COLETA DE DADOS FEITA PELO ENTREVISTADOR PARA O ENTREVISTADO
Por: ThaisdaSilvaFran • 23/2/2016 • Projeto de pesquisa • 459 Palavras (2 Páginas) • 459 Visualizações
Entrevista é uma coleta de dados feita pelo entrevistador para o entrevistado, onde o pesquisador irá obter todas as informações necessárias para sua pesquisa, é usada também para chegar a resultados e orientar.
Existem algumas vantagens e limitações na entrevista, entre as vantagens algumas são: receber dados sobre diferentes assuntos, o entrevistado não precisa saber ler e escrever, você pode saber como a pessoa está através das expressões corporais. E algumas das limitações são: a não compreensão das perguntas influencia do entrevistador para a resposta do entrevistado e distorção nas respostas.
Existem seis níveis de estruturação para entrevista: a informal que é totalmente desestruturada, as perguntas não são estudadas e o seu foco é a visão geral do problema; a focalizada que é baseada em casos reais investiga pessoas que viveram certas situações, deixando o entrevistado responderem livremente; a entrevista por pautas que possui ampla estrutura, não existem muitas perguntas e são diretas no assunto e o entrevistado não pode se desviar das pautas propostas; as estruturadas a parte entrevistada é mais de uma pessoa , as perguntas são fixas, é direta e objetiva possui baixo custo e seus dados não são analisados tão profundamente; entrevistas face a face é a mais tradicional e diferente do questionário, e existe também a por telefone que cresceu por seu baixo custo, a pessoa não precisar sair de casa, tem facilidade e agilidade porem contem menos informações e o entrevistador não vê a reação do entrevistado; as individuais ou em grupo que iniciou-se na segunda guerra mundial por Robert K. para analisar os militares, começou a ser usada para pesquisas sociais em 1980 é organizada por grupos de 6 a 12 pessoas onde cada um possui uma função.
Cada entrevista tem um modo de ser conduzida e um tipo de treinamento, não há exatamente uma regra geral para isso depende de tudo o que a envolve. Mas para sair mais estruturada elabora-se o roteiro, o horário, local, as perguntas etc.
É preciso deixar o entrevistador à vontade e recebe-lo bem, estabelecer todos os pontos da entrevista e não deixar o entrevistado constrangido, mas para isso formule cuidadosamente as perguntas, faça-as apenas quando o entrevistado estiver pronto, faça
uma pergunta de cada vez, não dê sua opinião, estimule respostas completas e seja bem direto na pergunta.
Assunto da vida pessoal deve ser questionado após um tempo de entrevista, o entrevistador precisa sentir-se bem para falar.
Para anotar a entrevista usa-se um gravador ou anotações a mão, o uso do gravador precisa do consentimento da outra parte, é a melhor forma para anotar, as anotações só podem ser feitas após a resposta estar completa.
É necessário terminar a entrevista de forma amigável por questão de ética, pois no futuro caso você precise de outras entrevistas, não haverá problemas com a outra parte.
...