ED ECONOMIA E NEGÓCIOS
Por: redbenze • 23/5/2017 • Trabalho acadêmico • 3.707 Palavras (15 Páginas) • 7.248 Visualizações
[pic 1]
FACULDADE DE ENSINO SUPERIOR DA AMAZÔNIA
JULIANA CORDEIRO DE MORAES
ED ECONOMIA E NEGÓCIOS
Macapá – AP
2017
JULIANA CORDEIRO DE MORAES
ED ECONOMIA E NEGÓCIOS
Trabalho apresentado a disciplina Economia e Negócios como requisito de avaliação parcial do curso Bacharel em Administração da Faculdade de Ensino Superior da Amazônia, orientado pelo Professor Hamilton Tavares dos Prazeres.
Macapá – AP
2017
1ª Questão: Leia atentamente o trecho a seguir:
“O conceito de necessidade humana é concreto, neutro e subjetivo; porém, para não se omitir da questão, definir-se-á “necessidade humana” como qualquer manifestação de desejo que envolva a escolha de um bem econômico capaz de contribuir para a sobrevivência ou para a realização social do indivíduo. Assim sendo, ao economista interessa a existência das necessidades humanas a serem satisfeitas com bens econômicos, e não a validade filosófica das necessidades” [...] “O fato concreto é que no mundo de hoje todos desejam e pensam que necessitam de geladeiras, esgotos, carros, televisão, rádios, educação, cinemas, livros, roupas, cigarros, relógios. As ilimitadas necessidades já se expandem para fora da esfera biológica da sobrevivência”.
(SILVA, C. R. L.; LUIZ, S. Economia e mercados: introdução à economia. 19ª edição, São Paulo, Editora Saraiva, p.6-7. 2010)
Por meio da leitura do trecho proposto é possível
I perceber de que se trata de uma das primeiras investigações da Ciência Econômica, ou seja, da questão relacionada ao atendimento às necessidades humanas.
II dizer que as necessidades humanas são ilimitadas, surgindo, então, o problema econômico fundamental.
III entender que as necessidades humanas se renovam com o tempo em função da criação de novos desejos.
Resposta correta: Alternativa E (I, II e III estão corretas)
Justificativa para a resposta: A resposta correta é a alternativa E, pois, os recursos são escassos e as necessidades humanas são ilimitadas. As nossas necessidades estão sempre se renovando.
2ª Questão: Observe a seguinte definição de bens econômicos e bens livres:
“Tudo aquilo que tem utilidade, com ou sem valor econômico. O ar, por exemplo, é um bem livre, mas o minério de ferro é um bem econômico, porque é escasso e depende do trabalho humano para ser obtido. Os bens econômicos se dividem em cinco grupos principais. São eles: bens de capital ou de produção (máquinas e equipamentos); bens de consumo (brinquedos, um par de sapatos – aqueles que podem ser comprados pelas pessoas depois de um processo de produção ou industrialização); bens de consumo durável (máquina de lavar roupa, imóvel – que só são trocados após períodos longos de uso); bens de consumo semidurável (carro, roupa – os que precisam ser trocados periodicamente); bens de consumo não-durável (alimentos)” (Dicionário de Economia da Unb. Disponível em:
Consideremos agora que as necessidades humanas fundamentais são muito maiores do que somente as biológicas, como dormir, respirar, etc. Nesse sentido, podemos admitir que as necessidades humanas fundamentais:
I dependem, por completo, da produção de bens econômicos pela respectiva sociedade.
II nunca demandam bens econômicos para a sua satisfação.
III podem ser, muitas vezes, resolvidas com a própria disponibilidade de bens livres, na natureza.
Justificativa para a resposta: Muitas de nossas necessidades fundamentais podem ser resolvidas com o que a natureza nos disponibiliza, pois, os bens livres estão ao nosso alcance e não requerem muito esforço para que o possamos obter.
3ª Questão: Para Juarez A. B. Rizzieri, “em economia tudo se resume a uma restrição quase física – a lei da escassez, isto é, produzir o máximo de bens e serviços com os recursos escassos disponíveis a cada sociedade. ” (Manual de economia: equipe de professores da USP. 5ª edição, São Paulo, Editora Saraiva, 2004, p.10).
Considere as seguintes afirmativas:
I A preocupação central da Economia é a análise da produção de bens e da distribuição da renda, dado o problema da escassez de recursos e dadas as necessidades ilimitadas dos indivíduos.
II As empresas, diferentemente dos consumidores, não sofrem com a limitação de recursos à disposição diante de suas categorias de despesas.
III O governo, diferentemente dos consumidores e das empresas, não necessita alocar da melhor forma seus recursos disponíveis diante da grande quantidade de itens de gasto que tem à sua frente.
Em relação as afirmativas acima:
Resposta correta: Alternativa A (somente a I está correta)
Justificativa para a resposta: A alternativa A está correta pois é isso que a economia estuda: como administrar os recursos escassos para que não haja desperdício, tendo em vista as necessidades ilimitadas dos seres humanos.
4ª Questão: “É sabido que nem todos os desejos da humanidade podem ser satisfeitos, embora, de forma geral, sua capacidade produtiva seja elevada, porém, limitada. Existe certo número de pessoas na força de trabalho, e dispomos de uma quantidade determinada de máquinas e fábricas. Em outras palavras, nossos recursos são limitados. ” (Wonnacott & Wonnacott. Economia. 2ª edição, São Paulo, Editora Makron Books, p.24. 1994.)
A respeito dos recursos para a produção de bens e serviços, considere as seguintes afirmativas:
I Os recursos de que trata o texto acima são os insumos básicos utilizados na produção de bens e serviços, também chamados de fatores de produção.
II Os elementos indispensáveis ao processo produtivo de bens materiais são chamados de terra, trabalho, capital, tecnologia e capacidade empresarial.
III Em relação ao recurso produtivo ao qual chamamos de Capital, devemos entender que ele se refere apenas ao capital financeiro, ou seja, ao dinheiro necessário para dar impulso a qualquer empreendimento industrial, comercial ou qualquer outro.
IV A capacidade empresarial, enquanto fator de produção, desempenha papel estratégico na determinação do dinamismo e crescimento da economia por ser ela que organiza a produção e assume riscos ao tomar decisões em seu negócio.
Em relação as afirmativas acima:
...