Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?
Por: Francis Chagas • 13/4/2016 • Trabalho acadêmico • 481 Palavras (2 Páginas) • 634 Visualizações
Atividade Aula 01
A partir dessa atividade, você precisará ter acesso ao livro "Convite à Filosofia" de Marilena Chauí.
Leia os capítulos 2 e 3 da Unidade I de Chauí, Marilena. Convite à Filosofia e responda às questões abaixo:
1. Como surgiu a filosofia? Quais as diferenças entre o pensamento filosófico e o Mito?
A Filosofia surgiu a partir do momento em que algumas pessoas se sentiram insatisfeitas com as respostas obtidas para os mais diversos questionamentos acerca do funcionamento do mundo, da vida, dos seres e de tudo o que se possa imaginar e passaram a buscar respostas mais “racionais”, tanto é que objeto de estudo é a cosmologia que seria o conhecimento racional da ordem do mundo (Chauí).
Os historiadores dizem que esse surgimento se deu nas colônias gregas entre o final do século VII e início do século VI antes de Cristo (Chauí).
De acordo com o livro Convite à Filosofia de Marilena Chauí, há uma discussão em torno desse surgimento, onde historiadores dizem que os gregos assimilavam o conhecimento oriental em suas viagens e esse conhecimento ajudou a construir o pensamento filosófico grego.
Antes de nascer a tentativa de explicar as coisas de maneira mais racional, os ditos sábios da época procuravam dar respostas com base em mitos, em estórias fantasiosas com heróis e deuses. E assim começa a percepção da diferença entre mito e pensamento filosófico, enquanto este procura a racionalidade em explicar as coisas como são ao longo do tempo, observando a composição e combinação dos elementos naturais e ainda um pensamento lógico, aquele procura a explicação em seres divinos, em união e separação entre deuses não importando se haverá ou não lógica em suas explicações.
2. Quais as teses que explicam o surgimento da filosofia, na Grécia? Qual delas é mais aceitável?
A tese orientalista defendida por Filo de Alexandria e pelos Padres da Igreja que queriam ligar a Filosofia aos pensamentos orientais para valorizá-los, já que a Filosofia havia se tornado algo grandioso e de importância moral na época.
A tese do milagre grego que defende que, por os gregos serem excepcionais, criaram a Filosofia naturalmente.
Nem uma, nem outra é a mais aceitável em sua totalidade. A conclusão dos estudiosos é que houve uma mistura das duas teses. Os gregos assimilaram o conhecimento oriental e transformaram ou renovaram esses conhecimentos para a realidade grega.
3. Quais os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia?
Os fatores históricos que influenciaram o surgimento da filosofia, de acordo com Marilena Chauí, foram as viagens marítimas, a invenção do calendário e da moeda, o surgimento da vida urbana, a invenção da escrita alfabética e a invenção da política, esta que se desdobra em três aspectos: a questão da lei representando a vontade de todos, um espaço público onde as decisões são discutidas com todos e uma forma de política onde todos podem compreender o que está sendo dito.
Referência:
CHAUÍ, Marilena. Convite à Filosofia. São Paulo: Ed. Ática, 2000.
...