Eletricidade Básica
Por: Tobias Andrade • 12/9/2016 • Resenha • 478 Palavras (2 Páginas) • 387 Visualizações
[pic 1]
UNIVERSIDADE DO VALE DO PARAÍBA
FACULDADE DE ENGENHARIAS, ARQUITETURA E URBANISMO (FEAU)
ELETRICIDADE APLICADA
TRABALHO BÔNUS
Efeitos de Carga: Voltímetro e Amperímetro;
Equivalente elétrico do corpo humano e efeitos fisiológicos da corrente elétrica.
Aluno: Tobias Monteiro de Andrade Mátricula: 01410275
Turma: 4UNC 4º Semestre Engª Civil
TRABALHO PROPOSTO
Fazer um resumo de no máximo parágrafos sobre cada um dos seguintes tópicos:
1. Os efeitos de carga do:
a. Voltímetro. Ou seja, explique sobre os valores das resistências dos resistores que são colocados no Voltímetro para medir tensão.
b. Amperímetro. Ou seja, explique sobre os valores das resistências dos resistores que são colocados no Amperímetro para medir corrente.
2. Equivalente elétrico do corpo humano e efeitos fisiológicos da corrente elétrica. Podem colocar alguns exemplos de acidentes que tenham acontecido com pessoas quando entram em contato com correntes naturais (raios) ou artificiais (linhas de transmissão).
1. EFEITOS DE CARGA
Efeito de carga pode ser definido da seguinte maneira, independente do medidor utilizado, como:
[pic 2]
Em geral, caso a resistência for mais que 10 vezes maios que a resistência onde é medida a tensão, o efeito de carga é desconsiderado.
a. Voltímetro
b. Amperímetro
2. EQUIVALENTE ELÉTRICO DO CORPO E EFEITOS FISIOLÓGICOS DA CORRENTE ELÉTRICA
Efeitos Fisiológicos da Corrente elétrica.
A ação da corrente elétrica sobre o corpo humano é definida como choque. O choque só é perceptível ao corpo a partir de 1mA e, conforme maior a corrente sobre o corpo, influencia na movimentação e respiração, sendo que correntes com cerca de 100mA já são capazes de causar fibrilação ao coração, para uma morte instantânea seria necessário cerca de 3A.
Correntes naturais, como raios, podem atingem de 10 até 300kA. Os efeitos no ser humano, em sua maioria é a morte, mas há sobrevivente, que sofrem queimaduras de 3º grau, devido ao calor gerado pelo raio. Caso esteja com algum objeto condutor, o choque causa parada cardíaca no individuo.
Já em casos de correntes artificiais, sendo linhas de transmissão, instalações elétricas e etc, a maior ocorrência são nos membros superiores como mãos e braços, justamente devido ao manuseio de forma incorreta da instalação, causando queimaduras. Mas devido a este tipo de instalações em sua maioria serem em alturas relevantes, ao levar o choque o individuo é atirado e morre devido a queda.
...