Comportamento organizacional e endomarketing
Por: fabianeguttler • 19/11/2015 • Projeto de pesquisa • 6.054 Palavras (25 Páginas) • 639 Visualizações
Comportamento Organizacional e Endomarketing
Web aula 1
Nesta web aula você entenderá o conceito e os fundamentos do comportamento organizacional (CO) e será capaz de analisar a influência do indivíduo, dos grupos e da estrutura organizacional nas pessoas, visando aprimorar a performance das empresas, favorecendo um ambiente de estímulo à inovação.
Palavras-chave: indivíduo, grupo, estrutura, cultura, comportamento.
Web aula 2
Considerando que a inovação é questão de sobrevivência para as organizações contemporâneas, nesta segunda unidade você compreenderá o que é criatividade e inovação e sua importância para o crescimento sustentável das organizações contemporâneas. Acompanhará as etapas do processo empreendedor nas organizações (intraempreendedorismo corporativo) e identificará as características essenciais do líder empreendedor.
Em um segundo momento, entenderá as principais características do endomarketing e a aplicação dos conceitos do marketing para a construção de uma imagem pessoal e profissional, como uma estratégia de planejamento de carreira.
Palavras-chave: endomarketing, empreendedorismo, intraempreendedorismo, imagem, marketing pessoal.
Comportamento organizacional
Você já parou para pensar no impacto das ações dos indivíduos e dos grupos dentro das organizações?
Já analisou de que forma o seu comportamento e o dos seus colegas pode afetar a organização, influenciando o seu desempenho de forma positiva ou negativa?
As respostas a esses questionamentos demonstram a relevância da disciplina Comportamento Organizacional (CO) para os administradores que atuam em empresas contemporâneas que enfrentam os desafios de um ambiente em constante transformação.
A busca pela sobrevivência e pela competitividade é uma realidade nas organizações. A valorização do elemento humano, baseado no entendimento de que as pessoas são responsáveis por trazer as inovações que vão gerar vantagem competitiva, ratifica a importância desta disciplina, que dá oportunidade aos gestores para desenvolverem habilidades interpessoais ou humanas, para obter o melhor de seus subordinados e equipes de trabalho por meio do exercício eficaz da liderança.
Mas o que é comportamento organizacional? Quais são seus elementos básicos?
Robbins, Judge e Sobral (2010 p. 7) definem comportamento organizacional (CO) como
[...] um campo de estudo que investiga o impacto que indivíduos, grupos e a estrutura organizacional têm sobre o comportamento das pessoas dentro das organizações, com o propósito de utilizar esse conhecimento para melhorar a eficácia organizacional.
Esses mesmos autores classificam o CO como um campo de estudo da administração, considerado uma ferramenta que possibilita uma melhor compreensão, análise e previsão do comportamento de subordinados e grupos de funcionários, levando os líderes a encontrar estratégias para uma melhor qualidade de vida no trabalho, aumentando a satisfação, comprometimento e alcance dos objetivos organizacionais.
Complementando as ideias de Robbins, Judge e Sobral, Wagner III e Hollenbeck (2000, p. 6) afirmam que o estudo do CO possibilita ao gestor "[...] prever, explicar, compreender e modificar o comportamento humano no contexto das empresas”, fatores que podem contribuir para uma melhorperformance da organização.
Os elementos básicos do CO são: indivíduo, grupo e estrutura organizacional e, para que possa cumprir com o propósito de oferecer compreensão sobre o impacto das ações destes no desempenho das empresas, o CO busca a contribuição em uma série de disciplinas, conforme podemos observar no quadro abaixo, que é uma releitura do quadro apresentado por Robbins, Judge e Sobral (2010, p. 10) e identifica os conhecimentos ou temas que cada uma das disciplinas que contribuem para o estudo do CO abrange.
Quadro 1 - DISCIPLINAS QUE CONTRIBUEM PARA O ESTUDO DO COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
(Elementos, Disciplinas e Temas de Abrangência)
[pic 1]
Enquanto a psicologia se debruça sobre os aspectos constitutivos do comportamento individual, a psicologia social e a sociologia desvendam a influência do indivíduo sobre outros, nos grupos, em ambientes sociais e culturais diversos e em mudança. A antropologia traz uma visão sobre a cultura organizacional e seus elementos em diferentes organizações.
Robbins, Judge e Sobral (2010) apresentam dois modelos de comportamento organizacional que identificam como estágio I (básico) e estágio II (contingencial).
Acompanhem o vídeo no qual explicarei esses dois modelos de CO.
Robbins, Judge e Sobral (2010) apresentam dois modelos de comportamento organizacional que identificam como estágio I (básico) e estágio II (contingencial).
Acompanhem o vídeo no qual explicarei esses dois modelos de CO.
Modelos de Comportamento Organizacional
Este último quadro que verificamos no vídeo e que apresenta o estágio II ou o modelo contingencial do comportamento organizacional vai direcionar nossas discussões de agora em diante, de acordo com os ensinamentos de Robbins, Judge e Sobral (2010 p. 28), que argumentam que por meio do olhar para o CO é possível "[...] melhorar a qualidade e a produtividade dos funcionários, mostrando aos administradores como dar autonomia ao seu pessoal e como elaborar e implementar programas de mudanças, melhorar o atendimento ao cliente e ajudar os funcionários a equilibrar vida pessoal e profissional".
A aplicação dos conhecimentos que envolvem o CO pode levar os gestores a aprender maneiras para incentivar a inovação, buscando um crescimento sustentável.
Portanto, dando continuidade à nossa web aula, vamos detalhar os fundamentos do comportamento organizacional em termos de variáveis dependentes e independentes.
Acompanhem comigo!
Fundamentos do Comportamento Organizacional: variáveis dependentes
Vamos destacar, a seguir, as variáveis dependentes do CO:
Produtividade
Produtividade é a medida de desempenho das organizações. Podemos dizer que uma empresa é produtiva quando consegue alcançar as metas, transformando matéria-prima em produto com o menor custo possível.
...