Ap_II - Imagine um gestor de Rh de um hospital, onde alguns funcionários de um determinado setor queixam-se de estarem apresentando doenças ocupacionais. Quais medidas deveriam ser tomadas por esse gestor? Atenção! Crie em sua mente um hospital e seto
Por: EdemaRolim • 20/2/2016 • Ensaio • 570 Palavras (3 Páginas) • 2.421 Visualizações
Curso: Gestão de Recursos Humanos
Disciplina: Segurança e Medicina do Trabalho
Tutor (a): Anderson Barros
Aluno (a): Ana Carolina da Silva
RGM: 15682625
Polo: Instituto UD – Presidente Epitácio – SP
AP_II:
Imagine um gestor de Rh de um hospital, onde alguns funcionários de um determinado setor queixam-se de estarem apresentando doenças ocupacionais. Quais medidas deveriam ser tomadas por esse gestor?
Atenção! Crie em sua mente um hospital e setor fictícios, e o que deveriam observar analisar e verificar para que possam realizar a atividade.
Importante, essa atividade não está solicitando sua opinião e, sim, a avaliação conforme a situação apresentada, logo deverá elencar os principais pontos e justificar de acordo com o conteúdo teórico. Para tanto, elabore, a seu critério, uma ficha descritiva que contenha as medidas adotadas.
Hospital: Hospital Santa Rosa de Presidente Epitácio.
Gestor (a) do RH: Ana Carolina da Silva
Setor reclamante: Almoxarifado.
Funcionários do setor do Almoxarifado estão se queixando de dores na altura do ombro onde os mesmos praticamente não conseguem levantar o braço e dores na região das costas.
A reclamação foi feita para o Almoxarife e repassada de imediato para o gestor do RH. Com a informação em mãos o gestor do RH se dirige até o setor SESMT procurando pelo TST (técnico de segurança do trabalho) para que juntos possam fazer uma análise do ambiente de trabalho e tentar encontrar o motivo de tantas reclamações.
O TST com as informações em mãos se dirige até o almoxarifado. Chegando no almoxarifado o TST, Gestor do RH e Almoxarife iniciam a análise.
O TST pede para que o almoxarife solicite a presença de seus funcionários e que os mesmos realizem as atividades normalmente para que possam observar a rotina de trabalho.
O funcionário Joao Victor iniciou suas atividades e em um determinado pedido o TST observou que para atender, o colaborador Joao Victor necessitou erguer seu braço e ficar na ponta dos pés para alcançar o material que se encontrava na última prateleira.
No final do expediente o TST acompanhou o procedimento de conferencia das matérias que se encontravam nas prateleiras.
O colaborador pegava o material da prateleira, agachava e colocava em uma caixa no chão do almoxarifado e após a contagem ele pegava o material da caixa e reorganiza tudo na prateleira novamente.
Enquanto alguns dos funcionários faziam a conferencia dos materiais outros aguardavam para fazer um revezamento, com isso foi identificado que os funcionários que estavam aguardando se encontravam sentados em postura inadequada.
*O mesmo procedimento foi observado com todos os funcionários do almoxarifado.
Problemas encontrados:
Erguer seu braço e ficar na ponta dos pés para alcançar o material;
Pegava o material da prateleira agachava e colocava em um caixa no chão;
Pegava o material da caixa e reorganiza todo o material na prateleira;
Sentados em postura inadequada.
Obs.: A dor no ombro que os funcionários se queixavam era somente no braço utilizado para alcançar materiais nas prateleiras e para fazer a contagem dos mesmos. No outro braço eles utilizavam uma prancheta para anotações com isso não realizavam grande esforço com o mesmo.
...