Atividade de Autodesenvolvimento
Por: Monica024 • 2/5/2015 • Trabalho acadêmico • 3.290 Palavras (14 Páginas) • 193 Visualizações
2 exemplos casos reais sobre cada tipo de mercado concorrencial
EXEMPLOS DE MERCADO MONOPÓLIO:
EXEMPLO 1
http://www1.folha.uol.com.br/mercado/970890-empresa-vai-a-china-em-busca-de-materia-prima-exclusiva.shtml
- Empresa vai a China em busca de matéria-prima ‘exclusiva’
A china muito valoriza sua fonte de consumidor e força de trabalho barato para induzir empresas estrangeiras a se instalarem com fábricas no seu território.
Ela se aproveita do seu quase monopólio sobre algumas matérias primas como os metais usados para a fabricação de carros híbridos, celulares e lâmpadas de baixo consumo.
A Showa Denko e a Santoku, do Japão, e a Intematix, dos EUA, são empresas que estão ampliando suas fábricas na China, pois para a fabricação de seus computadores e smartphones precisam dos metais de "terras raras" as matérias primas exclusivas encontrados na China, absorvendo mais matéria prima do território instalado.
EXEMPLO 2
http://digus.com.br/phpBB3/viewtopic.php?p=1253959
-Honda e o monopólio de Óleo Lubrificante
A Honda a fim de forçar o consumidor a usar seus produtos para o carro, não recomenda o uso de óleos lubrificante de base semi-sintética ou sintética mesmo estes sendo os melhores, ela colocou no manual do proprietário de um veiculo da Honda a recomendação de que o consumidor deve usar o óleo que cumpra as especificações SAE 10W30 e API SL e que contenha base mineral, com essas exigências de inicio o proprietário do carro poderia até comemorar pois estes óleos de base mineral são bem mais baratos que os óleos de base semi-sintética e sintética, mas na prática acaba acontecendo que o óleo recomendado pela marca Japonesa ele foi desenvolvido dentro de uma acordo comercial, por encomenda da TEXACO que hoje pertence ao grupo CHEVRON BRASIL LUBRIFICANTES que somente é comercializado com a marca Honda na embalagem seja em redes de concessionárias ou em pontos de troca. Ele é o único lubrificante com estas especificações do mercado brasileiro com estas especificações e a base mineral, portanto, devido ao medo da ameaça de perda da qualidade e garantia do motor, o proprietário do veiculo acaba sendo obrigado a usar somente o óleo da Honda que é produzido pela Chevron
EXEMPLOS DE MERCADO OLIGOPÓLIO
EXEMPLO 1
http://www.melhoresdestinos.com.br/gol-passa-tam-pela-primeira-vez-e-e-lider-no-mercado-nacional.html
-GOL PASSA TAM PELA PRIMEIRA VEZ E LIDERA MERCADO NACIONAL (DOMÉSTICO)
Foi publicado pela ANAC os dados sobre o mercado de aviação doméstica referente ao mês de fevereiro, onde se constatou que pela primeira vez a GOL passou a TAM e é a líder de mercado, obteve 39,77 % do mercado de vôos no Brasil, enquanto a tam 39,59 %. Mesmo a Gol dizendo que não dava muita importância a essa liderança este fato não deixa de ser um momento histórico.
A Gol comemorou a conquista afirmando que estão no caminho certo e que seu modelo de negócios é o mais adequado à realidade do Brasil. Sendo a primeira companhia aérea a popularizar o transporte aéreo no País em larga escala e preservando o compromisso de oferecer tarifas competitivas com o objetivo de estimular a demanda.
Apesar de a TAM oferecer os serviços diferenciados e a GOL passagens baratas, a empresas continuam sem abrir mão de ações no sentido contrário, a fim de permanecerem próximas do publico da concorrente. “A TAM tem buscado atingir a classe C , por exemplo vendendo passagens nas Casas Bahia e com propagandas voltadas a usuários de ônibus. Já a GOL pretende lançar em breve um sistema de entretenimento em seus voos para por fim a um dos principais trunfos da rival.”
EXEMPLO 2
http://blogs.estadao.com.br/radar-economico/2011/09/29/oligopolio-de-montadoras-no-brasil-esta-sob-pressao-diz-banco/
- Oligopólio de montadoras no Brasil esta sob pressão, diz banco
O banco Americano Morgan Stanley faz a afirmação de que os dias de lucros mais altos
pois as margens de lucro ficaram sobre pressão.
Foi enviado pela instituição financeira analistas para compreender o que esta acontecendo com o setor, depois que o governo decidiu aumentar em 30 pontos os IPI sobre os carros importados. Na análise foram destacadas as margens de lucro que as montadoras do Brasil obtém, alertando que a montadoras terão de acordam se não quiserem sair no prejuízo, Pois os quatro maiores fabricantes de veículos no Brasil dominavam o mercado nacional em mais de 90% ate o ano de 1999, após isso os numeros foram caindo, quando em 2010 este mesmos fabricantes tinham pouco mais de 70% do mercado. As quatro maiores fabricantes vieram perdendo mercado para as empresas Francesas PSA e Renault, as japonesas Toyota e Honda e a coreana Hyundai.
Após passar décadas dominando como Oligopólio o mercado dos automóveis no Brasil, os quatro grandes fabricantes estão entrando em curva, pois os veículos do Brasil são bem mais caros do que em diversos outros países, o que esta gerando o problema devido ao aumento da concorrência e do aumento do preço da mão de obra deixando assim o Brasil de ser um produtor de baixo custo e se tornando um produtor de médio custo
EXEMPLO DE MERCADO MONOPSÔNIO
é uma forma de mercado com apenas um comprador, chamado de monopsonista, e inúmeros vendedores. É um tipo de competição imperfeita, inverso ao caso do monopólio, onde existe apenas um vendedor e vários compradores. Um monopsonista tem poder de mercado, devido ao fato de poder influenciar os preços de determinado bem, variando apenas a quantidade comprada. Os seus ganhos dependem da elasticidade da oferta.
Muitos vendedores com apenas um comprador
EXEMPLO 1
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,dez-anos-da-lei-do-petroleo,29471,0.htm
Dez anos da Lei do Petróleo
A lei do Petróleo esta completando 10 anos , a lei do petróleo ajudou a dar fim ao monopólio da Petrobrás que começou em meados dos anos 50, a campanha “O petróleo é nosso” atingiu o ponto mais alto Lei 2.004, em 1952 que deu a Petrobrás o exercício do monopólio menos na distribuição de derivados. Vários críticos da lei diziam que as grandes multinacionais tomariam conta do setor e que a Petrobrás seria sucatizada. Ao invés disso a Petrobrás inaugurou uma fase gloriosa, pois entre 1997 e 2007 a produção do petróleo duplicou passando de 866 mil para 1 milhão de barris/dia com reservas crescendo, graças a lei 9.478 o pais se tornou auto-suficiente em petróleo e o lucro de 2 bilhões para 26 bilhões, com essa lei os A União, EUA e os municípios passaram a desfrutar também dessa renda.
...