Com base no Estudo de Caso III - LOGÍSTICA E TRANSPORTES: UMA DISCUSSÃO SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO E O OS PRESTADORES DE SERVIÇOS
Por: Henrique Martins • 8/6/2016 • Trabalho acadêmico • 529 Palavras (3 Páginas) • 285 Visualizações
Data de entrega: até 09/11/2015[pic 1]
Exercícios 3 – Logística
Nomes: Henrique Martins - 2013101146
Lucas Santos Gomes – 2014101824
Com base no Estudo de Caso III - LOGÍSTICA E TRANSPORTES: UMA DISCUSSÃO SOBRE A TERCEIRIZAÇÃO E O OS PRESTADORES DE SERVIÇOS, responda as perguntas abaixo:
I. Qual o papel e a importância da terceirização logística para as empresas que utilizam essa modalidade?
R.: Tem papel fundamental no nível de serviço ao cliente, onde, a importância é gerar economia de escala e conduzir, de forma mais eficiente, as operações logísticas nas organizações. Com essa iniciativa, desenvolveram-se os Prestadores de Serviço Logísticos (PSLs) e os Operadores Logísticos (OLs), os quais proporcionam à logística maior profissionalização e melhorias de eficiência, operação e gestão.
II. Como a infraestrutura interfere na decisão da escolha do modal de transporte?
R.: É fundamental oferecer serviços com custos baixos e apresentar melhores retornos para a sociedade brasileira, os programas desenvolvidos pelo Governo Federal buscam maximizar as vantagens comparativas de cada modalidade de transportes e contornar, na medida do possível, as dificuldades para a realização de investimentos nesse setor. A disponibilidade de uma infraestrutura de transportes eficiente é uma das condições indispensáveis para a obtenção de um crescimento econômico sustentável e para o efetivo desenvolvimento social do país.
III. Por que ‘Gerenciamento de Risco no Transporte’ é uma das atividades mais terceirizadas?
R.: Pode ser justificado pelos índices elevados de roubo nas estradas brasileiras, obrigando muitas indústrias a contratarem esse serviço.
IV. Qual a diferença entre Prestador de Serviços Logísticos e Operadores Logísticos?
R.: Verificam-se diferenças referentes ao tipo de serviços prestados, ao número de atividades executadas, ao objetivo das empresas, ao tempo de contrato, a forma de executar determinadas tarefas e ao tempo e nível das negociações para os contratos.
[pic 2]
V. Faça uma análise crítica das conclusões.
Tudo depende da urgência com que o serviço seria utilizado e também por quanto tempo pretende usar este serviço. Caso seja algo urgente, nada muito especifico e que tenha que chegar logo ao destino, é recomendado os Prestadores de serviço tradicionais, visto que, as negociações para os contratos tendem a ser rápidas. Porém, para tratar de algo em longo prazo, que será constantemente remodelado, melhorado, terá a eficiência sempre maximizada ao longo dos anos, é recomendado o Operador Integrado. Porém, é algo a ser visto para longo prazo pois os contratos tendem a ser longos.
...