As Demonstrações Contábeis como ferramenta indispensável na tomada de decisão
Por: elizaligt • 29/5/2018 • Trabalho acadêmico • 700 Palavras (3 Páginas) • 592 Visualizações
UNIVERSIDADE UNIGRANRIO
FRESIA LUZ ELIZA GÁLVEZ CHÁVEZ
2034589
As Demonstrações Contábeis como ferramenta indispensável na tomada de decisão.
FLORIANÓPOLIS, 2018
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
3 CONCLUSÃO 6
REFERÊNCIAS 7
1 INTRODUÇÃO
O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) é uma ferramenta orientadora e explicativa sobre as mudanças existentes nas contas de disponibilidade das organizações. Estes demonstrativos tem uma grande importância no gerenciamento das empresas, por ser um instrumento indispensável para a sobrevivência desta no mercado. Apesar do DFC ser um relatório importante para a toma de decisões administrativas, a maior parte das empresas, especialmente as de pequeno porte, a utilização e compreensão deste demonstrativo é basicamente inexistente, já que a maioria dos administradores desconhecem essa prática, e é devido a isto que a maioria das empresas sofrem grandes problemas financeiros
Nesse trabalho explicaremos um pouco mais sobre o que é o Demonstrativo de Fluxo de Caixa, sua importância, objetivos e a vantagem que dá as empresas que o usam.
2 DESENVOLVIMENTO
O Demonstrativo de Fluxo de Caixa (DFC) faz parte das demonstrações contáveis e substituiu a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR), tornando-se obrigatório para todas as empresas após a Lei nº11.638/07.
O DFC é uma ferramenta importante para tomar decisões, principalmente ao que é referente as finanças empresariais, sendo seu principal objetivo demostrar de forma direta as principais classes de recebimento e pagamentos brutos de caixa, ou demostrar de forma indireta quais foram as alterações no giro (Ativo circulante e Passivo Circulante) que provocaram o aumento ou diminuição no caixa da empresa.
As mudanças que aconteceram no caixa da empresa demostram as entradas e saídas do dinheiro, isto faz que seja possível ver como o caixa alterou de um período a outro, quais contas foram responsáveis pela alteração e qual foi o resultado obtido com cada atividade deste fluxo, desde o momento que sai da Demonstração de Resultados até o Balanço Patrimonial.
O DFC tem ganhado cada vez mais importância e atenção dos administradores por ser um método onde é verificado se a empresa vai ter condições ou não de arcar com seus compromissos, ou seja, fornece um resumo dos fluxos do caixa com relação a três importantes áreas das empresas: atividades operacionais, atividades de investimento e as atividades de financiamento. Os resultados gerados por esses documentos são a base de todo e de todas as decisões que serão tomadas no futuro, já que permitem ao administrador analisar as possibilidades que seu empreendimento tem e a direção que deve seguir.
O DFC dá ao gestor a oportunidade de elaborar um melhor planejamento financeiro para que não aconteça um excesso de Caixa mas que se mantenha com um valor necessário para fazer frente aos compromissos imediatos, assim como também lhe permite decidir com antecedência se a empresa deve buscar algum empréstimo para liquidar dívidas ou fazer investimentos com o dinheiro que possa estar sobrando, aplicando-os no mercado financeiro.
3 CONCLUSÃO
O empresário que sonha com ter uma empresa de sucesso deve ter um planejamento bem detalhado sobre as entradas e saídas de caixa da empresa para saber qual direção esta deve seguir, para executar atividades financeiras de forma sustentável e assim evitar erros, que possam levar a empresa a ter problemas financeiros ou até a falência.
...