Atividade de auto
Por: luanapneves • 21/5/2015 • Trabalho acadêmico • 924 Palavras (4 Páginas) • 330 Visualizações
A Globalização, a Crise Econômica Global e o Surgimento dos BRICS
Introdução
Muito se utiliza hoje em dia o termo globalização. Globalização tornou-se o principal instrumento para sabermos sobre o funcionamento do mundo e para nos aprofundarmos nos processos de conhecimentos economicos, sociais, culturais e nos aspectos politicos.
Nessa atividade, citarei meios de desenvolvimentos causados diretamente pela globalização, o crescimento da vida tecnologia, mudanças sociais, interferências politicas, e quais foram os impactos causados por essa integração internacional.
Desenvolvimento
Existente desde o final do século XX, começo do século XXI, a globalização desencadeou uma abertura entre as fronteiras, uma resposta para o ínicio do desenvolvimento economico, social, politico e cultural. O processo de internaciolização significou uma nova fase no capitalismo, crescimento financeiro e produtivo, transformando-se em um sistema completo e maduro, unificando-se mundialmente o clico econômico. Países se juntaram e através desse processo, formaram blocos econômicos que tinham como objetivo princial aumentar suas relações comerciais, o que ocasionou na expanção dos mercados, na movimentação de pessoas, aumento de bens e serviços, obtendo então, significavelmente, um crescimento econômico reconhecível.
Ganhando espaço mundialmente, a globalização evoluiu no processo de desenvolvimento capitalista, dando-se ínicio a exploração do mercado mundial, inteferindo nas produções industrial de vários países. Indústrias antigas começaram a ser destruídas, dando espaço a novas industrias no mercado, tais que começaram a não só importar produtos locais, mas também, matérias primas de várias outras regiões, estabelecendo-se então a necessidade e a exclusividades desses produtos.
A globalização extendeu-se também no modo cultural, as sociedades, diariamente, vão se modificando de modo a fazer, com que os individuos e os grupos comecem a gerirem a diversidade.
Não só mexeu significativamente com o mercado e com o processo industrial e econômico, mas também, a globalização foi responsável pelo crescimento e desevolvimento tecnológico. Dentro de um universo de diversidades, a ciência tecnológica e a informação, são peças fundamentais na sociedade no tempo global e esses processos tiveram um desenvolvimento consideravel na vida social.
Esse crescimento tecnologico propiciaram a criação de um mercado mundial, isso permitiu um grande fluxo de troca de informações e conhecimentos, se antes, uma pessoa estava limitada a esse tipo de acesso, hoje, com esse desenvolvimento, ela terá acesso a todo e qualquer tipo de informação, incluindo vários meios de comunicação. Podemos dizer também, que a globalização teve sim, grande referência ao que acesso da qualidade de vida, de 1981 a 2001, um número consideravel de queda da probreza registrada nos países abertos a globalização.
Com todas essas mudanças ocasionadas pela globalização, se fez a criação da modalidade de outsourcing, ou seja, terceirização. O outsourcing é uma forma organizacional e estrutural que permite a uma empresa privada ou governamental transferir a outras, suas atividades, diminuindo custos e economizando recursos, tornando a empresa mais rentável. Apesar das vantagens da terceirização, este processo pode apresentar diversos riscos, na maioria das vezes o que pode ocasionar em um custo maior para empresa do que o previsto. Em um serviço terceirizado, a pessoa que o realizará pode não obter conhecimento necessário para realização dos processos, desmotivando assim a conclusão e motivação, ou mesmo, ocasionar na corrupção, desviando fundos das organizações, exploração e desumanização do trabalhador, ou, o que chamamos de offshore outsourcing, que seria a terceirização realizada por empresas de outro país, pois a mão de obra é mais barata, compensando ao administrador, contratá-la.
...