A Importancia Da Cont. Gerencial Na Tomada De Descisões
Dissertações: A Importancia Da Cont. Gerencial Na Tomada De Descisões. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatacosta26 • 25/4/2013 • 1.970 Palavras (8 Páginas) • 1.604 Visualizações
1 INTRODUÇÃO
Vivemos nos dias de hoje uma constante evolução no cenário econômico, político, social, ambiental, financeiro e tecnológico, dificultando cada vez mais o entendimento, controles precisos e a adequação dos gestores a nova realidade do mercado.
A contabilidade Gerencial é um dos ramos da contabilidade que cresce a cada dia mais, pois ela é apresentada como um instrumento de gestão, onde é possível obter informações necessárias para registrar as operações da organização, facilitando a toma de decisão.
Segundo Sergio de Iludicibus (2006,p.35):
Contabilidade gerencial pode ser caracterizada, superficialmente, como um enfoque especial conferido a varias técnicas e procedimentos contábeis já conhecidos e tratados na contabilidade financeira, na contabilidade de custos, na analise financeira e de balanços etc., colocados numa perspectiva diferente, num grau de detalhe mais analítico ou numa forma de apresentação e classificação diferenciada, de maneira a auxiliar os gerentes das entidades em seu processo decisório.
Muitas empresas, ainda não utilizam a Contabilidade e suas informações oferecidas através dos demonstrativos contábeis, deixando então de tomar a melhor decisão a respeito de controle, investimentos, planejamentos de seus negocios e custos, isso ocorre devido à falta de conhecimento sobre o assunto.
O intuito do presente estudo é mostrar a importância da Contabilidade Gerencial no processo de tomada de decisão nas empresas
2 OBJETIVO
2.1 OBJETIVO GERAL
O objetivo geral do trabalho é mostrar as ferramentas da contabilidade gerencial existente para a tomada de decisão, que muitas vezes não são conhecidas pelas empresas.
Segundo Lakatos e Marconi (2007,p. 158-159) “ Toda a pesquisa deve ter um objetivo determinado para saber
o que se vai procurar e o que se pretende alcançar”.
2.2 OBJETIVOS ESPECIFICOS
Nesta pesquisa, os Objetivos Específicos pretendidos são os seguintes:
• Definir o que é contabilidade gerencial e suas funções.
• Descrever qual o papel da contabilidade gerencial dentro da empresa, e suas principais ferramentas.
• Determinar qual a importância da contabilidade gerencial como
instrumento de apoio de gestão, para tomada de decisão através de informações obtidas.
3 JUSTIFICATIVA
As empresas devem ver a contabilidade como um instrumento essencial para a sua gestão e não apenas para cumprir as exigências legais.
Toda empresa precisa se preocupar com o seu planejamento e utilização das ferramentas gerencias que a contabilidade oferece, pois com elas facilita as decisões a serem tomadas.
4 CONTABILIDADE
4.1 O QUE É CONTABILIDADE GERENCIAL?
A Contabilidade é a ciência que estuda, pratica e controla os fatos contábeis ocorridos dentro da empresa, é com ela que você consegue obter informações de resultados e variações que acontece dentro da empresa.
As principais funções da contabilidade são: registrar, organizar, demonstrar e analisar.
Contabilidade Gerencial é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, pois esta envolvida com o processo de identificação, análise e interpretação dos dados para transformá-los em informação, para então utilizá-las em seu planejamento, controle e tomada de decisão.
Para Santos (2001) As informações da Contabilidade Gerencial incluem dados históricos e estimados usados pela administração na condução de operações diárias, no planejamento de operações futuras e no desenvolvimento de estratégias de negócios integradas.
A informação
gerencial participa de varias funções contábeis dentro da empresa como: controle administrativo custeio de produto e cliente entre outros, o fornecimento de informações para o processo de tomada de decisão é considerada uma das mais importantes dentro da contabilidade.
5 PRINCIPAIS FERRAMENTAS CONTABEIS
A Contabilidade Gerencial tem algumas ferramentas que são consideradas como as principais na utilização de seu gerenciamento, são elas:
* Orçamento
* Fluxo de Caixa
* Controle de contas a pagar
* Controle de contas a Receber
* Controle de Estoque
* Planejamento tributário
* Controle de bens do ativo imobilizado
* Técnicas de análise de investimento
* Análise de demonstrações contábeis.
5.1 ORÇAMENTO
O orçamento é um plano empresarial econômico financeiro, que representa a expressão quantitativa da empresa, onde os detalhes de elaboração podem variar de empresa para empresa, conforme a sua necessidade. O orçamento é elaborado através de informações contábeis, que irá permitir o planejamento da aplicada dos recursos, facilitando a prestação de contas.
5.2 FLUXO DE CAIXA
O Fluxo de caixa são as entradas e saídas do caixa em um determinado período. Através dela é possível verificar a capacidade de pagamentos de um período, se a possibilidade de investimento, qual a melhor data para fazer compras, ou seja, é o orientador para a tomada de decisão.
5.3 CONTROLE DE CONTAS A PAGAR
O Controle de contas a pagar possibilita ter um fácil acesso sobre os pagamentos que irão vencer, facilitando quais são prioridades de pagamento de títulos ou duplicatas e apresenta o montante de valores a pagar.
...