A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA
Por: surynha • 13/10/2015 • Trabalho acadêmico • 3.083 Palavras (13 Páginas) • 284 Visualizações
[pic 1][pic 2][pic 3][pic 4]
[pic 5]
[pic 6]
[pic 7]
[pic 8]
[pic 9]
[pic 10]
[pic 11]
[pic 12]
[pic 13]
SUMÁRIO
1.
INTRODUÇÃO 3
2. GESTÃO INDUSTRIAL 4
2.1 A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA......................................4
2.1.1 Setor industrial na atualidade..............................................................................4
2.1.2 A contabilidade como ferramenta de geração de valor para as indústrias.........4
2.1.3 Demonstrações contabéis obrigatórias...............................................................5
2.2 CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS.....................................................5
2.2.1 Principais terminologias utilizadas na contabilidade de custos e
industriais como base para o desenvolvimento dessas duas contabilidade................6
2.2.2 Formação do preço de venda com base nos custos...........................................7
2.2.3 Formação do preço de venda com base no mercado..................8
2.3 O MERCADO FINANCEIRO................................................................................10
2.3.1 O gestor industrial deve analisar a atuação do mercado financeiro
no seu negócio? O que exatamente deve ser analisado? ........................................10
2.3.2 Como uma indústria pode aplicar os recursos excedentes(lucros)? ................11
2.3.3 Cite dois exemplos de capital de terceiros comentando sobre eles..................11
2.4 IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DE CUSTOS NA INDÚSTRIA..............................12
2.4.1 Escreva sobre a análise da margem de contribuição e ponto de equilíbrio
na contabilidade.........................................................................................................12
2.4.2 Discorra sobre o quanto a gestão de custos,quando bem aplicada,
pode interferir nas decisões de preço, rentabilidade do produto e gerenciamento
de seu custo...............................................................................................................12
3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15
INTRODUÇÃO
O objetivo desse trabalho é mostrar que apesar de algumas empresas terem começado a perceber que é possível obter recursos e aumentar sua capacidade de crescimento através de investimentos no mercado financeiro, ainda são muitas as que preferem aplicações tradicionais, com baixo risco.
Investir está cada vez mais fácil, e hoje, com inúmeras opções de investimento disponíveis, é preciso analisar quais são as que melhor se enquadram no perfil e anseios de cada investidor. Para que uma empresa comece a pensar nas diversas opções de mercado é necessário que antes haja uma administração efetiva de seu capital excedente, analisando quais valores ela poderá investir sem que façam falta em seu fluxo financeiro futuro.
Para tal desenvolvimento foram utilizados livros disponibilizados pela Universidade Norte do Paraná bem como sites relacionados ao tema abordado.
gestão industrial
A Gestão Industrial diz respeito principalmente a Contabilidade de Custo tendo em vista a atividade básica de uma indústria, é a transformação das matérias primas com aplicação de mão de obra juntamente com o uso de máquinas e equipamentos onde, em cada uma dessas atividades, são geradas os custos que deverão compor o preço do produto
A CONTABILIDADE NA ATUALIDADE E A INDÚSTRIA
Nas indústrias segundo Costa (2009, p. 27), os custos correspondem aos gastos relativos a fabricação dos produtos. A definição correta desses custos dependem de um eficiente controle. As indústrias estão sendo desafiadas a evoluir e desenvolver-se tecnologicamente para acompanhar o mercado.
Setor industrial na atualidade
Devida atual padronização da contabilidade ao cenário globalizado, tem-se uma mudança de gestão nas empresas industriais, a competitividade no mercado externo deve ter adaptações de regras comuns dentro da norma legal. Por isso deve aplicar todas regras à contabilidade industrial com demonstrações contábeis de fórum confiáveis e atualizados.
A contabilidade como ferramenta de geração de valor para as indústrias
As ferramentas contábeis geram inúmeras informações para os empreendedores, haja visto que reflete a atual situação financeira da empresa possibilitando assim uma tomada de decisão melhor embasada com chances maiores de êxito.
A contabilidade gerencial,como uma parte integral do processo de gestão, adiciona valor distintivamente pela investigação contínua sobre a efetividade da utilização dos recursos pelas organizações na criação de valor para os acionistas,clientes e outros credores. (IFAC, parágrafo 29)
O conceito de adição de valor na contabilidade gerencial, como em finanças, está ligado ao processo de geração de lucros aos acionistas, e se o custo da fabricação for cuidadosamente calculado bastará a indústria, levando em consideração o preço de mercado e a expectativa de lucro de seus sócios ou acionistas acrescentar a margem de lucro a fim de que possam garantir a continuidade da empresa.
Demonstrações Contabéis obrigatórias
Na contabilidade as demonstrações contábeis que obrigatoriamente deverão ser incluídas no livro diário são:
- Balanço patrimonial ao final do período;
- Demonstração do resultado do período;
- Demonstração do resultado do período;
- Demonstração das multações do patrimônio líquido do período;
- Demonstração dos fluxos de caixa do período;
- Demonstração do valor adicionado do período, conforme NBC TG 09-Demonstração do Valor Adicionado, se exigido legalmente ou por algum órgão regulador ou mesmo se apresenta voluntariamente;
- Notas explicativas, compreendendo um resumo das políticas contábeis significativas e outras informações explanatórias;
- Balanço patrimonial no inicio do período mais antigo comparativamente apresentado quando a entidade aplica uma política contábil retrospectivamente ou procede a reapresentação retrospectiva de itens das demonstrações contábeis, ou ainda quando procede a reclassificação de itens de suas demonstrações contábeis.
CONTABILIDADE DE CUSTOS INDUSTRIAIS
A contabilidade industrial é uma ciência que trata do estudo dos fenômenos patrimoniais sob o prisma empresarial.
Para Crepaldi (2002, p.14), “as empresas industrias passaram a produzir em grande quantidade, por meio do uso de máquinas, a apuração do custo do produto vendido deveria incluir todos os elementos empregados na fabricação do produto”.
Custo de produção do período (CPP) é a totalidade de custos na produção durante determinado período de tempo. É composto por três elementos, a saber:
...