Desafio profissional direito empresarial
Por: sabrinaramos5591 • 22/11/2015 • Projeto de pesquisa • 2.393 Palavras (10 Páginas) • 484 Visualizações
[pic 1]
Universidade Anhanguera – UNIDERP
Centro de Educação a Distância
DESAFIO PROFISSIONAL
DIREITO EMPRESARIAL
TECNOLOGIAS DE GESTÃO
RESPONSABILIDADE SOCIAL E MEIO AMBIENTE
Tecnologia em Gestão Comercial
Tutor Presencial: Erica Graciano
Benedito Rochel de Almeida – 2867931455
Marcio Eduardo Gabriotti Moretti – 2807864779
Sabrina Regina Ramos – 2858114470
NOME DA CIDADE / UF
2015[pic 2][pic 3]
SUMARIO
Introdução...................................................................................................................3
Ferramentas de Gestão................................................................................................4
Impactos e medidas sugeridas.....................................................................................7
Cuidados jurídicos na contratação das empresas terceiras..........................................8
Considerações finais....................................................................................................11
Referencias bibliográficas............................................................................................12
INTRODUÇÃO
Após a fusão das empresas RER – Caldeiraria e MHI – Estruturas Metálicas, deu-se início a uma nova empresa com novos desafios, produtos e clientes, esta empresa passou a se chamar INOXEL com sede na cidade de Jundiaí, interior do Estado de São Paulo.
A partir de então os seus gestores procuraram se atualizar e se comprometer com o que há de mais avançado em tecnologia, competências gerenciais, otimização funcional e de processos, mesmo tendo o seu crescimento como base na gestão familiar.
A empresa INOXEL, cresceu e atingiu um ponto de evolução nos quais os seus melhores clientes, clientes este de grande porte começaram a solicitar a certificação de seus produtos pelo ISO para que assim possam continuar a atendê-las.
Este desafio para a empresa nos leva a buscar um modelo de Excelência de Gestão ainda maior que possuímos em nosso rol de trabalho. Este modelo de gestão o MEG reúne os melhores tópicos como planejamento, sensibilização, capacitação, diagnósticos e auto avaliação concluindo-se em melhorias e capacitação.
Fazendo que a liderança da empresa não trabalhe apenas para atingir metas, conquistar clientes, mas para solidificar relacionamentos duráveis tanto com seus clientes como seus colaboradores e assim juntos alcançarem o que é de necessidade para ambos, ou seja, o bom atendimento e o faturamento.
[pic 4]
- FERRAMENTAS DE GESTÃO
A Gestão de Qualidade engloba todos os tributos acima nos quadros relacionados, com tal modelo a empresa pode atingir seus objetivos trazendo para si a confiança dos seus clientes, mostrando-os que seu compromisso não é somente em ter mais em dar; no entanto, transmitir e realizar benfeitorias aos companheiros de negócios e a sociedade e meio ambiente.
Poderemos utilizar na INOXEL, este modelo que é tão abrangente e eficaz, trazendo o compromisso social junto ao empresarial, tal como:
- Desenvolvimento Sistêmico: Ter a compreensão de que haverá efeitos em toda a cadeia sistêmica quanto aos componentes que compõe a corporação, incluindo a sociedade e meio ambiente, ou seja, toda tomada de decisão influenciará em resultados ativos ou não ativos aos que se desejam.
- Responsabilidade Social e meio Ambiente: Visar um desenvolvimento sustentável, buscando em seu modelo operacional uma relação com transparência e qualidade, trazendo para dentro da corporação o conceito de reaproveitamento e reciclagem, podendo assim também evitar desperdícios e problemas ambientais.
Uma atuação em rede trazendo desenvolvimento de relações individuais e de setores a fim das atividades corporativas estejam em sintonia e trabalhando para um bem comum que é o avanço da empresa, no entanto quando a empresa qualifica o seu colaborador o mesmo se sente responsável e comprometido para devolver este incentivo em forma de qualidade de trabalho, dedicando-se mais as suas funções e deste modo trazendo maior qualidade e rendimento ao seu departamento, unidade e corporação.
Em seguida a promoção de um ambiente de trabalho favorável ao crescimento da criatividade de seus colaboradores, trazem novas concepções e na maioria dos casos soluções inesperadas pelos seus gestores que comumente discutem apenas entre si os problemas e possíveis soluções, não dando a oportunidade de quem está no dia a dia com o problema de dar sua sugestão. Exemplo: Quem é melhor para dar sua opinião no setor logístico, para uma rota de entrega de mercadorias? Aquele que comanda entre papéis e laptop, ou a equipe de caminhoneiros e ajudantes que fazem esta rota muitas vezes até mesmo no mesmo dia, que sabe aonde se encontram as fraquezas desta operação? Claramente é que opera.
Quando o setor industrial, começou a perceber que não existe funcionários mas colaboradores a indústria não só cresceu em números mas em qualidade, qualidade esta também vivenciada pelos colaboradores, sociedade em redor e meio ambiente.
Este tipo de atitude tomada pelo Gestor traz a corporação uma agilidade tornando possível o atendimento de novas demandas mais flexíveis e rápidas, não perdendo um tempo muito precioso para o aprendizado de novos ciclos de processos e comandos, que em muitas vezes em vez de facilitar acaba burocratizando ainda mais o serviço, impedindo o seu desenvolvimento.
Nada melhor é do que ter um Líder Gestor e não um Chefe, pois a figura de um Líder é aquele que inspira, dá exemplo, estimula, puxa seus colaboradores de forma não agressiva mas de forma forte e respeitosa, explorando as potencialidades de cada profissional ao seu redor , não tendo medo de delegar funções e acreditar que sua equipe pode fazer e executar até mesmo em sua ausência, assim preparando novos LÍDERES para a vida.
Ter e desenvolver projetos para o futuro com planejamento para o prol da corporação, do ambiente e sociedade a curto, médio e em longo prazo, com estratégias apropriadas a cada setor e departamento.
...