Definições de Funções da Administração
Por: Eduardo Macedo Gomes • 29/3/2017 • Trabalho acadêmico • 942 Palavras (4 Páginas) • 171 Visualizações
Organizações: são grupos de pessoas que se juntam para alcançar um objetivo em comum.
Administração: é processo de coordenação de trabalho de uma organização e alocação de recursos organizacionais para alcançar objetivos de forma eficiente e eficaz.
Funções administrativas:
Planejamento: responsável pelos objetivos que a empresa quer alcançar da organização e coordenam as atividades.
Organização: responsável pela distribuição de tarefas, recursos e autoridade pelos membros e estabelece mecanismo de comunicação e coordenação entre esses.
Direção: responsável pela motivação e liderança dos membros através de sua orientação e comunicação
Controle: responsável pelo monitoramento das atividades, e garante que sejam realizados como o planejado, e se for necessário corrigir. Controla os processos.
Eficiência: realiza as atividades, minimizando a utilização dos recursos, faz seu trabalho sem desperdícios. Ênfase nos processos
Eficácia: atingi os objetivos sem ligar para reduzir custos para alcançar os objetivos. Ênfase nos resultados.
Efetividade: mostra se os produtos e serviços estão atendendo as expectativas do mercado. Atingi objetivos socialmente desejáveis.
Planejamento: responsável pela definição dos objetivos da organização. Objetivos define o que deve ser feito, e planos define como deve ser feito.
Objetivos: metas que a organização busca atingir.
Planos: indica o que deve ser feito através dos recursos, estratégias e meios de controle.
Longo prazo – estratégico/ médio prazo - tático/ curto prazo – operacional
Processos de administração estratégica
Diagnóstico da situação atual: identifica a missão, visão, objetivos e estratégias.
Analise estratégica:
Ambiental interna – identifica desempenho da organização e faz com que ela seja diferente das demais, mais valor aos clientes (pontos fortes) e indica as desvantagens em relação aos concorrentes (pontos fracos).
Ambiental externa: identifica os fatores externos que podem afetar o desempenho da organização: analise microambiente (cliente, fornecedores e concorrentes) e do macro ambiente (econômicas, políticas, tecnológicas e demográficas).
Analise SWOT: ferramenta para gerenciar e estudar o processo de análise estratégica, através dos pontos fortes e fracos pelo ambiente interno, e pelo ambiente externo pelas oportunidades e ameaças.
Organização: função da administração que distribui tarefas e recursos, e diz quem tem autoridade sobre quem e onde tomar decisões. Estão no topo das organizações desenha e redesenha a estrutura organizacional.
Estrutura organizacional: atividades da organização são divididas, organizadas e coordenadas.
Organograma: estrutura da organização (divisão do trabalho)
Especialização do trabalho: onde são divididas e padronizadas as tarefas na organização.
Cadeia de Comando: distribuição de autoridade e responsabilidade pelos membros. Autoridade passando pelo topo até o último elemento da hierarquia, identificando quem deve responder a quem.
Autoridade: direito formal e legitimo de decidir e dirigir pessoas e recursos na execução de tarefas.
Responsabilidade: presta contas sobre a execução de tarefas e os resultados do trabalho
Delegação: transfere a autoridade e responsabilidade para membros organizacionais de nível inferiores.
Amplitude de controle: distribuição de autoridade e responsabilidade, e mede o nº de pessoas subordinadas a um administrador.
Centralização: significa que autoridade está no topo da organização toma as decisões.
Vantagens: decisões mais consistentes com objetivos principais na organização, maior uniformidade de procedimentos, redução de riscos e de erros.
Desvantagens: administradores com pouco contato com as pessoas envolvidas, dependem de superiores para tomar decisões, desestimula e criatividade e inovação, demora na decisão.
Descentralização: autoridade para tomar decisões é distribuída nos níveis inferiores da organização
Vantagens: agilidade, rapidez, flexibilidade na tomada de decisões, maior interesse e motivação dos subordinados.
Desvantagens: tendência a desperdícios e maior dificuldades de localizar os responsáveis por decisões erradas.
Formalização: documentação escrita para dirigir e controlar os funcionários. Tipo: horário fixo de trabalho. Códigos de conduta, normas e procedimentos.
Departamentalização: agrupa e integra as atividades e funcionários. Tipo departamentos, tarefas, atividades e funcionários em unidade organizacionais, para uma melhor coordenação.
Departamentalização funcional: é mais antigo e mais comum, baseado em áreas especializadas, critério para agrupar pessoas, recursos e tarefas em departamentos de acordo com a função organizacional. São agrupadas pelas afinidades e objetivos
...