Departamento Financeiro – Setor Administrativo
Por: Sebastião Celino • 2/10/2018 • Relatório de pesquisa • 438 Palavras (2 Páginas) • 231 Visualizações
Departamento Financeiro – Setor administrativo
Dpto. de Compras
É o departamento responsável por identificar quais materiais estão em falta e realizar as compras da empresa. Para isso, a empresa tem vínculos com fornecedores, que são aqueles que vendem os materiais. Quando falamos de fornecedores, existem 3 tipos:
- Habituais: vendem produtos comuns, aqueles de quem a empresa geralmente compra;
- Monopolistas: são aqueles que vendem produtos exclusivos, ou seja, materiais que ninguém mais vende (como por exemplo um diamante)
- Especiais: vendem produtos em ocasiões atípicas, como por exemplo, produtos fora de época (morango)
• Diferença de Solicitação e Licitação: Solicitação é um pedido comum que qualquer ser humano pode fazer, já a licitação trata-se de um pedido/ordem emitida pelo governo
Após encomendar o material desejado e ele chegar, é hora de produzir.
Dpto. de Produção
É o departamento responsável por produzir os produtos da empresa. A palavra produzir vem do latim producere, que significa fazer aparecer.
Antes de qualquer coisa ser produzida, é necessário analisar-se os fatores externos e ver se o produto seria vendido de fato ou não.
Antes mesmo de o produto ser fabricado, deve-se pensar onde iremos guarda-lo. Veja os três tipos de locais de armazenamento:
- Estoque: grande local de armazenamento, que costuma guardar matérias primas, produtos em fabricação e produtos acabados
- Depósito: local menor de armazenamento, que guarda apenas os produtos prontos para venda
- Almoxarifado: local que armazena produtos para uso interno da empresa, como por exemplo, materiais de escritório, limpeza, etc.
O programa 10S é uma proposta que visa reeducar as pessoas, modernizar as organizações, buscar a melhoria nos ambientes, recuperar valores e cuidar da saúde e segurança. As empresas que adotaram as práticas, inicialmente do 5S, tem tido resultados comprovados de que o fortalecimento do espírito de equipe tem crescido e levando as pessoas a ter mais iniciativa e participar mais ativamente do cotidiano da empresa, implementando a melhoria contínua em seus processos.
A proposta de implantação dos 10S é justamente conscientizar a todos de que é possível contribuir com ações diversas, para que se tenha uma sociedade mais digna e justa, onde o comprometimento das pessoas é fundamental para o sucesso não só profissional, mas também pessoal e humano.
Para saber se o programa tem eficácia ou não é preciso realizar uma avaliação, acompanhando os critérios definidos para cada S.
Na implantação do programa 10S, a avaliação é feita por dois avaliadores que devem ser treinados, um interno da área que está sendo avaliada e outro externo. Eles irão avaliar pelo menos 50 itens, com pontuações que variam de 0 a 10. Essa avaliação pode ser realizada a cada três meses, ou seis meses ou
...