Disciplina: Estratégia e Dinâmica Competitiva Aula-tema 03: Análise Setorial
Por: Catilene Venancio • 11/9/2015 • Trabalho acadêmico • 606 Palavras (3 Páginas) • 803 Visualizações
conceitos de decisão: Management Science, a tomada de decisão, fatores que interferem na tomada de decisão(explicar cada um), o processo de modelagem, o decisor, tipos de modelo, processo de resolução de um problema(página 6 )
relatório 01
a tomada de decisão dentros das organizações ,como a empres analisa as alternayivas
Para Chiavenato, autor brasileiro na área de Administração e Recursos Humanos, a Administração de Recursos Humanos ou a Gestão de Pessoas é atividade sistêmica que se divide em subsistemas interdependentes e com funções específicas, conforme apresentados na figura abaixo:
[pic 1]
http://mundorh.com/blog/wp-content/uploads/2015/07/GP2.jpg
O processo se inicia com o recrutamento de pessoas e tem sua continuidade, através do monitoramento da atuação desses indivíduos na organização, acompanhando o desempenho do que estão fazendo e como o fazem.
Ao agregar pessoas, o RH estará contribuindo para que a empresa atinja os objetivos esperados e realize sua missão através do quadro funcional. É nesse momento que a área responsável pelo recrutamento e seleção de pessoas, irá fazer essa busca com base em um perfil definido para atender as necessidades de determinada atividade.
Com base no perfil esperado e descrição do cargo, o sistema responsável por aplicar pessoas irá desenhar cargos e salários baseado na prática do mercado e valorização por competências, para que o profissional seja adequado à atividade onde possa contribuir com o seu talento e conhecimento. Ele passará por avaliações de desempenho que permitirão a movimentação do mesmo por faixas de salário e novas atribuições.
Ao recompensar pessoas é importante ressaltar que o RH não está somente pagando o salário, mas deve-se somar a esse os benefícios e serviços que são disponibilizados ao trabalhador e que lhe servem como complemento da remuneração. É muito comum ver pessoas que não contabilizam recompensas e benefícios no salário que recebem, considerando como sendo somente o valor base para cálculo dos encargos trabalhistas.
O sistema de desenvolvimento de pessoas é responsável pela preparação dos seus colaboradores e qualificação focada na atuação da organização e suas necessidades, estimulando o crescimento profissional e respeitando as expectativas e preferências individuais, visando garantir a competitividade no mercado onde está inserida, como uma empresa que se preocupa com a qualidade do que oferece, através do talento do seu público interno. Ela irá levantar as necessidades de treinamento, programar, realizar e avaliar os resultados obtidos.
Tão importante quanto recrutar é manter esse profissional na organização, através de incentivos financeiros, de satisfação com o trabalho e principalmente, de maneira segura, zelando pela integridade física do trabalhador. A rotatividade nas empresas gera custos que impactam diretamente e não somente no planejamento financeiro, como também pode comprometer a entrega de produtos e serviços estrategicamente planejada sobre o contingente de pessoal e competências envolvidas. Junto com isso podemos citar o Monitoramento que tem como ferramentas para sua gestão o controle em banco de dados e informações gerenciais que permitem enxergar o quadro funcional e suas atribuições, bem como se antecipar a mudanças e sucessões necessárias.
...