TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps contabilidade

Por:   •  16/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.084 Palavras (5 Páginas)  •  230 Visualizações

Página 1 de 5

ETAPA 2

Passo 1 (Individual)

Elen:

Como observado anteriormente, na contabilidade existem dois grupos de contas Ativo, onde se encontram os valores e bens que a empresa possui de valor ou para receber e os Passivos, onde são denominados o que a empresa precisa pagar.

Já na Teoria Patrimonialista existem dois grupos distintos de contas, as Patrimoniais que se enquadram: direitos, bens, patrimônio líquido entre outros e de Resultado que se aplicam á: Contas de Despesa: água, luz, telefone, aluguel, entre outras e Contas de Receita: aluguel a receber, produtos vendidos pela empresa e varia conforme seu ramo de atuação, normalmente as receitas são de valor menor se comparado com as despesas e são separadas quando adicionadas nas duas Contas como: á receber ou á pagar.

Carla:

Como temos visto em aula, na contabilidade classificamos as contas em grupos, Ativo, onde está tudo aquilo que a empresa tem de bens ou que a empresa venha a receber, e o Passivo, onde estão as contas que a empresa deve pagar, os financiamentos, as duplicatas a pagar, enfim, todas as obrigações da empresa.

Além do que já foi aprendido, entramos agora na Teoria Patrimonialista, que hoje em dia é a mais usada.

Dentro dessa teoria, podemos dividi-la em dois grupos, que são as Contas Patrimoniais e as Contas de Resultado.

As contas patrimoniais são aquelas que têm como representação o Ativo, que indica se a empresa tem bens ou direitos, e o passivo, que mostra se a empresa tem contas a pagar, ou financiamentos que ainda estão em débito, tudo aquilo que é obrigação, o que a empresa deve pagar, além do Patrimônio Líquido, que constitui do Capital Social que a empresa tem, suas reservas financeiras de lucro, além de incluir também os prejuízos acumulados, mostrando assim o que a empresa tem de Patrimônio, através do resultado do Balanço Patrimonial, onde é apurado se a empresa tem lucros, se está bem no mercado de trabalho ou se está em prejuízo ou a beira da falência.

As contas denominadas Contas de Resultado, são as despesas que a empresa deve pagar dentro do período, além, de suas receitas.

As contas devem ser encerradas assim que é terminado o exercício, para que se chegue à apuração do resultado do mesmo.

Através do resultado obtido, sendo ele lucro ou prejuízo, será introduzido no Balanço Patrimonial, mostrando através das contas de prejuízos acumulados, caso o resultado seja ruim para empresa, ou seja, se chegue a um resultado negativo, ou a conta Reserva de Lucros, quando o resultado obtido seja favorável a empresa, seja um resultado positivo.

É importante lembrar, que tais contas não entram no Balanço Patrimonial, mas as mesmas nos levam a chegar ao resultado do exercício que queremos que seja apurado.

O Razonete na contabilidade é uma ferramenta muito importante, com ele podemos realizar as operações contábeis com mais rapidez e eficiência.

O método tem a forma gráfica de um “T”, onde na parte de cima é colocado o nome da conta a ser apurada, nas laterais do “T” será colocado tudo aquilo que for um débito ou crédito.

Na conta relacionada de um Ativo, tudo aquilo que a empresa for debitar fica do lado esquerdo do “T”, ou seja, é o que será positivo, e no lado direito do “T” ficará aquilo que a empresa tem para creditar, ou seja, que será negativo.

Na conta de um Passivo, tudo aquilo que a empresa debita fica do lado esquerdo do “T”, porém será negativo, e do lado direito ficará aquilo que a empresa credita, que será positivo.

Analisando essas duas contas, podemos notar que uma é o inverso da outra.

O DRE (Demonstração do Resultado do Exercício), tem como finalidade, nos mostrar de forma resumida o que foi apurado num determinado período de tempo.

Normalmente, estes períodos são de 12 meses.

No DRE, as empresas devem discriminar as receitas líquidas de serviços e vendas, o custo que tem suas mercadorias, o seu lucro bruto, as deduções de suas vendas, as receitas bruta de vendas, os impostos e os respectivos abatimentos, o prejuízo ou lucro que venha a ser operacional, entre outras operações.

Conclui-se que tudo que foi passado no vídeo foi uma revisão, além de existir também algumas

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.8 Kb)   pdf (49.3 Kb)   docx (13.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com