TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comportamento Organizacional Programa de remuneração variada

Por:   •  23/3/2016  •  Dissertação  •  939 Palavras (4 Páginas)  •  324 Visualizações

Página 1 de 4

Programa de Remuneração Variável

Programa de Remuneração Variável: abrange planos de remuneração por unidades produzidas, incentivos salariais, participação nos lucros e participação nos ganhos. Nesse tipo de remuneração, as quantias recebidas flutuam de acordo com a medição do desempenho. Esta flutuação chama a atenção dos dirigentes das empresas, pois, transforma parte dos custos fixos com a força de trabalho em custos variáveis e acaba por reduzir as despesas quando o desempenho da organização cai.

As formas de remuneração mais tradicionais promovem o pagamento ao funcionário por seu tempo de trabalho ou cargo exercido, ou seja, por suas credenciais ou tempo de serviço. Alguns setores, como o setor de educação, ficam por enormes períodos sem aumentos salariais por causa desta forma de remuneração.

Existem quatro tipos de programas de remuneração variáveis mais utilizados nas organizações:

  1. A remuneração por unidade produzida;
  2. Os bônus;
  3. A participação nos lucros;
  4. A participação nos resultados.

1.1. Planos de remuneração por unidade produzida: existem há quase um século, são muito populares entre os trabalhadores a área de produção. Basicamente os funcionários recebem uma soma fixa para cada unidade de produção completada. Em alguns casos não há previsão de pagamento fixo básico, mas apenas para aquilo que for produzido. Há organizações que utilizam um plano modificado, em que os funcionários tem um salário fixo por hora, mais um diferencial por unidades produzidas, este plano oferece um piso salarial para os trabalhadores, além de um incentivo à produtividade.

2.1. Os bônus: quando determinados objetivos definidos pela empresa são atingidos, esta estipula um bônus para seus funcionários, funciona como um estimulo para que estes tenham um melhor desempenho. Atualmente, cada vez mais os planos de bonificação estão se expandindo dentro das organizações, onde são participantes desde os executivos da empresa, e podendo também incluir os funcionários dos escalões inferiores. Essa é uma forma de recompensar os funcionários, na maioria das vezes com dinheiro em espécie, sempre que o lucro da organização aumenta.

3.1. Os planos de participação nos lucros: São programas que envolvem toda a organização, distribuindo um pagamento baseado em alguma formula de calculo da lucratividade da empresa. Este pagamento pode ser feito em dinheiro, mas é mais comumente, no caso dos executivos, em ações da empresa, que se valorizam com base no desempenho dos lucros desta.

4.1. A participação nos resultados: é um plano de incentivo coletivo baseado em uma formula. A melhoria na produtividade do grupo durante certo período determina a quantia em dinheiro a ser alocada. A divisão dos ganhos resultantes da produtividade entre a empresa e os funcionários pode ser feita de inúmeras formas, mas o mais comum é que esta partilha seja meio a meio.

A diferença entre a participação nos resultados e a participação nos lucros: Os programas são semelhantes, mas não idênticos. A participação nos resultados tem seu foco na produtividade e não nos lucros, por isso recompensa comportamentos específicos que são menos influenciados por fatores externos, podendo os funcionários receber os incentivos mesmo quando a empresa não esta sendo muito lucrativa, o que não ocorre com o plano de participação nos lucros onde o foco é o desempenho dos lucros da empresa.

Os lados: positivo e negativo dos programas de remuneração variada.

O lado positivo: Os programas de remuneração variada funcionam e conseguem aumentar a motivação e a produtividade dos trabalhadores. Estudos confirmam que as organizações que adotam o plano de participação nos lucros tem maior lucratividade do que as demais. Também a participação nos resultados aumenta a produtividade na maioria dos casos, além de impactar positivamente a atitude dos funcionários.

O lado negativo: a remuneração variável, sob o ponto de vista do funcionário tem seu contra, que é imprevisibilidade. O salario base garante ao trabalhador poder assumir um financiamento de um investimento porque este sabe exatamente o que vai ganhar. Já no caso da remuneração variada isto é bem mais complicado, devido as variáveis como: diminuir o desempenho da equipe, uma recessão que diminua os lucros da empresa etc. estas podem, dependendo do calculo estabelecido para a remuneração variável, reduzir a renda do seu participante. Outro contra é que quando as bonificações se repetem todos os anos, os colaboradores começam a contar com elas como se fossem fixas. Casos elas não aconteçam mais, os dirigentes da empresa terão de enfrentar o descontentamento dos funcionários.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.3 Kb)   pdf (71.8 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com