Comunicação
Por: victordocx • 24/8/2015 • Trabalho acadêmico • 6.465 Palavras (26 Páginas) • 257 Visualizações
Trabalho Final de Estratégia
Rede Subway
Rodrigo Santos
William Moo
Juliana Carvalho
Sabrina Sato
Marcos Vinicius Salhab
André Sato
1. Identificação da empresa ou unidade de negócio
A marca norte-americana Subway está presente em 100 países e atende diariamente, em média, mais de seis milhões de clientes. O restaurante SUBWAY foi fundado nos Estados Unidos, há mais de 47 anos, com o objetivo de oferecer diferentes opções de refeição rápida e saudável. Reconhecida por seus sanduíches e saladas, inspirados na culinária de diferentes localidades, a rede está representada por mais de 900 lojas no Brasil. Dentro do mundo alimentício, a Subway pode ser caracterizada como uma rede do ramo de fast-food.
2. Caracterização do ramo
Fornecedores: De acordo com o gerente de compras, Alexandre Costa, a Subway utiliza os serviços da Luft Food Service para efetuar o abastecimento de seus restaurantes em todo o Brasil, com frequência de entrega que varia entre uma e duas vezes por semana, dependendo da região. "A logística representa 100% para nós", exclama, destacando a participação desta área na expansão da rede. "A Luft tem um CD (Centro de Distribuição) em Osasco, SP, que é responsável pelo abastecimento nacional. Uma carga ou outra passa pelo CD que eles têm no Rio de Janeiro, mas a quase totalidade das operações parte de Osasco", acrescenta. Ele ressalta que o Operador Logístico tem um papel essencial na garantia de abastecimento e qualidade dos produtos entregues nos restaurantes e garante que sem ele não seria possível atuar em todo o território nacional, porque muitos dos fornecedores não possuem logística de entrega ponto a ponto." Temos um padrão de qualidade que abrange todas as etapas da cadeia, através dos procedimentos de recebimento, armazenagem e distribuição dos produtos", revela, contando, em seguida, que a Luft realiza as entregas com caminhões próprios, que , assim como o CD, possuem um rígido controle de temperatura, já que transportam produtos congelados, resfriados e secos. Quando resolveu entrar de vez no mercado brasileiro, a Subway optou por centralizar o abastecimento das franquias em um só lugar e, após um criterioso processo de seleção, escolheu a Luft, que ficou encarregada não apenas da distribuição dos produtos às lanchonetes, em três diferentes temperaturas simultaneamente, mas também passou a ser responsável por gerenciar todo o processo de compra de alimentos e outros itens. A Luft atende a toda gama de serviços dentro da cadeia de suprimentos, desde compras, desenvolvimento de fornecedores nacionais e internacionais, entregas programadas, controle de contas a pagar, controle de qualidade dentro das normas das indústrias, recebimento, armazenagem em três temperaturas, controle de estoque, preparação de mercadorias, embalagem e entregas rastreadas. O fato da Luft ser a responsável pelas operações logísticas de distribuição não significa que ela escolha os produtos que fornecerá, já que é a Subway que escolhe seus fornecedores. Apesar disso, as Lojas Subway procuram sempre manter relações com fornecedores locais ou próximos aos centros de distribuição da Luft em Osasco e no Rio de Janeiro, visando facilitar seu trabalho de logística. Um desses fornecedores é a empresa de carnes Marfrig, que possui várias unidades pelo Brasil e também é parceira do McDonald’s.
Concorrentes: Uma rede que tem grande potencial para se tornar a principal concorrente da Subway no Brasil é a Quiznos. Essa rede se estabeleceu recentemente no país e também prima por oferecer sanduíches que podem ser consumidos de forma rápida e saudável. Atualmente, os concorrentes da Subway que podem ser apontados são as redes de sanduíches fast-food que, como seus próprios nomes já mostram, apelam para a rapidez do serviço e, apesar de menos saudáveis, destacam o sabor dos alimentos que servem. McDonalds e Burger King são exemplos.
Compradores: Os principais clientes da Subway são pessoas que buscam refeições rápidas em razão, na maioria das vezes, do trabalho, mas que tenha também valores nutricionais. Em termos de faixa etária, sexo e renda não há segmentação definida.
Os produtos da Subway são os sanduíches que o próprio cliente monta e se caracterizam por serem saborosos e saudáveis. Seus substitutos são aqueles sanduíches encontrados no potencial principal concorrente (Quiznos), e também os hambúrgueres, salgados, esfihas, sanduíches naturais, entre outras refeições rápidas.
A Subway possui em torno de 900 lojas no território nacional, sendo que a grande maioria delas se localiza no estado de São Paulo, mais precisamente em sua capital. A franquia se estabeleceu em mais de 99 países, sendo que o Brasil é a sétima nação com maior número de lojas no mundo, o que demonstra o sucesso da rede em nosso país. A Subway é a maior rede de franquias nos Estados Unidos e no Canadá, possuindo, respectivamente, mais de 1000 unidades e de 500 unidades a mais que o segundo colocado (McDonalds). A rede cresce a uma taxa média de 5 franquias por dia. A Subway veio para ficar, com o objetivo de se tornar a maior rede de fast food do Brasil até 2015, já que, antes mesmo disso, se tornou a maior rede de fast food em número de lojas do mundo no início de 2011.
A corrida pelo domínio global é uma disputa importante em uma indústria que é quase saturada nos EUA. O desemprego elevado e a incerteza econômica golpearam o setor de restaurantes no país e as redes estão procurando crescer no exterior, particularmente na Ásia e na América Latina. A Subway acabou de inaugurar seu milésimo endereço na Ásia e espera que a China se transforme em um dos seus maiores mercados. A lanchonete possui 199 lojas no país asiático e projeta ter mais de 500 em 2015. A rede, que abriu seu primeiro restaurante internacional em 1984, projeta que o número de unidades no exterior supere o de lojas domésticas em 2020.
Todas as lojas Subway no Brasil são abastecidas pela Luft Food Service, uma grande distribuidora que possui centros de distribuição em Osasco, de onde sai a enorme maioria dos produtos para as lojas brasileiras, e no Rio de Janeiro. Quando resolveu entrar de vez no mercado brasileiro, a Subway optou por centralizar o abastecimento das franquias em um só lugar e, após um criterioso
...