Corrida sem linha de chegada
Por: AlineeSantoss • 16/4/2017 • Trabalho acadêmico • 293 Palavras (2 Páginas) • 1.318 Visualizações
Aline Santos
Gestão Contemporânea - 1º período
O filme “Corrida sem linha de chegada” fala a respeito da forma de atuação que as empresas tinham antigamente e das mudanças enfrentadas pelas corporações ao longo do tempo.
Antigamente, quando a economia era sadia, o modo de gestão era convencional e burocrático. As regras e metas eram claras, havia espaço para todas as empresas, no ambiente de trabalho, os funcionários apenas executavam o que era ordenado pelos chefes e quase não se enfrentava a concorrência e dessa forma era mais fácil satisfazer os clientes.
Não se tinha preocupação com a qualidade, e sim com a produtividade já que se visava apenas o lucro.
Com o passar do tempo os clientes começaram a exigir um maior grau de qualidade, as empresas buscaram se adequar a nova realidade melhorando seus produtos e serviços o que incentivou a concorrência.Porém esse novo ambiente era inseguro e desconhecido, exigia planejamento e o trabalho em equipe, algo desconhecido até o momento já que o chefe deixou de ser o detentor do poder e outros membros das equipes passaram a opinar, desse modo gerando a cooperação.
A maioria das pequenas empresas não suportaram e fecharam, já outras cresceram tanto que acabaram se desorganizado devido a falta de planejamento.
É visível que a concorrência se tornou agressiva, e com o passar do tempo ficou mais dficil controlar e dominar uma larga fatia do mercado, já que o concorrente que antes estava próximo(mesma rua, mesmo bairro) agora pode estar localizado em , outro pais ou até mesmo em outro continente.
Nesse contexto também é possível analisar o título do filme que considera que há uma necessidade constante e continua de melhorias que devem ser baseadas na opinião do consumidor e no perfil adotado pela concorrência direta.
...