Desafio profissional Direito Empresarial, Tecnologias de Gestão e responsabilidade Social e Meio Ambiente
Por: gordotreze • 29/10/2015 • Trabalho acadêmico • 1.954 Palavras (8 Páginas) • 874 Visualizações
[pic 1]
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO PÚBLICA
2º SEMESTRE
DESAFIO PROFISSIONAL
DIREITO EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
PROFESSOR-TUTOR PRESENCIAL
SOROCABA-SP
2014
SUMÁRIO
1. INTRODUÇÃO 3
2. MODO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO 4
3. SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL _ 6
4. PROJETO DE TERCEIRIZAÇÃO _ 7
5. CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
6. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 9
- INTRODUÇÃO
A globalização vem reforçando a necessidade das organizações aprimorarem a qualidade de processos e produtos para se manterem competitivas e atenderem às expectativas e necessidades de um mercado cada vez mais competitivo. O meio ambiente é assunto mundial, projetos para minimizar os impactos industriais na natureza torna empresas ainda mais competitivas.
Este Desafio Profissional terá como objetivo demonstrar o projeto da Consultoria CLAFT (Gestão Empresarial; Gestão da Produtividade e Qualidade, Assessória Ambiental) com processos de implantação de melhoria contínua, abrangendo todas as áreas e níveis do meio organizacional sobrepondo o comprometimento geral de toda a empresa.
Dentro do período decidido pela consultoria CLAFT, visaremos às melhorias dos processos de gestão da empresa para que a mesma conquiste os certificados ISO. Conquistando a Organização Internacional para Normalização (International Organization for Standardization).
Uma consultoria de alta qualidade de gestão é indispensável para um bom negócio, exigindo a consciência dos responsáveis e assim ganhando o respeito dos consumidores.
- MODO DE EXCELÊNCIA DE GESTÃO
O grupo INOXEL surgiu em 2005, após fusões das empresas RER – Caldeiraria e MHI – Estruturas Metálicas, tem sua sede em Jundiá (São Paulo/SP). Mesmo sendo uma empresa bem sucedida, enraizada há quase 10 anos, com expansão em todos os estados, mas mesmo com a expansão a organização não possui nenhum sistema de gestão de qualidade.
Diante das exigências do mercado e das necessidades da própria organização o grupo, afim de melhorias para um sistema ágil e flexível, conta conosco a CLAFT Consultoria, uma empresa conceituada no mercado, que entrará em cena para lidar com as incertezas e imprevisibilidades do momento presente.
Na elaboração do projeto optamos por alguns fundamentos de Tecnologia de Gestão como: Aprendizado Organizacional e Valorização das Pessoas e da Cultura. Percebendo que o conceito da empresa está no controle, trabalharemos com alguns critérios de excelência como: Liderança, e Planos Estratégicos. Indicamos à organização a ISO 9000 e ISO 14001.
ISO 9000: Acrescentará para a Organização maior participação no mercado; satisfação de clientes; redução de custos e gerando lucros; melhorando a produtividade e aumentado a competividade. Com isso trará para seus clientes satisfação no produto adquirido, confiança nos produtos, gerando economia e atendimento qualificado, e um atendimento diferenciado em caso de reclamações. Conquistando a Certificação de Sistemas da Qualidade, tornara fundamental para negociar os seus produtos e serviços a nível mundial.
ISO 14001: O benefício ambiental da empresa tem como passar aos seus clientes a importância do meio ambiente nesse contexto, a empresa consegue reduzir riscos com multas e indenizações; cumprimento da legislação; consegue criar uma política ambiental dentro da empresa; reduzindo os riscos referentes a acidentes ambientais; reduzindo os impactos ambientais; reduzir o desperdício do uso de recursos naturais. Com a satisfação dos clientes nos produtos através da confiança, o cliente então saberá que a empresa tem consciência ambiental e a importância da preservação, priorizando a preservação de recursos naturais.
No segundo instante contamos com alguns princípios básicos da Gestão de qualidade:
- Qualidade é algo que pode e deve ser gerenciada;
- Problemas devem ser prevenidos, não remediados;
- Processos e não pessoas são os frutos dos problemas;
- Todo mundo tem um fornecedor e um cliente;
- Cada empregado da empresa é responsável por manter a qualidade;
- A qualidade precisa ser medida;
- A melhora da qualidade precisa ser contínua;
- Objetivos são baseados em necessidades, não são negociados;
- O padrão de qualidade é livre de defeitos;
- Planejar e organizar para melhorar a qualidade;
- O gerenciamento deve liderar e estar envolvido diariamente no processo.
- Estar preparado para ver, ouvir, perceber e entender aquilo que é intrínseco na relação de consumo;
- Produzir bens ou serviços que respondam concretamente às necessidades dos clientes;
- Garantir a sobrevivência da empresa por meio de um lucro contínuo obtido com o domínio da qualidade;
- Administrar a empresa ao longo do processo e não por resultados;
- Nunca permitir que um problema se repita.
No meio empresarial, aonde há competição e exigências, é de extrema importância alcançar a satisfação de seus clientes, a melhoria contínua de seus processos e produtos é, consequentemente, a obtenção de resultados extraordinários.
O processo de gestão visa a oportunidade de aumentar a competitividade, por meio da redução de desperdícios e melhor formação dos profissionais.
Dificilmente uma empresa voltada para a qualidade será surpreendida com problemas e insatisfações, muito pelo ao contrário ela sempre terá resultados excelentes e consumidores em longo prazo.
...