Atividade Comunicação Impresarial
Por: Angelo Alves • 5/6/2016 • Trabalho acadêmico • 707 Palavras (3 Páginas) • 304 Visualizações
Atividade Comunicação Empresarial: Amor sem escalas
Roteiro:
Três caminhos do conflito
Recusa do conflito:
Ocorre no momento em que o chefe de Ryan decide coloca-lo para ensinar a Natalie todas as suas técnicas e “manhas” afim de aprimorar os conhecimentos técnicos e de mercado da mesma.
Caminho Declarado:
Cena em que é realizada uma simulação de demissão no primeiro encontro entre Natalie e Ryan na sala do chefe, nos mostra claramente a intenção de autodestruição entre os dois.
Caminho Assumido:
Cena em que Natalie inicia um diálogo com Ryan sobre Casamento, onde a mesma tenta vender um casamento para Ryan, que anteriormente disse nunca ter pensado em se casar.
Tenta-se intermediar
- Recusa do conflito - é o caminho que conduz a impossibilidade ou recusa de dialogo, gera inquietação, irritabilidade, ansiedade e até mesmo estados graves de neurose.
- Caminho declarado - é o caminho da guerra, da luta que resulta com a intenção declarada das partes em eliminar o outro.
- Caminho assumido - é o caminho da busca da solução do problema, cada uma das partes aceita, autenticamente, examinar a situação existente e pode levar esse esforço na colocação prática de uma solução. O conflito é transformado em um problema a ser resolvido.
Tipos de conflitos na organização
Conflito Construtivo
Temos um conflito construtivo
Conflito Destrutivo
Inicia-se um conflito destrutivo quando é apresentado a Ryan o novo modelo de negócios da empresa por Natalie que vão contra todos os princípios e métodos de Ryan, o que acaba lhe deixando aparentemente triste e criando um ambiente hostil entre eles. Em varias cenas durante o filme, vemos Ryan em um conflito destrutivo com Natalie, como por exemplo:
Cena em que Ryan está conversando com o chefe em sua sala e Natalie chega na sala e começam a discutir sobre os métodos de trabalho dos dois, e acabam simulando uma demissão.
TIPOS DE CONFLITO
Nas organizações, o conflito pode ser estressante tanto para as pessoas diretamente envolvidas como para as outras que o observam ou são afetadas por ele. Entretanto, reconhecemos dois lados do conflito: o construtivo e o destrutivo.
O conflito construtivo acarreta benefícios para as pessoas, para o grupo e para a organização. Oferece aos envolvidos uma chance de identificar problemas e oportunidades que seriam negligenciados, se ele não ocorresse. Como consequência, a criatividade e o desempenho podem melhorar.
O conflito destrutivo age, prejudicando a pessoa, o grupo ou a organização. Ocorre, por exemplo, quando dois funcionários não conseguem trabalhar juntos por causa da hostilidade interpessoal (conflito emocional destrutivo). Conflito como este pode reduzir a produtividade e a satisfação no trabalho, contribuindo, assim, para aumentar as faltas e a rotatividade no emprego. Devemos ficar atentos aos conflitos destrutivos e prontos para tomar medidas rápidas para preveni-los ou eliminá-los ou, pelo menos, minimizar seus efeitos prejudiciais.
Consequência da supressão de conflitos
As consequências da supressão do conflito ou da incompetência em administrar conflitos são: Sabotagem - Aberta ou mascarada. Deslealdade - Com a organização, com os chefes e aos colegas. Tentativa de destruir os outros. Autopreservação - Não aceitação de responsabilidades. Omissão ou anonimato. Acomodação - Renúncia altruísta em nome do "interesse comum". Alienação - Desligamento, busca de outros interesses fora do trabalho. Presente de "espírito ausente". Criança submissa. Segregação adaptativa - Deixa disso, evite sempre o contato direto. Polarização melodramática - Tudo é culpa deles. Criança rebelde.
...