Classificação das contas
Por: juhbs • 1/6/2015 • Trabalho acadêmico • 770 Palavras (4 Páginas) • 246 Visualizações
Classificação das contas
Todos os patrimônios de uma empresa devem ter seus registros em contas específicas, podendo essas, serem classificadas para melhor compreensão de acordo com vários critérios.
A classificação das contas é um estudo que tem dividido vários doutrinadores e contabilistas ao longo da história por possuírem vários tipos de interpretações, resultando em formas diferentes de classificá-las alterando seu resultado.
No Brasil, algumas teorias de classificação foram adaptadas e a mais usada pelos contadores por ser a mais adequada é a Teoria patrimonialista, que defende o patrimônio como objeto de estudo da ciência contábil, tendo como finalidade administração o patrimônio e aperfeiçoar os resultados da entidade. Os contadores usam as duas formas de classificação da teoria patrimonialista, são elas: as contas patrimoniais e as contas de resultados.
As contas patrimoniais são aquelas que se referem aos Bens ( aquilo que a entidade possui como máquinas, móveis, imóveis, estoque, entre outros), ao Direito ( que são os bens da entidade que estão em posse de terceiro e a empresa tem o direito de receber como uma venda feita a prazos), a Obrigações (aquilo que a empresa deve pagar, são os bens de terceiros que estão em posse da empresa como uma compra a prazo) e ao Patrimônio Líquido ( é o que os sócios e acionistas tem de valor na empresa). Resumindo, são todas as contas do Balanço Patrimonial por meio de relatório obrigatório da empresa, uma Demonstração financeira.
As contas de resultado subdividem-se em dois grupos:
As contas de despesa onde cada elemento possui uma conta específica, que são a energia elétrica, os salários, o telefone, entre outras. E as contas da receitas como receita de serviços, produtos vendidos, aluguéis ativos e outras que fazem parte do ramo da empresa.
Nas contas de receita pode haver contas que aparecem nos dois grupos como aluguel, descontos e juros. Mesmo essas contas não fazendo parte do Balanço Patrimonial, essas contas nos ajudam na apuração do resultado do exercício e podem modificar o Patrimônio Líquido da empresa ou apresentar variações. Então temos que diferenciá-las colocando termos específicos.
Estas são exemplos de contas que podem possuir outras possibilidades de denominação.
Aluguel
Para despesa- aluguéis pagos.
Para receita- aluguéis recebidos.
Descontos
Para despesa- descontos concedidos.
Para receita- descontos obtidos.
Juros
Para despesa- juros pagos.
Para receita- juros recebidos.
A Classificação das Contas pelo Balanço Patrimonial.
As contas podem ser classificadas com o Balanço Patrimonial, por meio do Ativo, Passivo e Patrimônio Líquido. São classificadas no Ativo, aquelas que aparecem no lado esquerdo e possuem maior possibilidade de serem convertidas em dinheiro e colocadas no balanço em ordem de liquidez decrescente. Quando um item tem uma taxa de liquidez alta, este item se torna o primeiro a ser colocado no balanço, como é o caso da conta caixa. Já algumas contas como máquinas e equipamentos, móveis e utensílios, são classificadas depois por possuírem menor taxa de liquidez e serem convertidas em dinheiro.
...