Aps pronta
Por: Márcio Costa • 19/11/2015 • Trabalho acadêmico • 5.717 Palavras (23 Páginas) • 841 Visualizações
SUMÁRIO
Introdução 5
1.1.1 Referencial Teórico 6
1.1.2 Estrutura Organizacional- Formas e impactos 6
1.1.3 Definição de estrutura organizacional 6
1.1.4 Estruturas múltiplas 7
1.1.5 Formas estruturais 7
1.1.6 Complexidade 7
1.1.7 Formalização e outras peculiaridades organizacionais 8
1.1.8 Formalização e impactos sobre os indivíduos 9
1.1.9 Reações á formalização 10
1.2.1 Centralização 10
1.2.2 O que é centralizado e descentralizado? 10
1.2.3 Centralização e outras características organizacionais 11
1.2.4 Centralização e considerações macro políticas 13
1.2.5 Centralização e considerações micro políticas 13
1.2.6 Os impactos da centralização 13
1.2.7 Estrutura organizacional: explicações 14
1.2.8 Organizações - estruturas e resultados 14
1.2.9 Tecnologia 15
1.3.1 Cultura interna 16
1.3.2 O ambiente 16
1.3.3 Cultura nacional 17
1.3.4 Projeto Organizacional 17
1.3.5 Escolha estratégica 18
1.3.6 A explicação institucional 19
1.3.7 Explicação da estrutura organizacional 20
2.1 Perfil da Life Resort 22
2.1.2 Força de trabalho 22
2.1.3 Produtos e Clientes 23
2.1.4 Principais concorrentes da organização 23
2.1.5 Principais insumos 23
2. 2 Estrutura Funcional 23
2.2.1Descrição da estrutura organizacional encontrada na empresa 24
2.2.2 Descrição das condições ambientais encontradas na empresa 24
3 Análise e Sugestões de Melhoria 26
Considerações Finais 28
Referências bibliográficas 29
Anexos
Quadro 1 – Força de Trabalho por Nível Acadêmico 22
Quadro 2 – Força de Trabalho por Gênero 23
Figura 1 – Organograma 24
Figura 2 – Sugestão de Organograma 27
INTRODUÇÃO
Apresentamos nosso trabalho de APS – Atividade Prática Supervisionada do curso de Administração de Empresas, tendo como objetivo aprofundar os estudos em relação às práticas administrativas.
As formas de administração com a globalização e o mundo moderno estão passando por diversas transformações, o que provoca estudos de vários especialistas e administradores que criam teorias sobre as melhores formas de administrar uma empresa.
Este estudo se torna importante para nós estudantes de administração uma vez que, vamos precisar desses conhecimentos para poder entrar no mercado de trabalho e nos tornarmos grande administradores.
- REFERENCIAL TEÓRICO
- Estrutura Organizacional - Formas e impactos
A estrutura organizacional é em parte muito simples de compreender. Podemos comparar à um edifício em alguns aspectos: Edifícios possuem portas de entrada nas organizações, departamento pessoal. Edifícios corredores que orientam nossos movimentos com sinalizações (placas, demarcações no chão e paredes), nas organizações possuem regras e procedimentos, que tem suas finalidades para seus componentes. E como nos edifícios existem construções grandes pequenas, simples e complexa a sim também as organizações variam em seu grau de complexidade.
Com toda semelhança na estrutura de um edifício e na de uma organização é importante se entendido que a estrutura de edifício não muda com a facilidade, em que as de uma organização, que altera-se continuamente à medida que sofrem influencia por parte dos grupos sucessivos de membros, tanto pela interação entre eles como pelas mudanças ambientais contínuas.
1.1.3 Definição de estrutura organizacional
Quando se fala estrutura organizacional afirmar-se sobre “a distribuição, em várias linhas, de pessoas entre posições sócias que influenciam os relacionamentos entre os papéis dessas mesmas pessoas”, essa definição deve ser aprofundada com duas implicações: a primeira consiste na divisão do trabalho, e a outra é que as organizações contêm níveis, ou uma hierarquia.
Algumas outras definições enfatizam a importância das interações humanas em sua formação estrutural, uma vez que as estruturas de certa parte moldam a atuação das pessoas, por outro lado é a atuação dessas pessoas que constrói a estrutura. Ou seja, ela muda em um ciclo continuo por isso uma estrutura nunca será fixa. A estrutura não se torna conformada totalmente, mas tem por finalidade evitar o comportamento aleatório.
Estruturas organizacionais executam três funções básicas: A primeira é a mais importante a estrutura tem por finalidade ser eficaz, segundo as estruturas são criadas para minimizar ou regular a influência das variações individuais na organização, ou seja assegurar que os indivíduos se adaptem às exigências das organizações, terceiro as estruturas são os cenários nos quais o poder é exercido ou seja tomada de decisões.
- Estruturas múltiplas
Uma grande maioria dos estudos sobre estruturas organizacionais, consciente ou inconscientemente, afirmam que há uma estrutura em uma organização, porém existem evidências de que isso não é uma regra. Existem diferenças estruturais entre unidades de trabalho, departamentos e divisões, também a diferenças na estrutura de acordo com o nível hierárquico.
- Formas estruturais
As estruturas organizacionais assumem várias formas. Em 1947 weber em seu trabalho seminal sobre estrutura, afirmam que uma burocracia possui uma hierarquia de autoridade, autoridade limitada, divisão do trabalho, participantes tecnicamente componentes, métodos de trabalho, regras para os ocupantes dos cargos e remunerações distintas. Uma organização burocrática é planejada para ser eficiente e confiável.
...