Ciências sociais responsabilidade social e meio ambiente
Por: Diogo Silva • 19/9/2015 • Trabalho acadêmico • 2.026 Palavras (9 Páginas) • 437 Visualizações
[pic 1]UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Desafio profissional
-Teoria da Contabilidade
-Ciências sociais responsabilidade social e meio ambiente
Lavras 03 de novembro de 14.
[pic 2]UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP
Atividade Prática Supervisionada apresentada na forma de Trabalho acadêmico nas disciplinas de Teoria da Contabilidade, Ciências sociais e responsabilidade do meio ambiente do curso de Administração, 2º período, da Universidade Anhanguera - Uniderp.
Tutora: Karla Passos.
Curso: Administração.
Nome: Diogo Robson Silva
RA: 8745139276
Lavras 03 de novembro de 14
INTRODUÇÃO
L&Construção empresa de Construção Civil atuante no mercado desde 1983, realizando projetos de construção de casas populares com qualidades, tornando-se uma empresa grandiosa em seu estado, porém com o passar dos anos, Manoel gerente de negócios vem se preocupando com os impactos que a empresa vem causando ao meio ambiente. Resolvendo então desenvolver projetos para Desenvolvimento Sustentável, adotando uma serie de práticas, não somente ambiental, mas também valorizando sua marca, lucros e manter-se no mercado. Apresentando projetos, ações e resultados seguindo as três dimensões da Sustentabilidade sendo econômica ambiental e social.
Baseado nestes princípios, este trabalho tem o objetivo de ser um norteador para a empresa L&Construção, tendo em vista à necessidade da mesma na adequação à nova ordem mundial acerca da sustentabilidade. Para isso, subsiste a necessidade do conhecimento dos impactos causados ao meio ambiente, tendo em vista as práticas altamente degradantes aplicadas pelas empresas do ramo da construção civil. Não obstante, prima-se o entendimento de que a sustentabilidade empresarial pode ser uma oportunidade para novos negócios, bem como valorização da marca empresarial, aumento da margem de lucros, potencialização da competitividade, bem como ainda, maior credibilidade.
1-Diagnóstico de Impactos
A construção civil é responsável por grande parte do impacto ambiental causado pelo mundo, seja pelo consumo de produtos naturais, pelas modificações da passagem ou pela geração de resíduos. Quando os resíduos são dispostos em áreas não apropriadas para a disposição, estes podem gerar sérias consequências para o meio ambiente e altos custos ambientais. Dentre estes custos está o fato de que montes de entulhos agregam lixo e se tornam abrigos de vetores transmissores de doenças (ratos, baratas e moscas) E de animais peçonhentos (cobras e escorpiões).
A reciclagem seria a melhor opção para reduzir os impactos ambientais causados pelos resíduos de construção civil. Cerca de 80% do total de resíduos gerados podem ser reciclados ou reaproveitados. São considerados resíduos de construção e de demolição o desperdício gerado durante a construção, a reforma e a demolição é a gestão desde a fonte geradora que irá fornecer a correta segregação, ou seja, separação dos diversos tipos de resíduos gerados nas plurifases de uma construção para posterior tratamento, uma vez que os resíduos contaminados, ou seja, classes misturadas dificultam ou até inviabilizam o seu tratamento.
2-Propostas
-Apresentação dos projetos, ações e resultados seguindo as três dimensões da sustentabilidade sendo econômica ambiental e social.
- Sustentabilidade Econômica
Objetivo Ação Resultados Esperados
-Redução de custos reciclagem de material
-Aproveitamento de energia solar como forma de nova oportunidade empresarial ampliação nos negócios.
-Economia da energia elétrica a nível global reduzindo o uso de aparelhos de climatização e iluminação.
-Aumento de lucros desenvolvimentos de novos produtos.
-Novos negócios e parcerias, utilização de recicláveis. -Redução dos níveis de Co2 na produção de tubos. -Ser economicamente viável para seus clientes com maior demanda e aumento de lucros.
Compreende-se que, sustentabilidade econômica está diretamente ligada ao relacionamento das organizações com seus clientes e a sua capacidade de criar novos mecanismos de controle, prevenção, propiciar aumento de lucros, e desenvolver novos produtos baseados em princípios sustentáveis.
3- Sustentabilidade Ambiental
-Objetivo Ação Resultados Esperados.
-Aumento na Durabilidade das Construções Redução dos dejetos
Preservação do meio ambiente Facilidade para realização de limpeza e manutenção. -Redução do uso de produtos químicos.
-Aumento da absorção da água das chuvas para minimizar o envio às redes públicas. -Reaproveitamento da água, bem como propiciar segurança e redução de manutenções.
-Minimizações dos impactos, reaproveitamentos de água impermeabilização do solo
-Redução do consumo de água e impermeabilização do solo.
-Reaproveitamento de madeiras e materiais de demolição. Redução nos desmatamentos e economia de matéria prima. - Redução do volume do lixo, e possibilidade para propiciar sua reciclagem. Coleta seletiva, com gestão dos insumos.
Diante disso, este novo cenário deve ser encarado pelas organizações como uma oportunidade para a implementação das práticas sustentáveis de gerenciamento e não apenas como um momento que exige uma postura reativa às exigências legais ou pressões do governo e de grupos ambientais.
...