As Negociações
Por: Eduardo Martins Camargo • 28/2/2022 • Trabalho acadêmico • 770 Palavras (4 Páginas) • 75 Visualizações
Diante de um mundo globalizado, temos um mercado e uma sociedade que anseia por conhecimento, devido a uma grande necessidade de obtenção de resultados satisfatórios. As organizações buscam capital intelectual para que possam se perpetuar e solidificar suas atividades. Assim como o mundo a GMB Solutions deve passar por uma transição de era, contudo, essa transição acontece a partir de uma série de fatos que vão modificando a situação.
A Era do conhecimento não é uma ruptura da era industrial, tratando-se de uma evolução e continuidade dos esforços acerca da competitividade. Segundo Peter Drucker (2000) a era do conhecimento está emergindo e, diferente da era industrial, nesta nova sociedade a geração do conhecimento é fator decisivo no ambiente competitivo.
Podemos constatar que a era Industrial foi benéfica na geração de conhecimento tácito, porém não se explorou para torná-lo um conhecimento explícito de modo a transferir para outros indivíduos, construindo assim a base do conhecimento e a construção de novos conhecimentos a partir desta base.
Importante ressaltar que a era do conhecimento reconhece o capital Humano como maior patrimônio de uma empresa, portanto, com bases nestas comparações é sugerido a GMB Solutions um primeiro passo para a empresa migrar para esta nova era, desenvolvendo a aprendizagem empresarial.
Desenvolver um ambiente onde haja pesquisas sobre as práticas do dia a dia, sobre os processos da concorrência, analisar e identificar conhecimentos disponíveis e desejáveis, transformar os conhecimentos captados para que a GMB não fique dependente da competência de funcionários específicos e identificar as competências que seriam interessantes desenvolver para que a GMB funcione melhor.
Um fator importante é que a GMB Solutions está no mercado a mais de 30 anos e é líder no mercado, possui vantagens de quem esteve inserido no setor competitivo da era industrial, valendo-se das práticas de gerenciamento e da inteligência competitiva associando para entrada na era do conhecimento.
As novas formas de organização que estão surgindo também exigem o desenvolvimento de novos modelos de administração da organização. Os modelos tradicionais de gestão engessados e burocrático não dão conta das demandas contemporâneas, onde as organizações precisam tomar decisões atualizadas e assertivas em pouco tempo e é evidente que as empresas com tendências gerenciais alinhas aos desafios contemporâneos tem chances maiores de sobrevivência e continuidade. O mercado está mais hostil e competitivo, sendo assim os modelos contemporâneos de gestão tem como desafio mais agressivo de promover o desenvolvimento sustentável nas organizações, gerando valores para empresa, pessoas e meio ambiente, além de conciliar os desenvolvimentos econômicos, social, cultural e ambiental.
Outro fator importante é o impacto da transformação digital. Essa mudança de comportamento ao longo dos anos, associada a necessidade acelerada que a pandemia nos impulsionou, fez e ainda faz com que as empresas acelerem sua transformação digital para gerar competitividade e destaque no mercado. E é cada vez mais necessário saber processar, organizar e armazenar os dados garantindo melhor compreensão para a tomada de decisão. Esta ai a Industria 4.0 que se destaca pelo conjunto de tecnologia avançada, porém ainda assim o maior desafio desta era é gestão e pessoas.
...