As diferenças entre Empreendedor, administrador e intraeepreendedor
Por: luisflavio • 5/5/2015 • Dissertação • 454 Palavras (2 Páginas) • 3.360 Visualizações
As características e diferenças entre o EMPREENDEDOR, ADMINISTRADOR e
INTRAEMPREENDEDOR
O Administrador, segundo Henry Fayol, se baseia em quatro funções: planejar, organizar, dirigir e controlar.
Segundo Stewart (1982 apud DORNELAS 2001) que acreditava que o trabalho dos administradores é semelhante aos dos empreendedores, já que compartilhavam as três características principais: demandas, restrições e alternativas.
O administrador apresenta uma qualidade que a demanda exige, ligadas às restrições internas e externas na organização, ainda tem a determinação do que fazer e como fazer.
O empreendedor e o administrador são peças fundamentais na engrenagem dos negócios, pois muita das vezes um administrador pode ser um empreendedor e o contrario pode também ocorrer. O empreendedor faz o negocio nascer e o administrador o faz o negócio crescer.
O empreendedor consegue identificar novas oportunidades de negócio, é o processo de transformar algo abstrato (a ideia) em algo concreto (o negócio). A relação do empreendedor, com a inovação vem sendo muito utilizada, pois sendo uma pessoa criativa e capaz de fazer sucesso com a inovação. Essa relação é valida, mas não complemente verdadeira, pois a pessoa que faz sucesso com o seu negócio sem ser inovadora, também é considerada uma empreendedora.
Administração é o conjunto de ações que tem a função de organizar os fatores de produção e constatar sua eficiência, com o objetivo de atingir o resultado. O administrador é mais técnico que o empreendedor. As principais funções do administrador hoje são: conhecer os problemas, criar objetivos e atingi-los, tomar decisões, liderar sua equipe, cuidar dos recursos financeiros e das pessoas. Tem uma visão mais ampla na organização, pois sabe planejar e organizar. Aprende e buscar resolver os demais problemas.
O empreendedor se concentra mais nas oportunidades que o mercado oferece, em inovar e ser criativo trabalha identificando algo pratico e transforma em oportunidade de negócios, vive om presente de olho no futuro.
Os intraempreendedores são os colaboradores de pequenas ou grandes empresas, com capacidade analítica para os cenários, ideias, inovações e busca por oportunidade para as empresas ou organizações onde trabalham, ocupando os cargos mais importantes.
Não se intimidam com os riscos e possibilidade de insucesso. Procuram sempre gerar uma boa ideia e compartilhar com seus superiores para serem reconhecidos. São inquietos e inconformados com a situação atual, sendo essa característica inerente do empreendedor. Capacita-se para superar desafios e vê nas coisas do dia a dia as oportunidades que pode inserir em seu trabalho.
Tem paixão pelo que faz, são ousados e bastante criativos, sempre atento as novas ideias, simulam erros e riscos, multi-disciplinados, persistentes, dedicados, autoconfiantes, tomam decisões por conta própria, proativos, inovadores e por fim possui o espirito empreendedor.
A grande maioria destes não pensam em abrir o seu próprio negócio, pois preferem bons salários e elevar seu nome dentro da organização.
...