Funções do departamento financeiro
Pesquisas Acadêmicas: Funções do departamento financeiro. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carol1983 • 15/11/2013 • Pesquisas Acadêmicas • 1.479 Palavras (6 Páginas) • 503 Visualizações
Sumario
Introdução
Conclusão
1-Departamento Financeiro
1.1 Análise e Planejamento Financeiro
1.2 Tesouraria
1.3 Caixa
1.4 Contas a Pagar e a Receber
1.5 Contabilidade de Custos
Introdução
O departamento financeiro é responsável pela administração dos recursos financeiros da empresa. Isso significa assessorar a empresa como um todo, no sentido de fazer com que os ganhos por ela obtidos sejam suficientes não só para cobrir todos os gastos do dia-a-dia, mas também para gerar lucros e assim garantir o seu desenvolvimento no futuro. Por isso o departamento financeiro é um setor fundamental para qualquer empresa, seja ela grande ou pequena pública ou privada e tenha ou não fins lucrativos.
O trabalho na área financeira exige alguma habilidade para a matemática, além de raciocínio lógico e concentração. Afinal, esse é um setor que lida com registro e movimentação de valores, pagamentos, cálculos variados e, não é preciso dizer, qualquer erro pode representar um prejuízo para a empresa.
Conclusão
Departamento financeiro tem como função controlar a empresa, isto é, controlar os gastos. É considerado o departamento mais importante; resultando o bom sucesso da empresa.
Este departamento tem como finalidade vária, itens como: analisar financiamentos, controlar financeiramente, recursos de entrada e saída, analisar e participar do mercado financeiro.
Um planejamento bem feito oferece vantagens para a empresa, prevendo resultados, decisões mais rápidos, avaliações periódicas, levando à conscientização dos objetivos da empresa.
Sabendo-se que se trata de uma empresa, necessitará trabalhar organizadamente, pois seu objetivo é o LUCRO. Sem rígida organização haverá falência de objetivos.
Em resumo: é de sua competência a escrituração de todos dos fatos contábeis gerados pela empresa, levantamento de balancetes e balanços e todas as demonstrações financeiras e contábeis.
1. Depósitos bancários: representa o depósito em banco junto á conta de cliente, que fica sob sua guarda, mas à disposição do cliente para ser retirado a qualquer momento.
2. Cheques: é um documento que representa a moeda corrente, e que tem como finalidade facilitar o comércio e a indústria, evitando-se o transporte de valores em dinheiro, com risco de roubo ou perda. Existe vário tipo de cheques, entre eles: cheque ao portador, cheque nominal, cheque cruzado, cheque cruzado nominal, cheque administrativo, cheque marcado.
3. Duplicatas: só podem ser emitidas quando se trata de contrato de compra e venda mercantil ou prestação de serviço entre as partes domiciliadas no território nacional.
4. Nota promissória: é uma promessa de pagamento, emitida pelo devedor, prometendo saldar o valor supra na data indicada, para o favorecimento indicado; deve conter os seguintes dados: valor, data do vencimento, favorecido, data da emissão e assinatura do cliente.
5. Vale: é um documento sem forma jurídica e significa que alguém retirou dinheiro do caixa e deixou no lugar um papel que diz "vale tantos reais".
6. Fatura: é um documento que cientifica ao devedor a qualidade, quantidade e preço das mercadorias remetidas.
CONCLUSÃO
É considerado um departamento muito importante por ser centralizador de todas as atividades, penetrando em todos os setores da empresa, determinando o grau de sucesso do resultado de cada exercício.
1.1Analise e Planejamento Financeiro
Planejamento no departamento financeiro tem como objetivo, de modo geral, fazer com que as metas estabelecidas pela direção de uma empresa sejam alcançadas. Para que isso aconteça, é preciso definir:
• Como realizar as ações necessárias.
• Quando elas precisarão ser executadas.
• Por quem serão feitas.
• Quanto isso vai custar.
No último item, cabe ao departamento financeiro analisar as várias alternativas de investimento, observando qual delas é a menos onerosa e estabelecendo o montante de recursos que será investido.
Em síntese, o planejamento financeiro precisa apresentar a fonte dos recursos, ou seja, de onde sairá o dinheiro necessário para se realizar o que foi planejado. Algumas possibilidades seriam:
• Utilizar uma parte dos lucros da empresa. Nesse caso, em vez de distribuir o lucro aos acionistas ou sócios, esse dinheiro é guardado para ser aplicado no investimento.
• Efetuar um empréstimo bancário. Porém, muitas vezes, em função das taxas e dos juros cobrados, pode não ser uma boa opção.
• Dispor de mais dinheiro por parte dos sócios ou acionistas. Dependendo da sua importância para o crescimento do negócio, seria possível que os sócios se interessassem em empregar mais dinheiro no negócio.
• Vender algum bem de seu patrimônio. Nesse caso, seria importante analisar se a venda desse bem não iria trazer algum prejuízo à realização das atividades da empresa. Por exemplo, não seria interessante a empresa vender o automóvel que faz a entrega dos produtos nos domicílios dos clientes, se ela não tiver outro veículo para realizar o trabalho.
Cabe também ao departamento financeiro analisar a viabilidade de um projeto ou de um investimento específico. Isso porque, às vezes, tem-se a intenção de se realizar uma atividade e, após estudo e análise, verifica-se que é impossível realizá-Ia por muitas razões, dentre elas a questão financeira. Um projeto pode ser muito bom, mas, se o montante de recursos necessários ao seu empreendimento for superior à capacidade financeira da empresa, esse projeto deve ser descartado.
É função de o departamento financeiro apresentar alternativas à proposta do projeto em discussão. Muitas vezes não há dinheiro para construir uma nova fábrica, mas, com menos recursos, pode-se ampliar as instalações da fábrica atual. Talvez não haja condições financeiras para
...