Benefícios Sociais
Por: Thiago Fernandes • 31/5/2016 • Trabalho acadêmico • 1.016 Palavras (5 Páginas) • 289 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
AREA DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E NEGÓCIOS
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO
PLANO DE BENEFÍCIOS SOCIAIS
São Paulo
2014
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO.............................................................................................4
1. Programas de Benefícios aos Funcionários..............................................5
2. Requisitos para realização de um Programa de Benefício eficaz..............5
3. Objetivos Específicos .............................................................................5
4. Programas de Benefícios Flexíveis...........................................................6
5. Fornecimento de Informações de Benefícios aos Funcionários.................6
6. Criando um Programa de Comunicação dos Benefícios...........................7
7. Principais Benefícios oferecidos aos Funcionários...................................7
8. Benefícios e Clima Organizacional...........................................................8
Conclusão........................................................................................................9
Bibliografia.....................................................................................................10
1. Programas de Benefícios aos Funcionários
Os benefícios sociais são vantagens e serviços que as empresas oferecem aos empregados, sendo considerados como uma forma indireta de remuneração para melhoria da qualidade de vida profissional e pessoal. Intensifica a valorização por parte dos funcionários, fazendo com que a empresa tenha um retorno maior do que o pretendido.
Os benefícios atualmente são considerados direitos reivindicados por qualquer funcionário, tornando-se uma área de legislação trabalhista.
2. Requisitos para realização de um Programa de Benefício eficaz
No mercado de trabalho, o aumento da competitividade das empresas para obterem a atenção de funcionários qualificados aumentou o interesse no oferecimento de benefícios específicos. Outros fatores também fizeram com que os benefícios fossem oferecidos: pressão dos sindicatos, apoio da autoridade, etc.
3. Objetivos Específicos
Para a criação de um plano de benefícios, a empresa precisa analisar os objetivos específicos, ou seja: “O por que esse beneficio deve ser oferecido ao funcionário”. Alguns fatores são levados em conta: Tamanho e localização da empresa, sindicalização e lucratividade e os padrões das indústrias.
Os principais objetivos que se encontram hoje no mercado de trabalho nos programas de benefícios são: aprimorar a satisfação do funcionário; atender aos requisitos da saúde e segurança, atrair e motivar os funcionários, reduzir a rotatividade e manter uma posição competitiva favorável.
É importante ressaltar que os objetivos precisam ser considerados dentro do esquema de contenção de custos.
Para que um benefício tenha efeito na empresa, é necessário saber a opinião dos funcionários. É importante que os empregados sintam que a direção se preocupa em atendê-los, elaborando um pacote de benefícios que ofereçam mais opções sem elevar os custos.
4. Programas de Benefícios Flexíveis
Há empresas que tem um Programa de planos flexíveis de benefícios, que permitem que cada funcionário escolha os benefícios mais adequados para as suas necessidades especificas, evitando gastos com benefícios não aproveitados pelo funcionário.
Para os funcionários, programas de benefícios flexíveis oferecem vantagens. Os funcionários passam a entender os benefícios oferecidos adaptando-se às necessidades individuais. Já para os empregadores, esses programas limitam os custos de benefícios e ganham vantagens competitivas no recrutamento e retenção dos funcionários.
Porém, há algumas desvantagens no programa, pois para manter um plano flexível, há custos adicionais, além do funcionário poder optar por um benefício de alto uso para ele que aumente o custo para o empregador.
5. Fornecimento de Informações de Benefícios aos Funcionários
Para que um plano de beneficio seja eficaz, é também necessário que os funcionários entendam e valorizem os que lhes são oferecidos. É necessário que não haja complicações para que não sejam passadas informações que possam ser mal interpretadas referentes aos planos oferecidos ou não.
As empresas devem orientar os funcionários sobre os benefícios, publicando informações em publicações internas e manuais, tais como treinamentos e esclarecimento de dúvidas.
É importante que os funcionários tenham uma declaração atualizada da posição de seus benefícios, fornecendo dados concisos.
6. Criando um Programa de Comunicação dos Benefícios
Para criar um programa de comunicação, recomenda-se criar uma identidade, projetando materiais para atrair a atenção nos funcionários, desenvolvendo uma imagem e identificando um lema para o programa. Deve-se ser claro, de fácil entendimento para que não haja dúvidas, explicando os benefícios de maneira objetiva e honesta, além de explicar o valor e finalidade de cada benefício.
...