Análise de InvestimentoEconomia
Por: jessislaine2015 • 16/9/2015 • Trabalho acadêmico • 3.884 Palavras (16 Páginas) • 122 Visualizações
Universidade Anhanguera-Uniderp
Centro de Educação a Distância
Curso de Administração
Análise de Investimentos
Autor: João José Ferreira de Aguiar
Análise de Investimento
Orientador presencial:
Orientador EAD: Profº Alexandre Bertone
Anselmo Luiz Ribeiro – 1299448744
Kleber Willian Marcondes Soares - 7118508813
Miriã Naiane Silva Ribeiro – 4573900672
Thais Cristina Ferraz de Araújo – 4300066060
Valparaiba 23 de novembro de 2014
INTRODUÇÃO
O nosso grupo desenvolveu este trabalho com o intuito de criar um projeto que fosse viável e trouxesse uma boa rentabilidade.
No inicio as ideias estavam desorganizadas e haviam muitas opiniões divergentes, após o estabelecimento da atividade e dos produtos comercializados as ideias começaram a tomar forma, como provavelmente ocorre em uma situação real de iniciativa de um novo negócio.
É um projeto bastante simples e serão demonstrados os pontos positivos e negativos do empreendimento.
Ao decorrer do trabalho a simplicidade do projeto poderá ser constatada pela pequena quantidade de produtos comercializados, pela opção de tributação pelo Simples Nacional, e pelo fato do comercio ser de pequeno porte, o que diminui ainda mais seus gastos, o que acreditamos que fosse o objetivo da avaliação, fazer algo simples que pudesse demonstrar com precisão a importância das analises realizadas no decorrer do projeto.
Acreditamos que as analises que foram feitas, apesar da utilização de valores fictícios, sejam bem próximas à realidade, e podem indicar um verdadeiro potencial para esse tipo de investimento.
DESCRIÇÃO DO INVESTIMENTO PRETENDIDO
É de maneira comum o uso da palavra investimento no nosso cotidiano. Podemos nos deparar investimento em várias circunstâncias.
O simples fato de guardar dinheiro numa caderneta de poupança já é visto como investimento, cursar uma faculdade, comprar uma casa, abrir uma empresa e entre outros são tratados como investimento mesmo sendo de diversos meios.
Não é por acaso que tantas circunstancias são denominadas investimentos, existe algo em comum. No conceito de investimento é oriundo do ramo da economia, o investimento em sentido econômico é a utilização de recursos existentes para de alguma forma captar recursos no futuro. Os exemplos que foram citados mesmo sendo tão diversos são denominados de investimento por terem a mesma dinâmica, ou seja, o alcance de um objetivo, a renúncia de um recurso no presente para um maior retorno de recursos no futuro.
Como mencionado, a forma genérica do significado de investimento “é qualquer ato ou ação que implique renuncia a recursos no presente com expectativa de obter mais recursos no futuro”. Mas existem três grandes grupos de diferentes investimentos:
1) Investimentos públicos: São investimentos feitos por pessoas jurídicas de direito publico. É valido ressaltar que, em geral, os recursos que são renunciados pelas pessoas jurídicas de direito público não são com o intuito de retorno financeiro, mais sim de melhorias a sociedade, como é o caso da construção de escolas e hospitais.
2) Investimentos privados: São recursos disponibilizados por pessoas jurídicas ou físicas de direito privado, com objetivo de gerar um retorno financeiro.
3) Investimentos mistos: São recursos que são disponibilizados para pessoas jurídicas de direito publico e pessoas físicas ou pessoas jurídicas de direito privado. Esse investimento tem, geralmente, a finalidade de trazer melhorias a sociedade e também retorno financeiro.
Investimentos têm uma grande importância para o setor economia de um país e também para a própria sobrevivência das organizações. Investimentos ajudam no aumento do PIB e pelo menos em dois aspectos nas organizações, expansão e reposição de capital.
Muito vasto o rol de opções para investir, com alguns oferecendo mais riscos e outros menos. Cabendo assim ao administrador de forma racional analisar os projetos com o objetivo de escolher as melhores opções. O administrador deve levar em consideração três aspectos:
1) Econômico: Considerado a rentabilidade e o risco do investimento. Para esse aspecto deve o administrador escolher a opção com menos risco para a organização e de maior retorno.
2) Financeiro: Esse o administrador deve levar em conta a disponibilidade de recursos da própria organização ou de financiamentos.
3) Ambiente empresarial: Considerações políticas, sociais e culturais que afetam o investimento.
O investimento pelo qual o grupo optou foi uma loja de biquínis localizada na praia, pelo fato da praia ter um publico formado por muitas mulheres e turistas, formando assim um segmento de consumidores com grande potencial de consumo, e especialmente no caso dos turistas há, possivelmente, um maior potencial de compra tornando o local da loja estratégico para vendas.
Uma das vantagens e pontos positivos em relação a abertura do estabelecimento comercial é a praticidade que oferece ao seu público-alvo.
A ideia de abrir a empresa baseada no fato de haver maior praticidade e comodidade para o turista comprar seu traje de banho no destino de sua viagem, fazendo desse momento um lazer a mais. Essa loja será tratada como carro chefe da campanha de marketing que não se resumirá ao local em que se situa o estabelecimento, mais será difundida com a entrega de cartões, panfletos e pequenos brindes com informações de contato para clientes, assim se tornando meio de divulgação no local de onde tais clientes são oriundos com o objetivo de se tornar referencia em trajes de banho.
Verificamos muitos fatores que contaram para deduzir o possível retorno que o projeto trará no futuro,
...