TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

EXPORTAÇÃO DE CACHAÇA RAINHA DO VALE PAÍS: CANADÁ

Por:   •  13/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  5.539 Palavras (23 Páginas)  •  402 Visualizações

Página 1 de 23

FACULDADE ESTÁCIO DE SÁ DE BELO HORIZONTE

CURSO DE COMÉRCIO EXTERIOR

[pic 1]

        

EXPORTAÇÃO DE CACHAÇA

PAÍS: CANADÁ

Por:

Adriana Pacheco

Alexander Rodrigo

Cristina Roteia

Claudia Ferreira

Carla Cristina

Marcela Barbosa

Vicente Gomes

Alunos do 8° Período do Curso de Comércio Exterior

Belo Horizonte

2005

1 - INTRODUÇÃO:


A empresa Rainha do Vale Ltda, localizada no município de Belo Vale – MG é especializada na produção de cachaça.

Seu produto, denominado Cachaça Rainha do Vale, é produzido na Fazenda Vale Azul, sendo uma das primeiras da categoria devido ao tipo de fermentação que utiliza. Todo o processo de produção, desde a colheita até o envasamento é feito na própria fazenda. Neste processo são produzidos basicamente dois tipos de cachaça: a cachaça amarela que é a artesanal e a branca que é a industrializada, buscando diferenciação no preço e na qualidade.

Sessenta por cento (60%) de sua produção total é voltada para atender o mercado interno, o restante é voltado para o mercado internacional, especialmente a Europa.

Atualmente a empresa busca atingir um novo foco de exportação: o Canadá.

Dentro deste contexto, pode-se dizer que este trabalho baseia–se em propiciar a exportação de cachaça para o Canadá, analisando os entraves, as oportunidades, as estratégias, as inovações tecnológicas, os mercados, os fatores políticos, econômicos, sociais e culturais, enfim, todos os passos necessários para inserção de um produto em um mercado ainda desconhecido.


2 – ANÁLISE ESTRATÉGICA – (ANÁLISE SWOT)

Os tempos estão incertos para os negócios em todo o mundo. Se uma reflexão estratégica sempre foi importante, atualmente são vários os fatores que fazem com que se tenha se tornado imprescindível a qualquer negócio. O aumento da exigência dos clientes e a sua pouca fidelização, assim como o clima de desaceleração econômica, são só alguns exemplos. É assim essencial dar muita atenção à análise estratégica de seus negócios.

Por esta razão é que procuramos avaliar o mercado da cachaça, tanto no que se refere ao seu consumo interno quando às expectativas e históricos das exportações. Tal procedimento nos auxiliará na busca pela confirmação de viabilidade ou não de exportarmos nosso produto, o que permitirá que o Brasil venha a ser cada vez mais, referência para outros países através daquilo o que produz.

Ao iniciarmos nossas pesquisas e analisando o cenário da cachaça nos últimos anos, verificamos que esta especiaria brasileira nunca foi tão falada no exterior. A mais brasileira das bebidas está conquistando consumidores em várias partes do mundo, em diversos países já tem o status de bebida descolada e chique.  Já é até comum encontrarmos nas mesas de bares e restaurantes drinques à base de cachaça, tais como a imbatível caipirinha, uma mistura brasileira de cachaça, açúcar e limão que se tornou um dos dez coquetéis mais famosos do mundo.

Diante desta explosão da Cachaça, os empresários brasileiros têm, ao longo destes últimos anos, mais especificamente a partir de 1997, em função do PBDCA – Programa Brasileiro de Desenvolvimento da Cachaça criado pela ABRABE – Associação Brasileira de Bebidas, buscado cada vez mais, maneiras para colocação deste produto no mercado externo.

A CACHAÇA NO MERCADO NACIONAL

A produção brasileira atinge cerca de 1,3 bilhão de litros anuais. Gera uma receita próxima de US$ 500 milhões e emprega 450 mil pessoas. A cachaça é produzida em todas as regiões brasileiras, sendo a maior parte nos estados de São Paulo, Pernambuco, Ceará, Rio de Janeiro, Goiás e Minas Gerais, um produtor especializado na produção de cachaça artesanal. Com cerca de 8.466 alambiques, uma produção alcançando 200 milhões de litros por ano, movimentando R$ 1,5 bilhão só com o mercado interno, gera cerca de 240 mil empregos. Desse total apenas 0,8% produzido é exportado. O estado de Minas Gerais, responde por 6% do total da produção nacional de cachaça, sendo que as regiões Norte, Jequitinhonha e Rio Doce detêm cerca de 63% da sua produção. A Região Metropolitana de Belo Horizonte detêm cerca de 14% da produção mineira e a região Central, a menor produtora, representa aproximadamente apenas 1,5% de participação.

Regiões

Nº de estabelecimentos

Partipação no setor (em %)

Norte

2.591

30,0

Jequitinhonha

1.527

18,0

Rio Doce

1.192

14,1

Metropolitana de BH

1.134

13,64

Zona da Mata

804

9,5

Vale do Mucuri

347

4,1

Oeste

219

2,6

Sul – Sudeste

197

2,3

Vertentes

183

2,2

Triângulo

136

1,6

Central

114

1,3

Noroeste

22

0,3

Total

8.466

100,0

Fonte: IBGE

Estima-se que haja perto de 30 mil produtores, a maioria produzindo pequenos volumes comercializados localmente. A produção em larga escala é realizada em modernas colunas de destilação com sofisticados recursos de análises laboratoriais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (40 Kb)   pdf (247.2 Kb)   docx (60.4 Kb)  
Continuar por mais 22 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com