Dissertação sobre o livro O Principe
Por: Gabriel Martins • 4/6/2018 • Dissertação • 413 Palavras (2 Páginas) • 255 Visualizações
Dissertação sobre o livro: O Príncipe
O príncipe se refere ao gestor da empresa e os súditos correspondem aos colaboradores. E as armaduras fornecidas pelo príncipe aos seus partidários se referem os instrumentos de trabalho, como também os treinamentos e desenvolvimentos oferecidos pelo gestor aos seus colaboradores para que estes tenham as suas competências aperfeiçoadas para obterem um bom desempenho em suas atividades, a fim de produzirem mais e com qualidade e menos custos de produção.
O novo príncipe e um novo principado dizem respeito a respectivamente a um novo gestor para o Estado/empresa/organização, profissional que será responsável por realizar uma nova gerência/principado, com ideias e políticas diferentes de administração dos recursos (humanos e outros) da corporação.
Esse texto também se refere a um gestor que antes era empregado, que ao alcançar o poder fará um novo modelo de gestão, com isso, devido ser conhecedor das competências de cada um dos colaboradores, saberá conduzi-los rumo ao alcance de bons resultados dos negócios da empresa.
Os arqueiros se referem aos gestores como aos colaboradores, utilizar-se de suas flechas/recursos de forma correta alocando/direcionando as suas competências a um alvo com uma mira certa/metas e objetivos. Exemplo: almejar alcançar um aumento de produtividade de 12%, tendo como meta estabelecida 10%.
O texto também nos ensina que devemos nos apoiar em nossas virtudes/competências e não contarmos com a sorte, pois ela nunca é certeza. E além disso, devemos saber aproveitar as oportunidades, as ocasiões certas e nos sustentar em nossas competências, reconhecendo os nossos pontos fortes.
Quem não tiver competências que não se estabeleça, já que o poder ao longo da história tem receitas. Exemplo: se espelhar e de certa forma copiar a primeiro momento o perfil de competências de um profissional de sucesso, para poder ter uma base, para que no futuro desenvolva as suas próprias.
O papel do gestor também é tirar o funcionário de sua zona de conforto, concedendo-lhe outras responsabilidades e treinamentos para obter êxito na execução das mesmas.
A nova administração do gestor consiste em basicamente marcar seu território na empresa, impondo a sua personalidade em seu modelo de gerenciar, mas antes disso, é necessário que ele conheça os pontos fortes e fracos de nossa equipe. E além disso, as necessidades de ambas as partes (empregador/empregado), precisam estar alinhadas para suas competências sejam bem alocadas para o alcance dos mesmos objetivos, como a ascensão dos negócios da empresa no mercado. Mas para isso o líder precisa exercitar o seu poder, através da sua autoridade e honrar o slogan da empresa.
...