Analise do filme vida e morte de peter sellers
Por: renatakiristeli • 19/4/2015 • Trabalho acadêmico • 3.198 Palavras (13 Páginas) • 541 Visualizações
INTRODUÇÃO
O filme relata a “Vida Real” de um dos mais famosos atores ingleses. O filme é rodado como se fosse um longa que o próprio Sellers descrevesse sua vida e, em alguns momentos ele assume o papel de alguns personagens (sua mãe, sua primeira esposa, seu diretor, seu pai) para dar o fim que ele deseja. Peter Sellers é filho único, tem uma mãe dominadora e controladora; devido essa força da mãe o pai se torna submisso e quase imperceptível nessa relação. Peter se casa tem dois filhos, mas sempre projeta na esposa a figura da mãe, sempre se comportando como um “menininho”; comanda um programa de sucesso e é reconhecido como um excelente radialista, mas não se sente feliz e busca na profissão de ator uma fonte de recompensas, mas ele nem tem a chance de ter seu currículo selecionado, isso o deixa desanimado e apático, mas, sua mãe não o deixa desistir ele tenta novamente é selecionada para o papel assim inicia sua brilhante carreira de ator. Por não ter tido um pai muito presente reproduz esse mesmo comportamento em sua família onde não é muito presente também. Sua carreira de ator continua em ascensão e ele é convidado a fazer o Inspetor Clouseau em “A Pantera Cor de Rosa”, esse papel é um marco em sua carreira, apesar do inicio ele não gostar muito, até ter um comportamento bem mimado a respeito de seu personagem; o sucesso do Filme foi proporcionando a Peter um aprimoramento de sua “fase de reizinho” onde ele tem todos os seus desejos atendidos. Peter tem uma veia cômica nata, mas, os personagens que ele gostaria de interpretar são homens sérios, galãs e isso ele até tenta e se ilude, mas não tem muito sucesso, volta a sua atuação cômica e divertida, que na verdade diverte a quem assiste, mas ele mesmo parece a cada momento de sua vida estar mais mergulhado em tristeza e insatisfação. O ultimo papel de Peter Sellers foi o jardineiro Chance, do filme “Muito além do Jardim”, pelo qual concorreu ao premio em Cannes; foi indicado ao Oscar, sem premiação alguma. Essas desilusões frustrações, amarguras e a solidão colaboram para a morte de Peter. Peter era um ser sem personalidade própria isso fica muito claro ao declarar em uma entrevista que não consegue dizer quem ele é realmente sem usar um de seus personagens de sucesso.
FATOS
1 - Peter Sellers trabalha em rádios e é bem recebido por quem o acompanha, seu filho Mike e a esposa Anne comparecem aos programas. No início de um programa, Peter se joga no colo de um homem colocando o dedo em sua boca, semelhante ao que se faz um bebê.
2 - Na tentativa de começar a sua carreira como ator, Peter realiza testes para o papel de um velho veterano de guerra de sessenta anos, mas é advertido, pois ele não está apto para o papel tampouco para atuar. Ao ser chamado para a possível admissão do papel, ele observa um porta retrato em que a mulher que o entrevista está com uma pessoa conhecida, Peter faz questão de comentar sobre isso.
3- Peter brinca com o filho no colo ele fica balançando a perna sem parar como se fosse uma marionete,
4- Ao ver a mãe Peg cuidando de sua filha, Peter a impede e toma o papel para si e desabafa sobre a sua impotência em relação às entrevistas de emprego para entrar no ramo do cinema. Peg auxilia nas suas escolhas o instigando a correr atrás do que anseia isto com uma maneira que desqualifica a condição atual do filho na comparação entre ele e o pai que é sinônimo de fracasso para a mãe, e posteriormente mostra que ele não foi criado para se contentar, mas sim para correr atrás do sucesso. Há uma necessidade em expressar o sentimento afetuoso que ambos sentem um pelo outro. Sua mãe fala para ele várias vezes que o ama e ele repete que também a ama.
5- Peter decide voltar à entrevista em que foi recusado, mas desta vez caracterizado como um idoso e assim chama a atenção merecida, mostrando o seu potencial como ator. A mulher que o entrevistou não acreditou quando soube que ele era Peter Sellers, o mesmo que havia sido recusado antes por não se enquadrar no perfil.
6- Peter se tornou reconhecido no cinema por sua atuação humorística e chegou a ser premiado pelas suas interpretações, ocasionando uma boa recepção por parte dos fãs. Em um discurso após ter ganhado um prêmio como melhor ator, ele diz que consultou sua mãe para que ela dissesse o que ele poderia fazer no atual momento, sendo influenciado por esta decisão da mãe em ser curto, doce e circunspecto. E ele diz ser isso.
7- A mãe é autoritária com o seu pai. Peter assume o papel do pai e diz que quando era criança devia ter sido criado com mais rigor, que o pai deveria ter tido mais autoridade com ele mais a mãe não deixou. Ele fala que quando tinha cinco anos deu birra por causa do último pedaço do bolo e que sua mãe lhe deu doces e que depois disso ele ficou com todos os últimos pedaços, não interessando em qual prato estava.
8- Peter idealiza em Sophia Loren, uma atriz reconhecida, tudo o que ele precisa para conquistar o seu sucesso. Estar com uma mulher poderosa o tornaria poderoso.
9- Peter quebra todos os brinquedos de Mike quando ele tenta consertar seu carro com tinta branca ao ver que havia uma parte danificada. Ao reconhecer que falhou na sua relação com o filho, Peter compra um cavalo como presente para Mike.
10- A noite ao deitar ele não comenta com sua esposa o que ocorreu cedo, ela joga os brinquedos quebrados na cama e ele diz que tem que mandar arrumá-los, ela diz que ele não é mais charmoso ele diz que ele não é mais charmoso e ele diz que tem que ser mais apaixonante, porque esta contracenando com a mulher mais linda do mundo. Ela continua insistindo que ele comente sobre o fato e diz que o filho ficou apavorado, ele lhe diz que está sob pressão e pede seu apoio, ela lhe diz que ele sempre teve o seu apoio e que sua paciência esta acabando. Ele levanta vai para o armário fecha a porta, ela o chama e ele diz que foi mal, ela pede que ele saia do armário, ele diz que não, ela abre e ele finge ser uma criança, ela o abraça e diz por que eles não podem ser uma família normal e ele diz que são.
11- Ele chama a atenção de Sophia Loren dançando e fazendo caras e bocas, achando que a estava seduzindo Ele quer levá-la para casa, mas ela lhe diz que mora longe, em Roma, ele diz que vai deixá-la no hotel e ela responde que irão buscá-la de limusine, que não precisaria se incomodar, pois mora muito longe. Ao ser dispensado por morar no interior, Peter decide se mudar para uma mansão na cidade.
12- Peter chama um decorador para cuidar da mansão e apresenta Anne para ele, dizendo que o homem é um simpático cavalheiro, mas que vai deixá-los quebrados.
...