TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

CONTABILIDADE APLICADA À ADMINISTRAÇÃO

Por:   •  29/10/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.765 Palavras (8 Páginas)  •  602 Visualizações

Página 1 de 8

CONTABILIDADE APLICADA À ADMINISTRAÇÃO 


1. Por que a Ambev está obrigada a publicar seus demonstrativos financeiros? 

Cada vez mais, as organizações, independente do seu porte ou ramo de atuação, sentem a importância de se fazer uma análise financeiro econômica de suas atividades. Com isso, tem-se uma visão geral de como estão sendo realizados os processos e seus respectivos retornos com base em informações precisas e seguras, que facilitam a tomada de decisões e direcionam os investimentos futuros. A partir disso, é possível introduzir melhorias acerca das atividades desenvolvidas para otimização dos recursos utilizados.

Nesse sentido, a Ambev (Americas Beverage Company) Companhia de Bebidas da América, procura desenvolver em suas atividades uma gestão dos seus recursos financeiros econômicos com o intuito de fortalecer-se sempre mais.

A empresa foi fundada em 30 de março de 2000 em São Paulo, produz e comercializa as principais marcas de cerveja do país: Skol, Brahma e Antártica. No entanto, ainda produz o Guaraná Antártica no segmento de refrigerantes, o chá Ice Tea e o Isotônico Gatorade. A empresa tem uma média de produção anual de 10 bilhões de litros que são distribuídos em cerca de 1 milhão de pontos-de-venda. No Brasil ela possui aproximadamente 70% de participação no mercado de cervejas e 17% de representatividade no mercado de refrigerantes (GREGORINI, 2006).

A Ambev por ser uma empresa de capital aberto de grande porte precisa publicar seus demonstrativos financeiros. Ao divulgar sua situação econômica, financeira e patrimonial mantém informado seus acionistas e possíveis compradores de novas ações. No mais, por meio da divulgação de sua contabilidade, a empresa estará contribuindo para sua exposição quanto à Responsabilidade Social que é exigida das organizações.  

A exigência de divulgação dos demonstrativos financeiros veio com a Lei 11.638/07 de 28 de dezembro de 2007, onde todas as companhias brasileiras de capital aberto deveriam elaborar suas demonstrações financeiras anuais consolidadas com base nos padrões internacionais (IFRS) a partir de 2010 e voluntariamente a partir de 2009.

Desta forma, a Demonstração das Origens e Aplicações de Recursos (DOAR) permite, a exposição do Capital Circulante Líquido (CCL). No entanto, uma das principais informações que devem ser evidenciados de forma verídica, é a composição de todo disponível da empresa, todos os valores monetários que ela possui e que estão relacionados diretamente à sua liquidez.

Assim, a obrigatoriedade da Demonstração do Fluxo de Caixa (DFC) tem como objetivo seguir uma tendência internacional, bem como apresentar com clareza problemas de liquidez e insolvência das entidades.

A Lei veio evidenciar o progresso em termos da adoção de práticas contábeis e sua correta análise, bem como evidencia a maior transparência de todas as informações geradas pela Contabilidade. Para Trevisan (2008), os reflexos positivos dessa nova legislação não se limitam ao impacto favorável na atração de investimentos, há todo um ganho de qualidade e consequencias favoráveis para a economia brasileira.

A Lei evidencia também um avanço no campo econômico e sustentável do país, uma vez que facilita o investimento de capital estrangeiro no desenvolvimento das empresas nacionais em virtude da maior confiabilidade e segurança que os investidores observaram com a vigência da lei.

É através dos demonstrativos financeiros que, o setor de contabilidade, por exemplo, evidencia a situação econômica e financeira de uma organização. Com a divulgação desses dados é possível se conhecer melhor a estrutura do patrimônio da organização bem como de suas modificações ao longo do tempo. Isso, por conseguinte, permite aos gestores uma tomada de decisão mais eficaz baseada em indicadores quantitativos.


2. Qual a diferença entre o que está apresentado no Balanço Patrimonial e o que a Demonstração do Resultado apresenta em termos de contas e tipos de informações? Procure no próprio conceito dessas demonstrações explicação para essa resposta. 

Toda e qualquer organização, utiliza recursos diversos, que podem ser emprestados, comprados à vista ou financiados. Nesse sentido, constantemente as pessoas que trabalham numa organização precisam de informações a respeito do montante dos recursos envolvidos e utilizados, da situação da dívida contraída para financiá-los e dos resultados econômicos obtidos com a utilização desses recursos. Até mesmo, os bancos e os investidores que investiram dinheiro nessa organização necessitam de informações sobre seu desempenho para fazer julgamentos.

Desta forma, observa-se que toda organização usa contabilidade, não importa o tamanho, a finalidade ou a constituição jurídica. No Brasil, segundo a Lei n.6.404/76 (Lei das Sociedades por Ações), de 1976, estabeleceu-se e padronizou-se um conjunto de relatórios que passou a valer tanto para as sociedades anônimas abertas como para as fechadas. Nesses relatórios constam, por exemplo, O Balanço Patrimonial e a Demonstração dos Resultados.

        O Balanço Patrimonial apresenta todas as peculiaridades da empresa, permitindo a quem interessar tirar as informações precisas de todas as situações. A estrutura de um Balanço Patrimonial depende de seus agentes ativos e passivos. Os recursos no ativo geralmente são provenientes de duas fontes: terceiros e de capital próprio. O passivo consiste em obrigações que a empresa possui com terceiros que forneceram crédito. Esses terceiros podem ser vendedores, os bancos e o próprio governo, que concede prazos para pagamento de impostos.

Figura 1 Quadro apresentando Modelo de Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial

Ativo

Passivo

Circulante

Realizável a longo prazo

Permanente

Circulante

Exigível a longo prazo

Resultado de exercícios futuros

Patrimônio Líquido

Disponível

Créditos

Estoques

Despesas antecipadas

Investimentos

Imobilizado

Intangível

Diferido

Capital social

Reservas de capital

Reservas de Reavalização

Reservas de lucros

Lucros ou Prejuízos acumulados

Ações em Tesouraria

Fonte: Elaboração própria

A Demonstração do Resultado do Exercício (DRE) tem como função principal apresentar a situação econômica de uma instituição, seja por Lucro ou Prejuízo. Trata-se de um relatório contábil apurado de forma vertical onde são realizadas todas as deduções pertinentes das vendas brutas da empresa.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.9 Kb)   pdf (177 Kb)   docx (312.4 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com