CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDADE E A INDUSTRIAL
Por: jujuanne • 17/10/2015 • Trabalho acadêmico • 2.695 Palavras (11 Páginas) • 386 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 CONTABILIDADE INDUSTRIAL NA ATUALIDADE E A INDUSTRIAL 4
2.1.0 A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDÚSTRIAS 4
2.1.1 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS 5
2.1.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS 5
2.1.3 TERMINOLOGIAS UTLILIZADAS NA CONTABILIDADE DE CUSTOS 6
2.1.4 FORMAÇÃO DO PREÇO E VENDA 7
3 O MERCADO FINANCEIRO 8
4 A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA 9
5 CONCLUSÃO 11
REFERÊNCIAS 12
1- INTRODUÇÃO
Os primeiros sinais da humanidade e ate mesmo em relatos bíblicos a contabilidade já fazia sua historia e firmava a sua preexistência e sua importância no cotidiano com o passar dos tempos a humanidade evolui-se como também a contabilidade que nos primórdios era feita de forma simples era transcritos em tabua de argila. A contabilidade esta sempre em processo de transformação deixando de ser apenas uma forma de controle lucrativo da empresa para ser tornar um importante instrumento de gestão e informações para a tomada de decisões. Mas devidos ao grande desafio dos gestores em mostrar com precisão os cálculos e informações através de relatório tanto no mercado financeiro quanto para gestão industrial. Esta formalidade exigente trouxe impactos grandes no crescimento economia da classe social e media do Brasil. Este fato busque que se inove em algumas teorias. Abordaremos sobres “a importância da contabilidade e do mercado financeiro para a gestão industrial”.
- A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA:
A contabilidade no setor industrial tornou-se de suma importância, e um mercado altamente competitivo com grande números de fabricas e indústrias com grandes pequenos e médios portes, que de acordo com pesquisas obteve uma elevada queda em sua produção, os empresário deixaram de investir em tecnologia, aprimoramento e qualificação devido ao alto custos, Não é somente o setor industrial brasileiro que está sendo desafiado a evoluir constantemente e a desenvolver-se tecnologicamente, cabe ao contabilista o importante papel neste processo de demonstração de todos os fatos envolvendo o ramo industrial, assim ela é entendida como um instrumento fundamental para a administração, sendo uma ferramenta que oferece suporte para a tomada de decisão pelos gestores industriais e demais usuários estimulando-o e orientando-o . Assim, o Brasil está empenhado em criar suas estruturas, sistemas e redes de informação voltada ao atendimento industrial.
- A CONTABILIDADE COMO FERRAMENTA DE GERAÇÃO DE VALOR PARA AS INDÚSTRIAS.
A contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, demonstração de resultados, e a interpretação dos fatos nele ocorridos na organização e entidades, para informar ao usuário na gestão da riqueza patrimonial, logo a contabilidade tem como objetivo demonstrar passo a passo todos os custos de uma produção. Podendo através de suas análises discorrerem sobre as formas de criação de valor que pode ser realizada pela adoção de práticas racionais, ao fazer uso das ferramentas contábeis, as quais possibilitam a mensuração de toda movimentação financeira, compreendendo todas as etapas de planejamento de produção a, de por quanto vender e quanto custa um produto, através dos métodos de custeio. Etapa final que são os clientes finais. mas nada disto seria possível sem o profissionais da área financeira ou gestor financeiro que esta relacionado diretamente a administração através de relatórios e que precisam decidir sobre a melhor forma de administrar, frente a um mercado propenso a oscilações que podem afetar toda a estrutura da organização ou entidade.
- DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS OBRIGATÓRIOS
Ao fim de cada exercício, as empresas devem elaborar, com base em suas escrituração contábil, as seguintes demonstrações contábeis: Balanço Patrimonial; apresentar a posição financeira e patrimonial da empresa em determinada data, representando, portanto, uma posição estática, e regido pelas contas do ativo, passivo e patrimônio liquido. Demonstração do Resultado do Exercício - DRE; apresentada na forma dedutiva, com os detalhes necessários das receitas, despesas, ganhos e perdas definindo claramente o lucro ou prejuízo líquido do exercício. Demonstração de Lucros ou Prejuízos Acumulados - DLPA; evidencia as alterações ocorridas no saldo da conta de lucros ou prejuízos acumulados, no Patrimônio Líquido. Demonstrações das Mutações do Patrimônio Líquido - DMPL; tem muita semelhança coma DLPA e a mais completa e mostra todos os lucro ou prejuízos acumulados, evidencia a mutação do patrimônio líquido. Demonstração dos Fluxos de Caixa - DFC; passou a ser obrigatória no lugar da DOAR, visando mostrar como ocorreram as movimentações de disponibilidades em um dado período de tempo. Divide todos os fluxos de entrada e saída de caixa em três grupos: atividades operacionais; atividades de investimentos; atividades de financiamento. Demonstração do Valor Adicionado - DVA; Tem como objetivo principal informar o valor da riqueza criada pela empresa e a forma de sua distribuição. Notas Explicativas (NE's) As demonstrações contábeis devem ser complementadas por notas explicativas, quadros analíticos ou outras demonstrações contábeis necessárias à plena avaliação da situação e da evolução patrimonial da empresa.
...