Analise de demonstrações contabeis
Por: thamytb • 28/9/2016 • Trabalho acadêmico • 669 Palavras (3 Páginas) • 251 Visualizações
Questão 01
Demonstração do Resultado do Exercício (DRE)
A Demonstração do Resultado do Exercício tem como objetivo principal apresentar de forma vertical resumida o resultado apurado em relação ao conjunto de operações realizadas num determinado período, normalmente, de doze meses.
A DRE apura o lucro ou prejuízo do exercício, engloba as receitas, despesas, ganhos e perdas, independentemente de seus pagamentos e recebimentos.
Receita Liquida
A receita liquida é composta pela receita de vendas da empresa (de seus produtos ou serviços), deduzidos os valores dos impostos (que são a parcela que não pertence à empresa). Para resultar na receita liquida, descontos e devoluções são excluídos.
Lucro Bruto
O lucro bruto é a diferença entre receita liquida e custo dos itens vendidos. É destinado para pagar despesas com vendas, despesas administrativas e despesas financeiras.
Quanto maior o lucro bruto, mais capacidade a empresa tem de arcar com suas despesas, encargos, impostos e o lucro dos acionistas.
Lucro Bruto = receita liquida – custos variáveis (custos dos itens vendidos)
Questão 02
Ativos
Ativos são todos os bens e direitos que uma organização possui e podem ser convertidos em valor monetário, e são classificados por:
Ativos Circulantes: Grupo que representa bens e direitos que podem ser convertidos em dinheiro: dinheiro em caixa, contas bancárias, mercadorias, depósitos bancários, matérias prima e títulos.
Ativo não circulante: Representam investimentos adquiridos de outras empresas ou do estado, com a intenção de obter renda em longo prazo, imobilizada e intangível.
Os ativos permanentes são os investimentos em longo prazo. Os ativos Fixos são os bens e direitos adquiridos pela empresa e se classificam em tangíveis (bens materiais, como: prédios, mobílias, poços de petróleo, etc.) e intangíveis (são representáveis pelos direitos legais ou econômicos (direitos autorais, marcas, patentes, etc.).
Questão 03
Passivos
O Passivo Exigível, tanto o circulante quanto o não circulante, é composto de dívidas, obrigações, riscos (provisão para garantias, por exemplo) e contingências (estas são fatos geradores já ocorridos, como atuações fiscais, trabalhistas, ações judiciais e outros litígios em discussão).
Passivos são representados por todas as obrigações e dividas que a organização possui com pessoas físicas ou jurídicas e podem ser classificados em: Passivo circulante (todas as obrigações e dividas que a organização deve eliminar no próximo ano como contas a pagar e impostos) passivo em longo prazo (obrigações e dividas que vencem após o termino do exercício seguinte, como hipotecas e cambio, por exemplo), Resultados do Exercício (Dinheiro que pode ser recebido adiantado) e outros passivos.
Questão 04
Patrimônio Líquido
O Patrimônio Líquido é a diferença entre ativo total e passivo exigível. Mede os recursos que são da empresa e é obrigação perante aos acionistas.
O patrimônio líquido aparece com os cinco subgrupos citados: capital social, reservas de capital, ajuste de avaliação patrimonial, reservas de lucros, ações em tesouraria e prejuízos acumulados.
Questão 05
Despesas e Receitas
...