As Técnicas em Negociação
Por: tatu10 • 5/5/2015 • Projeto de pesquisa • 587 Palavras (3 Páginas) • 128 Visualizações
Técnicas em Negociação
A negociação está presente no nosso dia-a-dia, ela sempre ocorre quando duas partes está dispostas a trocar ou oferecer algo. O Principal fator para o sucesso e a satisfação das partes, é sempre ter uma boa visão das possibilidades e das oportunidades, saber o interesse das outras partes que está negociando, planejar e definir opções para chegar a um acordo final, estudar e entender daquilo que está falando, além de agir com ética que é sempre um bom passo para o negociador.
Estar sempre informado é uma grande virtude para o empreendedorismo, pois extrair o máximo de novas informações é saber explorar novas idéias e aproveitá-las.
Negociar é buscar um acordo, sem que haja conflitos ou intrigas, é um processo de relação que se baseia em não apenas vender mais sim expor idéias e melhorá-las. Para que uma negociação seja realizada com sucesso e ganho para todas as partes, é importante o conhecimento e a informação do que se negocia, e com quem se negocia.
O processo de negociação pode ser definido como um sistema, pois durante esse processo existem vários tipos de habilidades, estilos e características de cada tipo de negociador, e dos tipos de abordagem a serem utilizadas corretamente de acordo com cada característica de quem esta se negociando. Ressaltam então dois tipos de habilidades: habilidades técnicas (relacionadas às técnicas, processos, ou "macetes" para uma negociação), e as habilidades interpessoais (estilo, fraqueza, motivação, necessidades de cada negociador). A partir dessas habilidades pode-se identificar o tipo de negociador, e a utilização da abordagem correta.
Portanto, define-se negociação como um sistema, pois sistema é um conjunto de elementos e informações interconectados de modo a formar um todo organizado.
A importância da comunicação na negociação é fundamental, pois o conceito de comunicação é praticamente o mesmo de negociação. Toda e qualquer negociação é também um processo de comunicação, para que conseqüentemente a parte com quem esta se negociando entenda corretamente as idéias propostas, e então as analise e aceite.
Após identificar o estilo e as características de quem esta se negociando, a comunicação será a "peça-chave" durante abordagem utilizada. Por exemplo, quando se negocia com uma pessoa controladora, que é rápida nas decisões e visa de primeiro a último fator o lucro, deve-se utilizar uma comunicação e abordagem de modo a expor o quanto aquele investimento ou produto dará bons lucros em pouco tempo.
Conclui-se então que a comunicação é o "alicerce" de qualquer negociação, pois é partindo de uma boa comunicação que se alcança uma boa negociação.
O primeiro passo no planejamento de cada negociação é determinar os objetivos. O que pretende obter? Geralmente, há vários objetivos em discussão. É importante organizá-los por ordem de prioridade e determinar quais são os negociáveis e quais não entram sequer em discussão.
Durante a negociação é extremamente importante criar-se um ambiente favorável ao entendimento desde o início, reduzindo eventuais tensões, procurando-se um consenso. Deveremos explorar e compreender variáveis envolvidas, clarificar pontos obscuros, pesquisar e criar alternativas de ganho
...