Aplicação de resíduos na Administração
Por: vribeirocanto • 22/11/2017 • Projeto de pesquisa • 1.766 Palavras (8 Páginas) • 232 Visualizações
ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DOS TRABALHOS
RAD1619 Responsabilidade Social nas Organizações
- ANÁLISE DAS PRÁTICAS DE RSAC DE UMA EMPRESA
- Brasil Kirin
- A Brasil Kirin é uma subsidiária da Kirin Holdings Company que atua no setor de bebidas no Brasil. A empresa chega no setor com a missão declarada de “ser uma empresa de bebidas que proporcionam prazer e alegria” com a visão de atender seus consumidores proporcionando um serviço de alta performance em conjunto com marcas de valor. Avaliando os valores citados pela empresa percebe-se o destaque em questões éticas, emocionais e relações com clientes, ou seja, a empresa possui valores que se enquadram em requisitos básicos de uma empresa de excelência.
Primeiramente, a GRI (Global Reporting Inatiative) é uma organização sem fins lucrativos que promove a utilização de um relatório sustentável com a finalidade das organizações aderirem voluntariamente e através deste poderem alcançar um desenvolvimento com preocupações nos seus impactos na parte ambiental, econômica e social.
O relatoria da Brasil Kirin do ano de 2016 inicia- se com destaques do ano em diversas áreas como:
-Uma das empresas mais sustentáveis do Brasil segundo o Guia Exame de Sustentabilidade 2016.
-Uma das Melhores Empresas para Trabalhar 2016, segundo o Guia Você S/A.
-5,04% dos funcionários são Pessoas com deficiência (PcDs).
-Nas fábricas o consumo especíco de água (hL água/hL de bebida produzida) diminuiu 6% em 2016, de 3,49 para 3,28. O consumo de energia elétrica reduziu 4%
Na parte ambiental do relatório, a organização cita diversos impactos positivos da suas ações como a eficiência da operação no que envolve agua, proteção de nascentes e bacias, reciclagem das embalagens dos produtos, preocupação no pós –consumo, fiscalização dos fornecedores no que se trata de impacto ambiental, desenvolvimento de fontes de energia renováveis. O “tópico ambiental”, como é chamado no relatório inclui ainda outras ações do grupo Brasil Kirin, que aliam pontos do relatório GRI com feitos da empresa como a criação de um parque de energia eólica, redução de alguma matérias na produção. Porém analisando a tabela com pontos do relatório da GRI mais detalhados pode-se tirar informações de impactos negativos da organização que não são explicitados no relatório geral de sustentabilidade.
Na parte do relatório que diz sobre a parte social, inicia-se com destaque para a valorização dos recursos humanos internos e externos a empresa como funcionários, clientes, consumidores dentro outros. A empresa em seu relatório destaca a diversidade que possuí de recursos humanos , seus funcionários , no que se trata a gênero , classe social , raça e também que houve um aumento no número de contratações de mulheres de 39 %.Outras bases analisadas pelo relatório da GRI estão explicitadas no relatório e destacados de maneira positiva como igualdade entre salários para homens e mulheres , cobertura por invalidez ,diminuição de acidentes de trabalho , dentro outros .Importante destacar também que o relatório possui avaliações não necessariamente boas nas categorias , por exemplo podemos citar a diminuição de números de vagas para alta gerencia e a inexistência de processo formal de avaliação de direitos humanos ou impactos de direitos humanos( informação sugerida do relatório do GRI).
A parte econômica do relatoria de sustentabilidade da empresa é um pouco menos vinculado ao relatório proposto pela GRI e diz mais sobre os feitos da marcas no ano, entretendo algumas partes descritas no GRI são destacadas como ser signatária da “Estratégia Global para Reduzir o Consumo Prejudicial de Álcool” e estar sujeito as regras locais comunicações de marketing. Na tabela de indicadores da GRI mostra a diminuição de investimentos de cerca de 40 % em custos de disposição de resíduos, tratamento de emissões e de mitigação.
- A empresa Brasil Kirin é subsidiária do grupo global Kirin Holdings Company, uma das maiores empresas de bebidas do mundo, com mais de 39 mil funcionários, 206 empresas e presença em vários países. No Brasil a organização atua no setor de bebidas e possui 13 fábricas em 11 estados – Manaus (AM), Benevides (PA), Caxias (MA), Horizonte (CE), Alagoinhas (BA), Recife e Igarassu (PE), Alexânia (GO), Blumenau (SC), Igrejinha (RS), Cachoeiras de Macacu (RJ), Campos do Jordão e Itu (SP) com o total de aproximadamente 11 mil funcionários
No Brasil a organização possui 11 fabricas espalhadas pelo país com cerca de 11 mil funcionários. A Brasil Kirin possui um portfólio diversificado de bebidas, com destaque para cervejas, porém inclui-se refrigerantes, sucos e energéticos na gama de produtos oferecidos pela marca.
A empresa surgiu no ano e 1939, acomodada em uma fábrica de quintal na cidade de Itu (SP), com o produto inicial que é destaque até hoje no mercado: a Itubaína. A partir dos anos 70 iniciou a expansão da empresa com a produção em larga escala e mais adiante o lançamento da primeira cerveja, a Schincariol. Novas unidades fabris surgiram e o portfólio da marca aumentou despertando o interesse do mercado nos novos produtos, com destaque para cerveja, com a aquisição da Devassa e Baden Baden e, algum anos para frente, a Eisenbahn. Em 2011 a Kirin Holding Company adquiri o controle acionário pleno da Schincariol e lança o nome Brasil Kirin para o mercado nacional. Atualmente a organização se consolidou no mercado de bebidas com diversas cervejas desde segmentos mais “populares” até o segmento Premium, além disto seus refrigerantes possuem uma boa reputação no mercado destacado pelo custo benefício.
- A Brasil Kirin possui diversas praticas sustentáveis que possui impactos em diferentes áreas:
-Busca na diminuição de consumo de agua, energia e utilização de embalagem na processo de produção de produtos (pontos definidos no relatório da GRI na parte ambiental)
-disponibilidade hídrica para o entorno das operações; proteção de nascentes e bacias (pratica ambiental)
-destinação correta e valorização dos resíduos, reciclagem (pratica ambiental)
-inovação em produtos visando benefícios à saúde (pratica de saúde)
-informação sobre estilos de vida saudáveis; estímulo à saúde (pratica de saúde)
- impacto ambiental das embalagens; pós-consumo; coleta seletiva (pratica ambiental)
...