Diagnóstico Empresarial De Sustentabilidade Da Arezzo&Co, Na Cidade De Campo Bom
Por: Carlos Magno Grzyb Rodrigues • 26/4/2024 • Trabalho acadêmico • 7.723 Palavras (31 Páginas) • 113 Visualizações
UNIVERSIDADE LUTERANA DO BRASIL
ESTRATÉGIA DE NEGÓCIOS
[pic 1]
DIAGNÓSTICO EMPRESARIAL
DE SUSTENTABILIDADE DA AREZZO&CO, NA CIDADE DE CAMPO BOM/RS
Acadêmico (s) - Turma:
Agnes Cibele Daltoe | Gestão Financeira – 2683 – Polo São Leopoldo/RS Carlos Magno Rodrigues| Gestão de RH – 2683 – Novo Hamburgo/RS[pic 2]
Professor: Rodrigo Hoffmann
Tutora: Alana da Fonseca Jorge
Campo Bom/RS 2023
Sumário
Introdução 3
- Apresentação da Empresa 4
- Diagnóstico da Empresa sobre as práticas de sustentabilidade 6
- Análise SWOT 8
- Proposta de Ações voltadas para a Sustentabilidade 12
- Referencial Teórico 13
- Análise Referencial Teórico X Proposta de Ações Sustentáveis 20
Referências Bibliográficas 25
Anexos/Apêndices 26
Introdução
Nas primeiras décadas do século XXI, as empresas têm sido solicitadas pela sociedade para que os seus processos de bens ou prestação de serviços promovam o bem-estar social e suas ações desencadeiem a sensibilização sobre a conservação dos recursos ambientais. A definição de sustentabilidade mais difundida é a da Comissão Brundt- land (WCED, 1987), a qual considera que o desenvolvimento sustentável deve satisfazer às necessidades da geração presente sem comprometer as necessidades das gerações futuras. Há um crescimento exponencial da preocupação geral com as questões socioambientais, dessa forma muitas empresas começaram a adotar tais estratégias que visam essa demanda.
Dito isto, especificamente a sustentabilidade voltada ao ramo empresarial é um assunto que não perde a importância e está sempre em alta, principalmente no mundo dos negócios, levando em conta a situação em que o planeta se encontra. O consultor e empresário britânico John Elkington, autoridade mundial em responsabilidade corporativa e capitalismo sustentável acredita que para haver sustentabilidade empresarial é necessário que a organização opere seguindo o “Tripé da sustentabilidade”, cuja qual, engloba as esferas econômicas, social e ambiental.
Empresas do setor industrial passaram a agir de forma efetiva para diminuir seu impacto no meio ambiente e na sociedade em torno, com programas bem estruturados e muito bem divulgados, já que ser sustentável se tornou, além de um benefício para o meio ambiente e para a sociedade, um forte diferencial estratégico das empresas, além de em muitos casos observa-se aumento da lucratividade das empresas que atuam com esse pensamento.
Diante disso o presente estudo objetivou identificar quais são as iniciativas sociais e ambientais adotadas por uma empresa varejista, localizada na cidade de Campo Bom, no Rio Grande do Sul. Este estudo foi realizado dentro de uma abordagem qualitativa, tendo como método uma pesquisa exploratória, por meio de entrevista informal, a fim de coletar informações junto aos responsáveis da empresa pesquisada. As questões principais que norteiam este estudo são: Quais ações sociais e ambientais a empresa realiza? Quais ações estratégicas podemos propor para que a empresa tenha um desenvolvimento sustentável e social?
Este trabalho se justifica pela necessidade de responsabilidade ambiental e social ser tratada como um autêntico compromisso das organizações em relação à sociedade, pois se as empresas obtêm recursos da sociedade, é seu dever restituir não apenas sob forma de produtos e serviços comercializados, mas, principalmente, através de ações sociais e ambientais voltadas para a solução de problemáticas que afligem a comunidade.
- Apresentação da Empresa
Arezzo&Co iniciou seus trabalhos de forma familiar em 1972, fundada pelos[pic 3]
irmãos com visão empreendedora herdada do pai, Anderson e Jefferson Birman.
Estrearam suas produções com foco ao público masculino, porém em um determinado momento, foram conhecer uma fábrica de calçados femininos fora do Brasil e viram uma possibilidade em atender também os lojistas que tinham carência de modelos femininos, a Arezzo&Co ingressou no mercado de sapatos femininos, na qual a marca se fortaleceu, criou raízes e se solidificou. Desde então, reúne conceito, alta qualidade e design contemporâneo, de acordo com os desejos e tendências. Suas coleções ao todo são oito por ano, produzidas na região sapateira do Vale dos Sinos, na cidade de Campo Bom, Rio Grande do Sul, contando com o
apoio, atualmente, de em torno de 8.004 colaboradores diretos, contratados pela
Arezzo&Co.Em solo internacional, a Arezzo&Co contabiliza sete lojas nos seguintes países: Bolívia, Paraguai Portugal e Venezuela, além de diversos outros países através do canal multimarca. A empresa no ano de 2022 comemorou 50 anos de uma história dedicada a moda, traduzindo tendências para mulheres, homens e crianças. Hoje, a Arezzo&Co é a maior marca de varejo de calçados femininos fashion da América Latina e conta com 450 lojas em sua rede de franquias, estando em 180 municípios de todos os estados brasileiros. O setor corresponde a calçados, bolsas e acessórios femininos e masculinos, e o grupo é composto por um portifólio que reúne as marcas: Arezzo, Schutz, Brizza, Bambini, Anacapri, Alexandre Birman, Alme (marca sustentável), Vans, AR&CO, TROC, ZZ Mall, BawClothing, Carol Bassi, MyShoes, Vicenza, Fiever, Unbrand, Reversa, Reserva, Reserva Mini, Oficina Reserva, Reserva Go, Ink; em março de 2023 comprou uma fatia de 65% da grife italiana Paris Texas por 25 milhões de euro e em março de 2024 efetivou uma
junção ao grupo SOMA, juntas de tornando a mais empresa de moda da América Latina.
Declarações Institucionais:
Missão: Garantir produtos e experiências, com qualidade e sustentabilidade, na hora certa, dentro de uma plataforma de moda internacional.
Visão: Ser líder em moda no Brasil, com presença internacional.
Princípios: A conduta da equipe é norteada por relações transparentes, assim, a formalização dos Princípios do Grupo Arezzo&Co reforçam valores e a maneira de agir.
Os Princípios da Companhia são sustentados por 10 pilares que delineiam valores e atitudes para cada colaborador:
...