Atps de Administração de Materias e Logística
Por: CibellyFreitas • 28/9/2015 • Trabalho acadêmico • 1.600 Palavras (7 Páginas) • 518 Visualizações
Etapa 1
Passo 1
Administração dos Recursos Materiais e Patrimoniais
É um sistema fundamental para qualquer organização onde seu enfoque é determinar o quê, quanto e como comprar ao menor custo para recolocar ao estoque. A evolução da administração de materiais baseou-se pela principal necessidade de gerar mais há custos mais baixos.
Atualmente sua principal função é o controle de produção e estoque, é também a distribuição final. A administração de materiais e logística possui três fases, a busca pela eficiência, pela eficácia e pela efetividade.
O principal objetivo é retirar da produção todos os produtos que não estão tendo movimentação, substituindo assim por materiais com reta rotatividade. Hoje em dia o profissional de logística precisa se aperfeiçoar mais a cada dia em cursos profissionalizantes para assim se tornar mais valorizado dentro do mercado de trabalho.
A administração de materiais pode ajudar a partir do momento que envolve as seguintes tarefas:
• Equipamentos;
• Gerenciamento dos recursos materiais;
• Gerenciamento de estoque;
• Gerenciamento de recursos patrimoniais;
• Compras, etc.
O administrador de materiais é o profissional que exerce o processo administrativo dentro da área de recursos materiais e logística, buscando resultados para a organização de lucratividade e produtividade.
Existem varias técnicas modernas para aa administração de materiais e logística, uma delas é o just in time, um sistema de movimentos a produção ao longo do processo, de acordo com a procura. Tem como o principal objetivo o just in time a melhoria do processo produtivo. As principais vantagens do jit são a flexibilidade, velocidade, confiabilidade e custos.
Passo 2
2. Fazer uma reflexão sobre a importância da administração dos recursos materiais e patrimoniais. Texto disponível em:
De acordo com o texto administração do material corresponde a organização, direção e controle de todas as atividades necessárias à definição da qualidade. Onde tem como objetivo preços baixos, pouca despesa com o pessoal.
O texto aborda como logística empresarial a administração de material que inclui a execução de todas as atividades de suprimentos, transportes e manutenção. Uma tarefa na qual o administrador de materiais não deve se descuidar da administração de estoque, pois assim leva na resolução de materiais armazenados.
Etapa 2
Passo 1
2. Refletir sobre a melhor forma de se administrar o sistema de logística integrada de uma empresa, de maneira a controlar uma complexa rede de fatores, visando a produzir e distribuir produtos e serviços para satisfazer o cliente.
Devido a grande competitividade do mercado, as organizações estão na busca de métodos logísticos para melhor administrar, diminuindo custos e aperfeiçoar seus processos. Mas nem todas as organizações chegam aos resultados esperados, pois é preciso muito persistência, dedicação e avaliação adequada dos seus estoques.
Um ponto principal que toda organização deve ter bastante cuidado está relacionado com a qualidade dos produtos/serviços oferecidos, onde o essencial está na hora de passar para o cliente a informação correta do produto, mostrar a qualidade do mesmo e informar sobre seus preços, onde deve criar também um diferencial para dentro do mercado competitivo.
Outro fator de grande importância para se ter um bom resultado na área de logística é as empresas oferecerem treinamentos para esses profissionais na área, onde assim o sérvio logístico se tornará mais eficiente e proporcionará ótimos resultados. É preciso sempre procurar manter um equilíbrio entre as quantidades de materiais a serem adquiridos, levando em conta os custos de mantê-lo.
A logística é um componente muito importante para uma organização, pois ele contribui para o sucesso ou insucesso de empresas. Pode-se entender a logística como a incorporação de quatro atividades básicas, que são a movimentação, aquisição, armazenagem e distribuição de produtos ou serviços. A logística caracteriza-se por um sistema que envolve três dimensões dentro da empresa, são elas: suprimentos, produção e distribuição.
Em um mercado onde a concorrência aumenta a cada dia, os consumidores estão cada vez mais exigentes em rapidez na entrega, qualidade nos produtos e buscando preços mais acessíveis, isso obriga as organizações a eficiente e eficaz gestão na hora das compras, de produções logísticas e comerciais. A administração de materiais pode-se dizer que corresponde ao planejamento, organização, direção, aquisição, controle, etc.
A logística deve ser compreendida como um instrumento de marketing, e gerencial capaz de associar valor por meios dos serviços prestados, sem esquecer que é uma oportunidade na redução de custos.
Passo 2
Gestão de estoque e compras e sua importância para a empresa
Atualmente, as organizações buscar sustentar estoques numa quantidade mínima para tentarem adquirir uma vantagem competitiva no mercado. O objetivo na maioria das organizações é obter o atendimento aos clientes na hora e com a quantidade certa. E para isso as mesmas precisam buscar ter uma rapidez e ligeireza na distribuição dos produtos.
É muito importante ter um procedimento rotineiro para o controle de estoque, a fim de satisfazer uma politica de estoques abarcando as quantidades disponíveis. Um fator importante é classificação ABC, que tem como principal principio a diferenciação dos produtos em categorias, observando assim se os produtos necessitam de maior ou menor controle considerando o impacto dos preços, demanda onde assim facilitará a reposição ou competitividade.
A gestão de estoques controla os desperdícios, evita o sobejo investimento, o qual muitas vezes prejudica o capital de giro. É muito importante se manter um bom gerenciamento do controle de estoques, pois quando não bem administrado pode acarretar sérios problemas, colocando a empresa em riscos financeiros e assim tendo prejuízos.
É através da administração do setor de estoque e compras que a empresa tem base de quanto deve comprar e qual o estoque mínimo que será necessário para a organização manter, evitando que faltem mercadorias
...