Analise do Filme Vida Maria
Por: John Torres • 23/2/2021 • Resenha • 697 Palavras (3 Páginas) • 688 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO DEPARTAMENTO DE LETRAS CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
DISCIPLINA: LEITURA E PRODUÇÃO TEXTUAL ALUNO: JOHN CHARLES SILVA TORRES- MAT: 20200007475
FILME: VIDA MARIA
Entender a textualização em filmes, como a do filme, “Vida Maria” por exemplo, significa considerar o conjunto de processos (formais e interacionais) que contribuem para que o enredo da animação possa constituir como um todo significativo, em um acontecimento enunciativo. Nessa direção, consideramos que uma análise de uma peça audiovisual impõe a compreensão das relações de significado entre as semioses que compõem o gênero (falas, gestos/expressões faciais, movimentos, sons, iluminação, enquadramento, perspectiva, planos, cores etc.), bem como a importância de cada semiose para a construção dos sentidos, em relação ao contexto social representado no pelo filme.
Nesse âmbito, para analisarmos a textualização, faz-se necessário considerar a cadeia da textualidade, os aspectos linguísticos, o contexto situacional e as condições de produção do filme. A materialidade do texto deve ser analisada no plano da análise discursiva, que envolve a ação de linguagem, a interação social e a construção discursiva. Seus elementos estão, portanto, organizados e colocados em ordem de acordo com muitas exigências, em primeiro lugar, a simples legibilidade do filme, exige uma “gramática” (trata-se aí de uma metáfora, porque não tem nada a ver com a gramática de uma língua) seja mais ou menos respeitada, afim de que o espectador possa compreender, simultaneamente, a ordem da narrativa e a ordem da história. Essa organização deve estabelecer o primeiro nível de leitura do filme. Sua denotação, isto é, permitir o reconhecimento dos objetos e das ações mostradas nas cenas, em seguida, deve ser estabelecida uma coerência interna do conjunto da narrativa.
Em relação ao conteúdo do filme, narra a história de uma personagem chamada Maria, que mora em uma região rural do Nordeste. Na história, a criança é repreendida pela mãe por “brincando” de escrever. A mãe ordena à filha que se ocupe dos afazeres domésticos e dos cuidados dos animais, em vez de perder tempo com “o desenho do nome”. O filme mostra a rotina dessa criança até a fase adulta. Ao final, há uma indicação de que a história de se repete ao longo das gerações, com as demais mulheres da família, também chamadas de Maria, o que justifica o título do texto. A organização
composicional apresenta uma estrutura narrativa e um estilo de linguagem que articula dimensões verbal, visual, sonora. A partir do que foi apresentado na animação nos permite a constatação de que a exploração da temática não teve por objetivo apenas a narração de uma experiência cotidiana de uma menina/mulher, mas a problematização de uma realidade e a provocação para uma crítica social acerca de questões ligadas às condições de acesso à escolarização por parte de uma parcela da sociedade brasileira, e as condições precárias de vida de determinados grupos sociais, relacionados ao papel das mulheres na sociedade. O objetivo do filme é mostrar que essa realidade existe e que a vivenciamos no dia a dia e que devemos tentar procurar construir um futuro melhor buscando qualidade de vida e não se acomodar, mais sim refletir sobre as condições de vida que estamos construindo e que devemos provocar e forçar uma mudança de atitude denunciando a ausência de escolarização e as condições precárias de vida de várias gerações nesse nosso Brasil, principalmente no nordeste.
...