Açao De Prestaçao De Contas Pratica Simulada V
Monografias: Açao De Prestaçao De Contas Pratica Simulada V. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: fcfm • 18/4/2013 • 939 Palavras (4 Páginas) • 1.147 Visualizações
Aula 7
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA... VARA CÍVEL DA COMARCA DE...
SILAS, (nacionalidade), (estado civil), (profissão), portador da Cédula de Identidade... , inscrito no CPF/MF sob n.º..., residente e domiciliado na ....,vem por seu advogado abaixo assinado, com fulcro nos artigo 914 e seguintes do Código de Processo Civil, vem mui respeitosamente, propor a presente:
AÇÃO DE PRESTAÇÃO DE CONTAS
em face de ALCEBÍADES, (nacionalidade),(estado civil),(profissão), portador da Cédula de Identidade..., inscrito no CPF/MF sob n..., residente e domiciliado na ..., pelos motivos de fato e de direito a seguir aduzidos:
I – DOS FATOS
O Requerido foi nomeado procurador da parte Autora para representá-lo nos atos da vida civil, possuindo assim poderes gerais, tendo em vista que o autor teve que se ausentar do País por motivos pessoais.
Ocorre que ao retornar ao País, o Autor procurou o Réu a fim de tomar ciência de toda situação, tendo o mesmo informado que não havia utilizado o mandato outorgado, visto que não foi necessário.
Cumpre ressaltar que antes de deixar o País a parte Autora possui um crédito de R$ 20.000,00 (vinte mil reais) em sua conta corrente, e que ao retornar ao País dirigiu-se ao banco, e constatou que seu saldo estava devedor em R$ 100.000,00 (cem mil reais), pois a conta havia sido movimentada pelo Réu, com uso da procuração.
Buscando entender o problema parte Autora procurou pelo Réu diversas vezes, estando o mesmo se esquivando de dar explicações ao Autor.
Tal ato gerou grandes prejuízos à parte Autora, inclusive. Eis a razão para se intentar a presente ação.
II – DO DIREITO
A lei civil, expressamente, dispõe que:
“Art. 668. O mandatário é obrigado a dar contas de sua gerência ao mandante, transferindo-lhe as vantagens provenientes do mandato, por qualquer título que seja.
Ainda, estabelece o Código de Processo Civil que:
“Art. 914. A ação de prestação de contas competirá a quem tiver:
I – o direito de exigi-las
II – a obrigação de prestá-la”
Entende-se pela leitura conjugada destes dois artigos que o Requerido possui o dever de demonstrar tudo que foi realizado quando estava em exercício do poder outorgado pelo Autor, prestando conta de todos os atos praticados na gerência da vida da parte Autora.
...