CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
Dissertações: CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: raphasimoes • 29/3/2013 • 836 Palavras (4 Páginas) • 2.141 Visualizações
CONCEITO DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
A empresa é formada por organizações, cuja qual, é administrada por pessoas, são à força de trabalho, as pessoas, que dão sustentação a uma produção constante e de qualidade e é ai que o entendimento do que motiva os indivíduos, os grupos e o relacionamento da empresa com seu ambiente, ou seja, um campo que investiga o impacto que os indivíduos, grupos e estrutura têm sobre o comportamento dentro das organizações com o propósito de utilizar este conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
COMPARAÇÃO ENTRE DEFINIÇÕES DE COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
O comportamento organizacional refere-se aos atos e às atitudes das pessoas nas organizações. O campo do comportamento organizacional estuda esses atos e atitudes e compreende uma série de teorias e modelos independentes. Para estudar o comportamento organizacional os administradores reúnem dados mediante observação direta, questionários, entrevistas e documentos escritos e realizam experiências de laboratório, estudos de campo ou simulações com a finalidade de avaliar a relação entre diversos fenômenos.
Livro: CO / IMPACTO DAS EMOÇÕES
AUTOR: EDUARDO SOTO
PÁG: 27
O comportamento organizacional é um campo de estudos. Essa afirmação significa que se trata de uma área de especialidade, com um corpo comum de conhecimentos. E estuda três determinantes do comportamento nas organizações: indivíduos, grupos e estrutura. O comportamento organizacional aplica o conhecimentos obtido sobre as pessoas, os grupos e o efeito da estrutura sobre o comportamento, para fazer com que as organizações trabalhem mais eficazmente e de como esse comportamento afeta o desempenho dessas empresas.
LIVRO: CO / LIVRO TEXTRO 133
AUTOR: STEPHEN P. ROBBINS
PÁGS: 6 – 7
- - - - - - - - - - - - - - -
É o estudo sistemático do comportamento humano nas organizações, focando ações de atitude dos indivíduos para alcançar a produtividade e promover a cidadania organizacional.
O comportamento organizacional corresponde a: explicação no ato de identificar causas ou razões que impulsionam determinados fatos acontecimentos e fenômenos. A previsão e o controle de resultados de uma ação especificam, o controle tem como idéia monitorar o comportamento do ser humano para ampliar a contribuição e a eficácia no trabalho, tendo consigo uma dificuldade de funcionamento por se tratar de seres humanos, porque não possuem a mesma linha de raciocínio.
Com o aumento da produtividade a pessoa muitas vezes, recebe elogios, promoções e/ou aumentos salariais, tornando-se mais satisfeita com o trabalho. Portanto, não é a satisfação que aumenta a produtividade e sim a produtividade que aumenta a satisfação (ROBBINS, 2002).
O mesmo autor defende a idéia de que as pessoas não escolhem seus empregos aleatoriamente, elas tendem a buscar posições que sejam compatíveis com seus interesses, valores e habilidades. Independentemente do nível de satisfação, os funcionários que apresentam melhor desempenho tendem a permanecer na organização, pois são reconhecidos, elogiados e recompensados. Portanto, percebe-se que o desempenho e a satisfação com o trabalho tendem a ser maiores quando seus próprios valores coincidem com os da organização.
Segundo Xavier (2004), a insatisfação é a grande causadora de problemas no trabalho e na vida particular do homem moderno, tendo em vista que o ser humano só terá uma vida plena se o seu trabalho for realizador. Ressalta ainda, que o trabalho é provedor de amigos, de conhecimento, de novidades, criatividade, conforto, diversão e do fato da pessoa ter a sensação de que pertence a algum lugar, identificando-se com o trabalho e com a empresa em que atua.
Percebe-se então, que a satisfação
...