Como Três Lagos (MS) Driblou o Destino de Cidade Agrária e Enriqueceu
Por: Renata de Araujo • 12/3/2017 • Resenha • 254 Palavras (2 Páginas) • 320 Visualizações
Aluna: RENATA MENDES DE ARAUJO
Matrícula: 201502872188
Como Três Lagos (MS) driblou o destino de cidade agrária e enriqueceu
Três Lagoas viveu uma explosão de desenvolvimento nos últimos anos. A economia era baseada na pecuária, atividade que rendia poucos empregos e inclusive o comércio local era suficiente para atender a população.
A injeção de recursos na economia de Três Lagoas aconteceu nos últimos cinco anos, principalmente com a chegada das duas grandes produtoras de celulose: a Fibria e Eldorado modernizaram e fortaleceram o comércio e estimulou novos investimentos, como de serviços (hoteleiro) e construção civil.
A principal razão para investir foi a disponibilidade de áreas baratas e adequadas para floresta suficientes para abastecer mais de uma unidade, as árvores prontas para serem derrubadas e com a qualidade técnica necessária para produzir a commodity, uma menor a distância entre essas propriedades rurais e a fábrica facilitando menor custo da operação.
A vocação logística da região também pesou fortemente para cimentar os investimentos. O escoamento pode ser feito por: ferrovia, que corta o centro do município e é a opção mais comum para os exportadores; hidrovia Tietê-Paraná a margem da cidade, pois, possui uma bacia hidrográfica privilegiada, composta pelo rio Paraná e seus afluentes, como os rios Sucuriu, Verde e Pombo e o custo pode ser 60% menor que o rodoviário ou rodoviário.
Além dessas vantagens o que pesou também foi a isenção fiscal de 67% do ICMS por dez anos e isenção do IPTU e ISS por cinco anos, além de fazer a doação da área para a instalação das empresas.
http://www.folhadaregiao.com.br/Materia.php?id=22027
...