TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Designindustrial definiçao

Por:   •  7/1/2016  •  Monografia  •  1.013 Palavras (5 Páginas)  •  243 Visualizações

Página 1 de 5

QUESTÃO DE TRABALHO (20% CLASSIFICAÇÃO FINAL): Encontra e regista todos os argumentos que justifiquem a importância da história da arte para a área profissional que pretendes seguir, reforçando (esses argumentos), sempre que possível, com citações de autores legitimados. (lê as páginas seguintes que te guiarão na procura de argumentos).

[A resposta será entregue, por escrito (impresso), junto ao 2º trabalho a entregar no 1º dia a seguir às férias do Natal]

Entendendo o campo das denominadas artes visuais, constituído por:

Obras ou objetos que se edificaram, desde tempos imemoriais, no território da imagem (hoje em dia, não só ao território da imagem-visão uma vez que existe um apelo das novas tecnologias para ambientes imersivos e para apelar a todos os sentidos - multissensorialidade), e que se enquadram na pintura, escultura, desenho, gravura, instalação (vídeo-instalação; instalação sonora; instalação imersiva,…), performance (incluindo happening, body art), arquitetura, cinema, fotografia e também todas as áreas do design (gráfico, de comunicação e multimédia, industrial, de equipamento e interiores, de moda, etc.).

Tendo em conta que:

1º Os fenómenos da arte contemporânea (nomeadamente a new media art) exploram interseções com novos meios de comunicação (incluindo os de massas) e novas tecnologias da comunicação e informação e obrigam a transcender as antigas fronteiras entre as várias artes e, inclusive, entre as artes e as ciências - história, sociologia, literatura, filosofia, neurociências e outras disciplinas são apropriadas pelas artes para produzir novas formas de conhecimento, perceção e impacto da experiência estética (o que é a “experiência estética”)?

2º A história da arte, ao longo do séc. XX, tornou-se numa área multi- e interdisciplinar, apropriando-se de muitas metodologias e perspetivas científicas tais como da fenomenologia (Merleau-Ponty,...), psicologia (Rene Huyghe,...) e psicoterapia (Meyer Schapiro,...), sociologia (Arnold Hauser, Francastel, Howard Becker), estruturalista (Aby Warburg, Erwin Panofsky,…), marxista (Michael Baxandall, Francoise Bardon,...), formalista e semiótica (Wölffin, Roland Barthes, Umberto Eco), pós-modernista e desconstrutivista (Achille Bonito Oliva, Jean-François Lyotard, Jacques Derrida).

SEGUEM-SE ALGUMAS NOTAS/QUESTÕES PARA TE AJUDAR A ENCONTRAR ARGUMENTOS INTERESSANTES:

A primeira questão que te deve guiar é: Para que te serve conhecer/estudar a história da arte? [1º Pensa por ti próprio e aponta todas as razões que justifiquem, PARA TI, o estudo da história da arte]; [2º Pensa de forma interdisciplinar, isto é, procura o interesse, em termos de teorização mas também de produção, das interseções entre arte (desde a perspetiva da história da arte) e os contributos de reciprocidade com outras ciências. À exceção da área profissional que escolhestes, ajuda também registar argumentos que justifiquem a importância do conhecimento da história da arte para outras áreas profissionais ou áreas de conhecimento (inclusive para todas as pessoas, mesmo sem escolaridade) pelo que deves pesquisar, também, as áreas de Cultura Visual (Visual Culture) e Visual Studies e conceitos como literacia e alfabetização visual (visual literacy); [3º Procura influencias sociais, económicas, religiosas, políticas, filosóficas e psicológicas que afetam os que consomem, assim como os que produzem imagens e objetos de arte].

Outras questões que te podem guiar são: Em que século a História da Arte se edificou como disciplina? Quais os principais teóricos que estiveram na origem da constituição deste campo de conhecimento autónomo? Qual o papel da arqueologia e dos artistas dessas épocas (como desenhadores científicos dos achados arqueológicos) até ao aparecimento da fotografia, procurando o nome desses artistas assim como visualizando os seus desenhos/gravuras? Quais os principais tratados que surgiram nessa altura e a que culturas/civilizações se dedicavam? Qual o contexto histórico-social-político-económico-cultural que se vivia na altura e em que medida toda a atividade intelectual e de pesquisa de campo contribuiu para o avanço do conhecimento? Que necessidades estiveram na origem da edificação de museus e da própria disciplina – história da Arte? O que é que fascinava e motivava os primeiros historiadores da arte e que acontecimentos permitiram a edificação de museus e a possibilidade de preservar as marcas da humanidade? Quais os estilos vigentes, na época, em que a história da arte se legitimou como disciplina? Qual ou quais o(s) método(s) de investigação e as áreas de conhecimento de que se socorre a História da Arte e consequentemente quai(s) os seus objetos de investigação (apenas as obras?)? Quais os “documentos” que permitiram/permitem reconstruir/compreender a história da humanidade, em direto ou em diferido - escrita-livros (quando se inventou a escrita? Quando se democratiza o acesso aos livros?), fotografia (quando se inventou a fotografia? Quando surgem fotografias a cores nos livros?), cinema (quando se inventou o cinema?), televisão (incluindo documentários) e internet?

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (112.3 Kb)   docx (351.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com