CASO GOL TRANSPORTES AÉREOS
Por: elthonklevis • 6/10/2015 • Projeto de pesquisa • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 539 Visualizações
UNIESP-IESA
CASE: CASO GOL TRANSPORTES AÉREOS
A Gol, entra no mercado em janeiro de 2001, numa situação que não parecia ser possível sua sobrevivência, pois esse aparentemente estava saturado sofrendo uma seria crise no cenário brasileiro.
A Gol introduz a operação low-cost, low fare, onde conquista a porcentagem do mercado e uma estabilidade financeira em seu segundo ano de operações.
Antecedentes Históricos da Aviação no Brasil
• 1927- Criação do Sindicato Condor-Alemã com sede no Rio de Janeiro;
• 1927- Criação do Lignes Latecoere( Incorparada a Air France);
• 1927- Criação da Varig, 1953 Inicio da linha para Nova York;
• 1933- Criação da VASP;
• 1936- Campo da VASP( Futuro aeroporto de Congonhas);
Intervenção Governamental
No Brasil, o transporte aéreo é definido pela Constituição Federal e pode ser prestado pelo Governo Federal ou mediante a concessão.
A Aeronáutica desempenha suas atribuições e por meio da DAC( Dept. de Aviação Civil) e tem poderes regulatórios.
Até meados da década de 90, as tarifas domesticas só poderiam ser praticadas mediante sua autorização. A partir daí, o governo FHC recuou o intervencionismo governamental, chegando a liberar os preços no final de 2001.
Exemplos de intervenção direta na operação do transporte aéreo no Brasil foram as absorções pela VARIG da PANAIR(1968) e Cruzeiro do Sul( 1972), assim como a criação dos sistemas integrados de transporte regional(1975), que deu a chance de concorrentes emergirem, entre eles a TAM.
Poucos meses do inicio do Governo LULA, a VARIG e a TAM fundiram-se. Essa fusão foi assumidamente patrocinada pelo Governo.
OS Benchmarks da Industria do Transporte Aéreo
Muito antes da expressão “ globalização” se tornar corrente no mundo, setor aéreo já apresentava aspectos de Industria Mundial.
Em relação aos custos, cerca de 50% são vinculados ao dólar americano.
A demanda no transporte aéreo internacional tem caráter globalizado evidente, porem o mesmo não ocorre no mercado domestico.
As experiências realizadas em outros países foram importadas com adequações na implementação no mercado interno.
O Modelo das 5 Forças da Concorrência aplicado ao Transporte Aéreo Domestico de Passageiros
• Fornecedores: Os principais são de aeronaves e peças de reposição, são muito concentrados
• Compradores: Passageiros segmentados, operadores de pacotes turísticos, consolidadores são intermediários que assumem os riscos financeiros;
• Novos entrantes: Exigências de capital e complexidade na operação, alem da política governamental;
• Produtos substitutivos: Não ameaçam seriamente as empresas, porque são de grande liquidez;
• Rivalidade entre concorrentes: É altamente elevada, devido a diversidade de interesses e culturas organizacionais;
Principais Informações Setoriais de 2001,2002 e 2003
Em primeiro lugar notasse o rápido crescimento da Gol que exibe aproveitamento acima da média. Logo após, vimos o excesso de oferta em 2001. Em terceiro lugar, existe uma estabilidade na relação oferta-demanda entre 2000 e 2003. Em quarto lugar, ao contrario de seu primeiro ano de atividade, a GOL, convive com severos prejuízos.Em quinto lugar, verificasse que a GOL pratica preços com média de 30% abaixo do mercado, sendo que os seus custos seguem a mesma proporção.
As Competências Essenciais Desenvolvidas pela GOL
Senso de oportunidade
Seus resultados são atribuídos aos seus acionistas, que investiram no concorrente do seu negocio principal(O transporte rodoviário, que estava em uma fase decadente).
Criatividade
A Gol usou de criatividade em adaptar o mercado as condições ambientais reinantes. E também identificou o que dava certo nas Low Fares européias e norte-americanas e adaptou a realidade brasileira.
Uso Intenso de Tecnologia
O uso da Internet pela Gol, fez reduzir as despesas administrativas e a Frota padronizada com aeronaves de ultima geração baixaram os custos operacionais.
Capacidade de rever paradigmas
A GOL, é composta por profissionais recentemente contratados, sob critérios mais modernos que sua concorrência, a difusão do idioma inglês entre os mesmos isso fez com que a familiaridade com o ambiente aumentasse.
Qualidade e Recurso Humanos Experientes
A operação simples e automatizada da GOL, aliada a recursos humanos eficientes, são requisitos para um programa de qualidade.Assim, ao contrario de concorrentes que demitiam em 2003, a GOL dava recompensas financeiras proporcionais aos resultados atingidos.
Cadeia de Valor
...