é a oposição de uma sociedade conectada e flexível, representando um retrocesso na rede criada pelos diversos avanços e revoluções.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.2 Kb)   pdf (37.7 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com