Cultura brasileira
Por: janaina007 • 17/9/2015 • Projeto de pesquisa • 266 Palavras (2 Páginas) • 239 Visualizações
UNIVERSIDADE CRUZEIRO DO SUL
Cultura Brasileira
Curso: Administração de Empresas
Disciplina: Cultura Brasileira
Tutora: Daniela Oliveira
Janaína Diniz Souza RGM: 120162-0
As relações entre estado, cultura, ideologia e comunicação na era Vargas politizou a cultura ao controlar suas formas e produções e usá-la para fazer propaganda do Estado e do populismo como a construção de identidades nacionais, futebol, samba e carnaval. A comunicação reuniria linguagem e técnica do Rádio e do Cinema que configuraria grande alcance e potencialidades.
A produção cultural, analisada com distanciamento no tempo, revela traços de um Brasil que entrava em uma nova fase em termos sociais e econômicos. Á frente do estado brasileiro Getúlio Vargas tornou-se principal referência para a constituição de uma cultura política populista, ocupando o imaginário de uma população com uma cultura que insistia em difundir formatos simplórios, personagens caricatos e censura à produção verdadeiramente crítica.
Ideologicamente inovadoras interpretações do país e de seu povo alterava sua dinâmica ao transferir parte das atividades rurais agrícolas para as urbanas industriais, fazia isto em um contexto tecnológico. Tudo isto fez parte do projeto político que politizaram a cultura para que ela expressasse os valores e a ideologia por eles definidos.
...