Atps - administração
Por: Luana Lima • 4/5/2015 • Trabalho acadêmico • 4.845 Palavras (20 Páginas) • 265 Visualizações
Introdução
Objetivo deste trabalho é apresentar um estudo sobre o Planejamento e sua importância administrativa para as empresas. Iremos entender o que é planejar e também descobrir que planejamento é uma ferramenta da administração, e como tal, o seu uso é indispensável para o sucesso da gestão das empresas. É um conjunto de processos, missão, diretrizes e ações a ser elaborado, implantado, desenvolvido, implementado e gerenciado, em pro de um objetivo distinto pré-estabelecido. Sendo que, divide-se em três principais níveis: Planejamento Estratégico, Planejamento Tático e Planejamento Operacional. Onde veremos resumidamente cada um deles. O planejamento estratégico é o processo que realmente mobiliza as pessoas e a empresa para construir e escolher que tipo de futuro deseja. Exigindo que sejam levados em consideração quatro componentes fundamentais de uma boa estratégia: clientes, fornecedores, concorrentes e a empresa. O planejamento tático envolve um horizonte de tempo intermediário, geralmente um ano ou menos. E o planejamento operacional é considerado a tomada de decisão de curto prazo, normalmente feita em horas, dias ou semanas. Neste último tipo, normalmente encontramos dados muito acurados e precisos, e seus métodos devem ser capazes de manipular um grande volume de dados, além de ferramentas para a melhoria da qualidade da organização.
Planejamento da ação empresarial
Planejamento da ação empresarial trata-se da antecipação das atitudes que deverão ser tomadas para que um determinado objetivo possa ser alcançado, que se define onde se pretende chegar, o que fazer, quando, como e em qual seqüência fazer. Esse planejamento pode ser dividido em três subgrupos, sendo eles planejamento estratégico, planejamento tático e planejamento operacional.
O planejamento estratégico é um conjunto de decisões que afeta a empresa de uma forma geral, como um todo, e em longo prazo, levando em conta as condições internas e externas à empresa e sua evolução esperada.
Esse tipo de planejamento é criado e desenvolvido pelos níveis hierárquicos mais altos da empresa,.
O planejamento tático antecipa o que se deve fazer para alcançar o objetivo. Esse planejamento dá condições para que cada departamento se organize a partir da realidade atual e futura da empresa.
O planejamento Operacional foca no que se deve fazer e como fazer, para que os objetivos sejam atingidos, ele é mais detalhado e foca movimentações a curto prazo, abrange uma tarefa ou operação por vez.
Na esfera do planejamento empresarial existe alguns conceitos, como procedimentos que é uma rotina que facilita a execução do planejamento e evita erros, o orçamento é uma plano relacionado a dinheiro dentro de um período de tempo, programas é a relação entre duas variáveis, tempo e atividades a serem executada, organização é tudo empreendimento que tem um objetivo a ser cumprido, direção é a forma como gerente lidam com sues subordinados, controle mede e corrigi o desempenho dos funcionários para que os planos possam ser alcançados.
Gestão estratégica
Gestão estratégica é uma maneira de inserir fatores novos, com o objetivo de avaliar a situação, elaborar projetos de mudanças estratégicas e acompanhar e gerenciar os passos de implementação.
Para uma empresa atuar com estratégia nos dias de hoje ela precisa apurar todos seus processos e sua real situação e desenvolver ações corretivas , sempre procurando focar mais nos seus objetivos e metas , desenvolvendo suas estratégias de forma a manter a sobrevivência , crescimento e diferenciação competitiva .
O primeiro passo é avaliar a situação atual da empresa, através de um diagnóstico estratégico, para aplicar as mudanças necessárias das estratégicas para que possam alcanças os resultados esperados. O próximo passo é a prontidão estratégica, que trata da disponibilidade e envolvimento que a direção da empresa tem em relação ao futuro.
Selecionar as prioridades, esse é o terceiro passo, assim é estabelecida uma listagem onde no topo estão os problemas mais graves e de mais urgências, esse conhecido como direcionamento estratégico.
Vigilância estratégica é o último passo, trata-se do futuro, a empresa precisa ter foco no futuro, observar possíveis risco e evitar que isso aconteça e ficar atento nas oportunidades que possam surgir.
Planejamento estratégico institucional
Planejamento estratégico baseia-se o propósito organizacional, com foco em priorizar a alocação de recursos, analisa as reações externas que são respostas das condições internas, e propõe formas de modifica-las, caso seja insuficiente, para o desenvolvimento da empresa.
O planejamento estratégico ajuda na agilização das decisões, melhora a comunicação, melhora o relacionamento interno e externo da organização e propõe uma direção única para todos.
Segue alguns passos:
Diagnóstico Estratégico: onde é realizado um levantamento da empresa na situação atual da empresa,buscando avaliar a existência e adequação vigentes dentro da instituição ,bem onde estão esperando os resultados esperados.
Prontidão Estratégica:é o envolvimento da direção da empresa em relação ao futuro,as ações tomadas pela a alta administração para solucionar possíveis “janelas estratégicas”que poderiam afetar de forma positiva ou negativa.
Direcionamento Estratégico:é o momento que a empresa define a direção que ela precisa seguir para sobreviver ou sobressair em determinado cenário.
Vigilância Estratégica: deve observar, acompanhar, questionar, vasculhar o horizonte, no tempo, no espaço, à procura de possíveis riscos e oportunidades que possam exigir, oportunamente, ações antecipadas e respostas estratégicas ou contramedidas da organização.
Toda empresa precisa buscar e alcançar resultados quantitativo ou qualitativo, ter uma boa estratégia no seu ambiente para concretizar sua visão de futuro e cumprir sua missão e assim podendo se destacar no mercado.
Processo administrativo: Organização da ação empresarial.
A palavra organização pode ser vista em duas maneiras, a organização como uma entidade social ou como uma função administrativa, o ato de organizar. No nível estratégico, a organização começa por um desenho organizacional, tendo a empresa como um todo, no nível tático a organização é desenhado por departamentos e subsetores e por fim no nível operacional o desenho é por tarefas e cargos.
Os tipos de organizações são: Linear, funcional e linha staff.
...