Atividade – Administração Estratégica
Por: felix2014 • 16/3/2017 • Trabalho acadêmico • 887 Palavras (4 Páginas) • 394 Visualizações
1ª Atividade – Administração Estratégica
1 - Por que Peter Drucker, um destacado pesquisador em Administração, afirma que o processo de planejamento é mais importante que seu produto final? Aproveite e pesquise a vida deste importante pensador.
Segundo Peter, O planejamento não é uma tentativa de predizer o que vai acontecer. O planejamento é um instrumento para raciocinar agora, sobre que trabalhos e ações serão necessários hoje, para merecermos um futuro. Ou seja, o produto final do planejamento não é a informação: é sempre o trabalho. Dessa forma, o Planejamento Estratégico é um processo estruturado que passa pelo estabelecimento de objetivos (visão futura) e a seleção das iniciativas (ações, projetos e/ou programas) necessárias para que esses objetivos sejam alcançados, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada. Além disso, é fundamental o estabelecimento do modelo de governança através do qual essas iniciativas serão posteriormente monitoradas e venham realmente a entregar o valor esperado pela organização.
O estudioso nascido em 1909 atuou como jornalista, conferencista, escritor, economista, analista financeiro e também professor. Ao longo de sua vida, conviveu com variadas culturas, pois teve a oportunidade de morar em países como Alemanha e Estados Unidos e de manter relações com o Japão. Em 2005, ano em que faleceu, vivia na Califórnia e atuava como professor de Ciências Sociais na Claremont Graduate.
Em sua trajetória, Peter Drucker foi um visionário e uma de suas maiores contribuições para a administração foi discutir a gestão moderna, trazendo pilares para a sua construção enquanto disciplina, ampliando seu campo de atuação e criando conceitos que permitissem estudá-la em âmbito acadêmico. Com isso, a área passou a ser considerada ciência social prática e humanista, cujos pilares não se limitavam apenas ao âmbito organizacional, mas se relacionava com filosofia, economia, psicologia, história, matemática e teoria política.
Entre as suas várias contribuições para a administração em geral estão as ideias sobre "(re)privatizações", em que discute a privatização de serviços públicos como principal forma de acabar com a burocracia, "descentralização nas empresas", em que sugere a autonomia dos setores para obter maior rapidez das atividades e "gestão por objetivos", em que propõe uma gestão baseada em fatores quantitativos, como avaliações e método de planejamento.
2 - Duas das áreas de estudos interrelacionadas que se desenvolveram a partir da década de 1990 e contribuem para a área de Administração Estratégica é a Visão Baseada em Recursos e as Capacidades Dinâmicas. Explique como a Administração Pública pode se apropriar de pelo menos uma destas áreas no seu processo de planejamento estratégico.
O conceito da teoria das Capacidades Dinâmicas é uma tradução aproximada da expressão Dynamic Capabilities em inglês. A palavra capability significa a capacidade ou o poder de fazer algo por meio do uso de competências e habilidades. Uma máquina pode ter certa capacidade de produção, mas não terá a capacidade de produzir algo sem que seja operada por alguém com competência e habilidades para tal. Na administração pública, a capacidade dinâmica pode atuar, por exemplo, como a habilidade da organização em integrar, construir e reconfigurar competências externas e internas em ambientes de mudança rápida. As competências são entendidas como o conjunto de rotinas e processos organizacionais (específicos à organização), cujo desempenho é proporcionado pela posse de ativos específicos (difíceis ou impossíveis de imitar). A dinâmica é entendida como situações em que há mudanças rápidas na tecnologia e forças de mercado que exercem efeitos retro alimentadores na organização.
...